Nem só de turismo se faz a riqueza da economia portuguesa. Há um setor que é responsável por 16% do PIB e representa um quinto das exportações. Sabe o que produz e vende a indústria metalúrgica?
Começamos pela resposta à pergunta enunciada: todo o tipo de máquinas; tachos, panelas e talheres; ferragens e caixilharias de alumínio; tubos e moldes; componentes e peças para automóveis e para aeronáutica; mobiliário de alumínio; materiais de construção… ?”O nosso setor produz desde gruas a agulhas e representa um terço da nossa indústria transformadora”, explica Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP.
A associação dos industriais metalúrgicos e metalomecânicos lançou esta semana a marca Metal Portugal, uma forma de promover o setor lá fora e cá dentro. Apesar da sua enorme dimensão e de, todos os anos, bater recordes de exportação (em 2014 chegou aos 13,8 mil milhões de euros, ou seja, 20% do valor de todas as nossas vendas de bens e serviços ao exterior), a metalurgia tem pouca visibilidade. “Reconheço que não é um setor tão ‘sexy’ como outros”, ironiza o vice-presidente.
22/04/2015