O administrador executivo do Condado de Essex, Joseph DiVincenzo Jr., homenageou os luso-americanos, tenente Helena Oliveira, do Xerifado do Condado de Essex, estado de New Jersey e o professor liceal e desportivo Anthony Tavares, durante as cerimónias comemorativas do “Mês da Herança Portuguesa 2019” que decorreram no dia 18 de Junho, no “Hall of Recordes” do palácio do Condado de Essex.
A cerimónia que foi conduzida por Phil Alagia, durou mais de uma hora e contou com a presença de inúmeras figuras políticas, culturais e empresariais portuguesas e americanas, que aplaudiram o elogio a Portugal e aos portugueses, radicados nesta região dos Estados Unidos.
Joseph DiVincenzo Jr., durante a sua alocução, afirmou que o governo a que preside, reconhece o importantíssimo trabalho desenvolvido pelos homenageados nas suas áreas profissionais e “o papel auxiliar que tem sido a comunidade portuguesa no desenvolvimento e prestígio do estado de New Jersey e em especial no Condado de Essex”.
Entre as inúmeras personalidades presentes nesta cerimónia estavam Armando Fontoura, Xerife do Condado de Essex, a senadora estatal Teresa Ruiz, a legisladora luso americana de New Jersey, Eliana Pintor-Marin e ainda o Cônsul Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Monteiro.
O xerife Armando Fontoura (na foto, à esquerda, seguindo-se Helena Oliveira, Joseph DiVincenzo Jr. e Anthony Tavares), disse estar bastante satisfeito por este reconhecimento do Condado de Essex a estas duas figuras luso-americanas e recordou que o que parecia uma utopia há uns anos atrás, tornou-se uma realidade. “Agora, esperamos continuar, pela nossa parte, estar à altura da esperança que renasceu e da confiança que recebemos da comunidade aqui residente e da sociedade americana, em geral”.
Por sua vez o Cônsul Geral de Portugal, Dr. Pedro Monteiro, que chegou recentemente a este país, e participou pela primeira vez nesta cerimónia, mostrou-se visivelmente satisfeito pelo trabalho desenvolvido pelos homenageados luso-americanos nas suas áreas profissionais e deixou entender que é importante que a comunidade portuguesa se continue a envolver com a sociedade americana a fim de reforçar a sua posição junto das autoridades estatais e federais.
Quem são os homenageados luso americanos deste ano no Condado de Essex?…
O professor Anthony Tavares (na foto à direita e aqui acompanhado pela tenente Helena Oliveira), nasceu e foi criado no Ironbound, o bairro mais português da cidade de Newark, New Jersey.
Frequentou a Ann Street School e também o liceu East Side High School, onde se graduou em 1996.
Durante a sua passagem pelo liceu East Side High School, Anthony Tavares foi um colaborador desportivo activo e o capitão da equipa sénior de basquetebol masculino do referido liceu.
Depois de ter concluído os estudos liceais no East Side High School, Anthony Tavares ingressou no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, onde integrou a equipa de basquetebol da referida universidade e se formou em Administração de Empresas, decorria o ano de 2000.
Após a sua formação, Anthony Tavares foi contratado por esta universidade, como professor de matemática inserido no programa “Rotas Alternativas”
Ainda como professor de matemática no Instituto Tecnológico de New Jersey, Anthony Tavares matriculou-se no “St. Peters College”, onde obteve o seu mestrado em Administração e Supervisão.
Em Setembro de 2005, Anthony Tavares foi promovido a Coordenador do Departamento de Matemática onde supervisionou 25 professores com o objectivo de melhorarem as pontuações de matemática.
Enquanto ensinava matemática, Anthony Tavares matriculou-se no St. Peters College e obteve o mestrado em administração e supervisão.
Em Setembro de 2005, Anthony foi promovido a Coordenador do Departamento de Matemática, onde supervisionou 25 professores que tinham como objectivo melhorar as pontuações de Matemática HSPA ( High Speed Packet Access ).
Os resultados obtidos foram excelentes e sob a sua responsabilidade, as pontuações de HSPA de matemática da East Side High School aumentaram de 50% para 68% em 3 anos.
Ao longo dos últimos dez anos, o professor Anthony Tavares desempenha com sucesso a missão de Vice-Diretor de Programação e Operações do Liceu do East Side (Vice-Principal), considerado um dos liceus mais antigos e emblemáticos da cidade de Newark.
Newark é a maior cidade do estado de New Jersey e uma das principais cidades da região metropolitana de Nova Iork. Possui uma área de 63 km², onde moram aproximadamente 300 mil habitantes. Destes, 130 mil são afro-americanos e 50 mil são portugueses.
Conhecida como a cidade das cerejeiras, Newark é também um moderno centro comercial, industrial e financeiro e uma cidade onde está localizado o maior porto de mar de contentores dos Estados Unidos, e um dos maiores aeroportos do mundo que movimenta mais de 40 milhões de passageiros, anualmente, sendo o mais movimentado dos três aeroportos que servem a área metropolitana de New York.
Como em qualquer outra cidade do mundo, Newark também vê na educação uma das suas maiores preocupações.
O sistema das escolas públicas de Newark está inserido no distrito escolar maior e mais antigo do estado de New Jersey e tem aproximadamente 50.000 estudantes distribuídos por cerca de meia centena de estabelecimentos de ensino, sendo 26 deles construídos antes de 1900.
O liceu “dos índios”, como chegou a ser conhecido o East Side High School, foi inaugurado no dia 25 de Novembro de 1908 e é hoje uma escola multiétnica respeitada e apreciada, que graças aos professores lusos Mário Santos e Anthony Tavares, mobiliza o entusiasmo da sociedade e dos professores.
Devido ao seu entusiasmo, também pelo desporto, o professor Anthony Tavares é membro do “Hall of Fame de Newark”, onde desempenhou a missão de treinador de basquetebol Co-Head com o “Hall da Fama de Newark” e é ainda, em conjunto com o professor Alum Bryant Garvin, treinador de basquetebol no East Side High School, desde a temporada de 1999-2000, tendo conquistado um recorde de carreira com os resultados de 382-142.
Ao longo deste tempo a equipa de basquetebol do East Side High School, os “Red Raiders”, já ganharam 4 campeonatos estaduais (Grupo IV em 2002, e Grupo III em 2013, 2014 e 2019), 6 campeonatos seccionais de Jersey Norte (2001, 2002, 2013 e 2014, 2018 e 2019), 6 campeonatos do Condado de Essex (2001, 2002, 2014, 2017, 2018, 2019) e 10 campeonatos do Torneio de Natal das Escolas Públicas de Newark (2001-2002, 2009, 2010, 2012, 2013,2014, 2016, 2017, 2018).
Os professores Anthony e Bryant foram nomeados os treinadores do ano da Star-Ledger em 2013-2014 e novamente na temporada 2018-2019, levando a equipa de basquetebol dos “Red Raiders” a um recorde de 29-5 e ao sexto lugar na Liga do estado de New Jersey.
De referir que Anthony Tavares é também o treinador, voluntário, do Ironbound Soccer Club.
Actualmente treina os Ironbound Red Raiders de 2007 e os Ironbound Red Bulls de 2010. Destaque também para a vitória sobre os “New Jersey YOUTH Soccer State Championships” com a equipa de 2007 durante as temporadas desportivas de 2017-2018 e 2018-2019.
O professor Anthony Tavares que é casado com Sónia Tavares (a segunda na foto em cima), com quem tem dois filhos (o Daniel e o Ryan), com 10 e 7 anos de idade (à frente na foto), escolheu uma profissão de elevada dignidade e impacto social, que lhe pode trazer algumas das melhores sensações, como sejam a de contribuir para a descoberta, o fascínio, a aprendizagem, e também para o desenvolvimento futuro dos novos cidadãos do nosso mundo.
E para satisfação do Conselho de Educação da cidade de Newark e da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, o professor Anthony Tavares aceitou, e tornou-se responsável por uma parcela, da vida de muitos seres humanos jovens, que através de novas atitudes e valores, novos conhecimentos e novas motivações, podem ajudar a construir um mundo mais desenvolvido e mais justo.
E o reconhecimento do seu trabalho esteve uma vez mais em destaque na cidade onde nasceu, brincou, cresceu e estudou.
Quem é a homenageada Helena Oliveira?
A tenente luso-americana Helena Oliveira, imigrou para os Estados Unidos em 1979 com apenas sete anos de idade. Estudou nas escolas públicas do Ironbound, o bairro mais português do estado de New Jersey, vindo a graduar na Escola da Wilson Avenue em 1985 e no East Side High School em 1989, cujo destaque do seu trabalho figurou no “Quadro de Honra”, daquela altura.
Filha de pais humildes, trabalhadores e honrados, que incutiram nela os mesmos valores, Helena Oliveira continua a tradição dos seus pais como membro activo da comunidade associativa, religiosa e cultural portuguesa de New Jersey.
Embora “Murtoseira”, é membro da “Casa dos Arcos de Valdevez em Newark”, e “paroquiana vitalícia” na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, nesta cidade.
A sua carreira profissional começou em 1996 quando foi contratada para trabalhar no Gabinete do Xerife do Condado de Essex.
Ao longo dos seus dezoito anos de carreira policial e segundo o gabinete do xerife e muitos dos seus colegas e amigos, “tudo o que Helena conquistou, foi por mérito próprio”.
Graduada pela Academia de Segurança Pública do Condado de Essex, Helena Oliveira que é mãe de uma menina de 6 anos de idade, a Mikaela Sofia, de quem muito se orgulha, especializou-se também em Justiça Criminal no Essex County College.
Graduada em Justiça Criminal, Helena Oliveira que é mãe de uma menina de 6 anos de idade, a Mikaela Sofia, de quem muito se orgulha, trabalha actualmente em várias funções no Gabinete Executivo do Xerife e é, segundo alguns dos seus superiores e companheiros, uma oficial altamente profissional que tem demonstrado o mais alto grau de profissionalismo e dedicação ao dever, realçando mesmo o seu conhecimento e as suas competências nos campos da Identificação Criminal, Departamento de Detectives e Apreenções, Departamento de Assuntos Internos e ainda na prestigiosa Força-Tarefa de Homicídios da Procuradoria do Condado de Essex.
Nascida em Pardelhas, Distrito de Aveiro, a tenente luso-americana que fala fluentemente o inglês, português e espanhol é a primeira oficial nascida em Portugal a ser promovida no Xerifado do Condado de Essex. Helena Oliveira tem 18 anos de serviço no departamento policial do Condado de Essex e foi promovida a sargento em 2011.
No dia 22 de Dezembro de 2017 foi promovida a tenente deste Condado, no estado de New Jersey.
Movida pela força de vontade dos imigrantes que perseguem um sonho, Helena Oliveira quer continuar a desempenhar a sua nobre missão, com o característico orgulho de quem tem um ideal a cumprir. No campo da solidariedade social a tenente Helena Oliveira tem tido um papel fundamental e é incrivelmente bem-recebida na “Unidade de Comida e Ação de Graças” do Xerife Armando Fontoura, para crianças carentes.
Se o leitor consultar o dicionário do Webster na página “serviço comunitário”, é provável que veja uma foto da tenente Helena Oliveira, que enquanto trabalhou junto da Procuradoria do Condado, prestou serviços de tradução vitais e auxiliou nas declarações e interrogatórios de vítimas de crimes, em português, brasileiro e espanhol, tanto para as suas famílias como para os suspeitos que só falavam português ou espanhol.
O Gabinete do Xerife do Condado de Essex orgulha-se do seu empenhamento em muitas causas vitais da comunidade, sejam elas relacionadas com a saúde, educacionais, recreativas, ou em iniciativas que beneficiam os jovens, bem como os cidadãos idosos, ou pessoas economicamente desfavorecidos.
Em todos esses programas, a tenente Oliveira desempenha funções-chave de supervisão numa lista cada vez maior de tais iniciativas.
Profissionalmente e como afirmam os seus colegas e superiores, a tenente Helena Oliveira, que quer continuar a subir na sua carreira policial, provou ser “um oficial altamente versátil que desempenha um importante papel de supervisão, na execução de mandados de prisão para criminosos perigosos no Condado, incluindo assassinos, estupradores e traficantes de drogas.
Graças ao seu trabalho árduo e dedicado, Helena Oliveira recebeu vários prémios e elogios de diversos Departamentos Judiciais do Condado.
Actualmente, esta tenente luso americana tem à sua responsabilidade as operações diárias da Divisão de Processos Civis, onde supervisiona o trabalho de 20 pessoas que executam mandados para o Tribunal Superior e prestam serviços administrativos de apoio.
A tenente Helena Oliveira que faz parte de um departamento policial que tem mais de 500 funcionários e é responsável por um orçamento anual de cerca de 50 milhões de dólares, afirmou estar consciente das responsabilidades cescentes que tem de desempenhar no combate à criminalidade e em especial no Condado de Essex, que é o terceiro maior Condado do estado de New Jersey e é constituído por 22 municípios e cerca de um milhão de habitantes.
Visivelmente orgulhosa pela presença da família e de muitos amigos nesta cerimónia comemorativa do “Mês da Herança Portuguesa 2019”, a tenente Helena Oliveira é mais um exemplo daquelas mulheres portuguesas e luso-americanas que através dos seus actos e profissões ajudam a promover e a defender a nossa língua e a nossa cultura no mundo. Com o seu trabalho de cada dia, a tenente Helena Oliveira prestigia também a nossa comunidade e o nosso país nos Estados Unidos.
TPT com: JM// The Portugal Times//CE// 7 de Julho de 2019