22/02/2015
Um vídeo em que um membro do grupo al-Shahab apela aos apoiantes que concretizem ataques a centros comerciais está a ser levado “a sério” pelas autoridades norte-americanas.
Jeh Johnson, secretário norte-americano para a segurança interna, alertou os cidadãos dos Estados Unidos para que estejam alerta, depois de ter sido divulgada uma ameaça de ataque terrorista a um dos maiores centros comerciais do país. O responsável adiantou ter levado a sério a ameaça feita pelo grupo al-Shahab, o braço da al-Qaeda na Somália, de acordo com a BBC.
Através de um vídeo, o grupo incentivou os seguidores a realizarem ataques em centros comerciais localizados nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Em declarações à CNN, Johnson afirmou que esta iniciativa faz parte de uma “nova fase” de terrorismo em que os atentados poderão partir de “elementos independentes nos seus próprios países”. O secretário de Estado acrescentou que “sempre que uma organização terrorista apela a um ataque num local específico, temos que levar a sério”.
FOTO: Getty Images
LEGENDA: Mall of America, um dos maiores centro comerciais dos Estados Unidos
Observador.
João Carlos Silva