O cantor cabo-verdiano Amílcar Ramos, conhecido no mundo da música por Mikinha e natural do concelho do Porto Novo (Santo Antão), foi encontrado esta semana morto na sua residência na Suécia, confirmou hoje fonte familiar.
Segundo a mesma fonte, Mikinha, 48 anos, foi encontrado na tarde de terça-feira sem vida na sua casa na Suécia, onde vivia desde 1983, mas ainda não se sabem as causas da morte.
O corpo do cantor ainda está na posse das autoridades policiais suecas, que estão a investigar o caso, enquanto os familiares naquele país europeu e em Cabo Verde vão definir o local para a realização do funeral.
Amílcar Lima Ramos, conhecido no mundo da música por Mikinha, nasceu no dia 8 de abril de 1966, tendo lançado dois discos ao longo da sua carreira, “Mnhafá” e “Rêmed d`Mund”.
A fonte familiar indicou à agência Lusa que a última vez que Mikinha esteve em Cabo Verde foi no final de janeiro e início de fevereiro, tendo regressado à Suécia no dia 2 deste mês, com imagens para um novo videoclip que estava a preparar.
A fonte descreveu Mikinha como uma pessoa “liberal, amiga e alegre” e que simpatizava com toda a gente e que agora deixa “um vazio enorme” na família e no mundo da música cabo-verdiana.
O cantor era casado e tinha três filhos, dois deles menores.
12/02/2015
Lusa