Banda Filarmónica de London, no Canadá, celebra 40 anos a promover música portuguesa

A Banda Filarmónica Lira do Divino Espírito Santo de London, Ontário, no sudoeste do Canadá, celebra sábado 40 anos num momento em que aposta na renovação dos quadros, procurando atrair jovens lusodescendentes.

 
“Tem sido difícil manter, há anos que temos tido pouca adesão ao grupo, principalmente os jovens. Atualmente cerca de 40 por cento dos elementos da banda são pessoas com mais de 50 anos de idade. Os restantes, vão e vêm. Está-se a tornar difícil manter os jovens porque, quando chegam a uma certa idade, já não querem saber”, afirmou Carlos Teves, o presidente da banda.

 

 

Carlos Teves, de 51 anos, é proveniente de São Miguel (Açores), está no Canadá desde os seus quatro anos e olha para a banda como uma forma de ligação às raízes.

 

 

“Penso que ainda há elementos da primeira classe da banda (mais antigos), mas vamos formando novos músicos, muitos desaparecem. Penso que vamos conseguir manter a banda mais cinco a dez anos, mas depois temos de a rejuvenescer. Se não houver jovens no futuro que queiram saber disto, pode chegar ao fim”, alertou o responsável.

 

 
A Banda Filarmónica Lira do Divino Espírito Santo de London, foi fundada em 1975, conta com 56 elementos, com idades compreendidas dos nove aos 82 anos.

 

 
O grupo tem participado constantemente em atividades religiosas e civis, tanto na cidade de London, como em todo o sul do Canadá.

 

 
A gala, com jantar comemorativo dos 40 anos, realiza-se este sábado, nas instalações do Clube Português de London, com início às 17:30 (22:30 de Lisboa).

 

 
Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá, mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.

 

 
Em London, estima-se que a população portuguesa e lusodescendente seja cerca de 30 mil. Esta cidade canadiana tem uma população bastante jovem, graças á presença de mais de 25 mil estudantes sazonais.

 

SEYM // PJA
Lusa/Fim
Agência Lusa/17/04/2015

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *