Na foto em cima, os representantes da empresa Menina Design que costuma marcar presença nas feiras de mobiliário mais prestigiadas do mundo. As marcas Boca do Lobo, DelightFull, Koket e Brabbu aqui representadas por (foto esq/dir) Hugo Magalhães, Janet Morais, Marta Vieira, Carlos Portaluji e Maria Medeiros.
Exposição em Nova York destaca o design moderno português como referência de qualidade a nível mundial.
A Architectural Digest Home Design Show reuniu de 19 a 22 de Março em Nova Iorque, centenas das mais conceituadas marcas de mobiliário de luxo. Entre elas, cinco representantes portuguesas e ainda uma de Itália, França e Espanha.
Janet Morais, Presidente e Directora Criativa da empresa Koket, com sede em Manassas, Virgínia, Área Metropolitana de Washington D.C., que participa pela sétima vez nesta iniciativa da Architectural Digest Home Design de New York, disse ao “The Portugal Times” que embora as marcas Koket, Maison Valentine, Delighfull, Brabbu e Boca do Lobo, estejam a ter as maiores atenções no plano internacional, devido à eficiência de um bom trabalho, “é necessário para bem de todos avançar rapidamente para uma forte campanha internacional que promova a marca Portugal em mais países dos vários continentes”.
Janet Morais deu ainda a entender através do seu sorriso rasgado, que já foi perdido demasiado tempo.
“Estas exposições, são também uma óptima oportunidade para ajudar a promover a exportação de produtos portugueses e por isso, “vamos continuar a trabalhar para contribuirmos para o crescimento de exportações e internacionalizações das marcas e produtos portugueses”, disse ao nosso jornal esta empresária luso americana.
“Queremos contribuir para o crescimento de marcas e produtos portugueses”
E foi com agrado que ouvimos nos corredores do pavilhão da Architectural Digest Home Design de New York, comentários elogiosos ao trabalho desenvolvido no campo do “design” por estas empresas portuguesas.
Segundo Janet Morais que tem participado em diversas exposições realizadas pelo mundo fora, “o sucesso obtido em mais esta exposição deve-se essencialmente à grande aposta que as marcas representativas da empresa fundada em 2008 por Armâdio Pereira e Ricardo Magalhães, na cidade de Rio Tinto, têm feito, no campo do empreendedorismo e da inovação. Porém, é também importante referir que estas exposições funcionam, ao nível internacional, como uma plataforma de lançamento para jovens designers nacionais nos mercados produtores internacionais que estão sempre em busca de novos talentos”.
Sobre a realidade do design em Portugal, não é fácil ter uma visão completa do panorama nacional. No entanto, já há alguns excelentes exemplos no Design Management Europe Award dos quais destaco a Revigrés e a Cifial. Também a Boca do Lobo é uma empresa que apesar de relativamente jovem conseguiu já criar uma imagem muito própria e interessante.
Hollywood presta tributo ao design português
A empresa Menina Design costuma marcar presença nas feiras de mobiliário mais prestigiadas do mundo mas foi na Carolina do Norte e em Nova Iorque, que a Universal Pictures convidou este grupo português do qual fazem parte as marcas Boca do Lobo, DelightFull, Koket e Brabbu, para decorar o cenário dos momentos mais escaldantes do filme “Cinquenta sombras de Grey”.
“A produção do filme não quis alterações. Gostou da identidade das marcas e do design das peças tal como elas são”, sustentou Janet Morais, segundo a qual os responsáveis pela decoração dos cenários encontraram no design português a forma de melhor comunicar “o estilo de vida luxuoso do actor principal”.
“Cinquenta sombras de Grey” é o primeiro romance de uma trilogia publicada entre 2011 e 2012 da autora britânica E.L. James, de 51 anos.
A trilogia, que se centra na relação e nos jogos sexuais entre Christian Grey, multimilionário de 27 anos, e Anastasia Steele, estudante universitária, atingiu vendas na ordem dos cem milhões de exemplares, segundo contas da editora.
Por outro lado, e falando sobre o futuro do grupo Menina Design, graças ao seu estilo único e às suas técnicas artesanais aliadas à nova tecnologia existente, e à paixão que a sua forte e unida equipa tem pelo design, a empresa Menina Design quer continuar a mostrar o que de melhor se faz em Portugal nesta área, e esperam que com a sua participação no filme “Cinquenta sombras de Grey” se comecem a abrir novas portas e a aumentar novos horizontes.
Uma das peças de mobiliário que fez parte do filme “Cinquenta sombras de Grey”
Janet Morais, Presidente e Directora Criativa da empresa Koket, com sede em Manassas, Virgínia, Área Metropolitana de Washington D.C., participa pela sétima vez nesta iniciativa da Architectural Digest Home Design de New York.
Maria Medeiros e Marta Vieira também estiveram presentes nesta exposição em New York.
The Portugal Times
João Machado