O índice de desempenho de destino (Destination Performance Index, na terminologia inglesa), da responsabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), coloca o Porto como um dos que tiveram um melhor comportamento durante o período agudo da pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística. Neste momento é o 14.º destino europeu mais bem colocado nesta lista e o 16.º nível mundial.
Para reconhecer e recompensar o esforço dos destinos em relação a políticas COVID, adaptabilidade e recursos tecnológicos para converter eventos presenciais em congéneres virtuais/ híbridos, a ICCA criou um índice em que foram avaliados variados itens adaptados à nova realidade e características dos eventos neste período. Da soma de todos os indicadores e da sua média ponderada resulta a posição no ranking de desempenho dos destinos.
Em 2019, antes da crise sanitária, o Porto ocupava o 39.º lugar do ranking de destinos com melhores condições para acolher eventos do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e, neste momento, é o 14.º destino europeu mais bem colocado nessa lista e o 16.º ao nível mundial.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), considera que “é uma excelente notícia, resultado de muito trabalho de estruturação deste produto e também de uma estratégia arrojada de promoção externa, com alguns dos nossos conteúdos a receber as maiores distinções a nível mundial.”
A indústria MICE é estratégica para o Porto e Norte, que cedo identificou o segmento como “importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade”, segundo Luís Pedro Martins.
Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e Norte já captou mais de uma centena de eventos que, no total, trarão à região mais de 32 mil pessoas. Entre eles encontram-se eventos de grande notoriedade internacional como o M&I Forum, a AITO Overseas Conference ou o Wordcamp Europe.
Filme do Turismo do Porto e Norte vence festival em Nova Iorque e concorre a melhor do mundo
“Ofélia de Souza”, o filme do Turismo do Porto e Norte venceu o Gold Trophy do New York Festival TV&Film Awards, um dos mais conceituados festivais mundiais de audiovisual.
Chama-se The Majestic Adventures of Ofelia de Souza e tem levado o nome do destino Porto e Norte aos quatro cantos do mundo. O filme promocional do turismo da região, apresentado oficialmente em outubro de 2021, acaba de vencer um ‘Gold Trophy’ no New York Festival TV & Film Awards, um dos mais importantes e prestigiados concursos internacionais de audiovisual mundial.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, enfatiza a importância desta distinção, “que nos coloca agora na corrida a melhor filme promocional de turismo do mundo, o que a acontecer, reforça o retorno muito positivo para o destino, que já estamos a obter com estas conquistas, nomeadamente em mercados estratégicos, como é exemplo os EUA”.
“É, de facto, um momento fantástico para a região e respetivos players e acontece num momento decisivo de retoma da atividade”, acrescenta.
O filme tem assinatura da Kobu Agency e tem sido um importante veículo de promoção da região para esta vertente turística, que esteve praticamente parada durante o período agudo da pandemia.
“É uma peça promocional, que posiciona a região num setor tão importante e realizada por via de uma proposta ousada e disruptiva, que transformou e elevou a perceção na meeting industry”, sustenta Luís Pedro Martins. Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e Norte “já captou mais de uma centena de eventos – como o M&I Forum, a AITO Overseas Conference e o Wordcamp Europe -, sendo que, no total, são esperadas mais de 32 mil pessoas.”
The Majestic Adventures of Ofelia de Souza dá-nos a conhecer a extravagante Ofélia de Souza, uma experiente organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, num distinto papel de embaixadora do Turismo do Porto e Norte. Ofélia de Souza é uma personificação do Porto, experiente e irreverente.
Ao longo de três minutos reúne doses de humor, extravagância e provocação à mistura. Acompanhada de Ofeliette e Ofelier, os seus assistentes pessoais, Ofélia traça o guião pelo melhor que o destino tem para oferecer, abarcando outros segmentos turísticos, da cultura ao património, passando pelas belezas naturais e paisagísticas.
Os New York Festival TV & Film Awards premeiam conteúdos audiovisuais produzidos em todo o mundo, cobrindo todas as áreas da indústria do cinema e da televisão. São membro oficial do Comité International dos Festivais de Cinema Turístico, e os finalistas ganham acesso à lista que definirá no final do ano os melhores filmes de Turismo do Mundo, em cinco diferentes categorias: ‘Cidades’, ‘Regiões’, ‘Países de destino turístico’, ‘Produtos Turísticos’ e ‘Serviços de Turismo’.
TPT com: SapoViagens//Susana Sousa Ribeiro//Sapo// 1 de Junho de 2022