Segundo o vice-chefe da empresa russa Rosoboronexport, Sergei Goreslavskiy, o sistema de mísseis antiaéreos Pantsir que a Rússia está promovendo no mercado mundial é um armamento inovador.
O contrato de fornecimento do sistema Pantsir ao Brasil pode ser assinado no ano corrente, declarou Goreslavskiy.
Ele sublinou que os lados brasileiro e russo estão a negociar ativamente o fornecimento do sistema de defesa Pantsir S1.
“Esperamos assinar este ano o contrato”, disse ele à rádio russa Ekho Moskvy.
Segundo ele, o complexo de defesa antiaérea é um produto novo que a Rosoboronexportestá promovendo no mercadoglobal. Na base do sistema está o complexo usado para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos em Sochi, que inclui sistemas de defesa antimíssil (DAM) e sistemas “cidade segura”.
“Estamos trabalhando ativamente com o Brasil sobre a questão”, disse ele, lembrando que Brasil vai sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. “Um protótipo do caça de quinta geração russo-indiano FGFA (Fifth Generation Aircraft Fighter) aparecerá em 2018″, disse ainda Goreslavsky.
“Está previsto apresentar o protótipo em 2018, se o processo de negociação decorrer a bom ritmo”, disse ele à Ekho Moskvy.
Goreslavskiy explicou que o protótipo será capaz de levitar e declarou que em 2015 a Rússia e a Índia começarão o trabalho de desenvolvimento da documentação do projeto. Ele também lembrou que a Rússia está a negociar a preparação para construção do helicóptero Ka-226 na Índia.
03/03/2015
Foto: Sputnik/ Sergei Mamontov