A China alertou que a Coreia do Norte pode ter 20 ogivas nucleares e capacidade suficiente para duplicar a produção até ao próximo ano. Estes são números superiores aos previstos pelos EUA.
Especialistas chineses em armamento nuclear lançaram o aviso: a Coreia do Norte pode já ter 20 ogivas nucleares, número superior ao previsto por especialistas norte-americanos. A China alertou também que a Coreia pode ter capacidade suficiente de urânio para duplicar o seu arsenal até ao próximo ano, informa a agência Reuters.
De acordo com estimativas chinesas, corroboradas por especialistas nucleares norte-americanos, o número de ogivas nucleares do governo de Kim Jong-un ultrapassa o valor previsto pelos Estados Unidos. Os EUA apontaram para a existência de cerca de 10 a 16 dispositivos.
Uma equipa de especialistas do instituto que estuda as relações entre os EUA e a Coreia, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, apresentaram no início deste ano três cenários possíveis para a evolução da produção nuclear da Coreia do Norte. Os três cenários preveem que nos próximos cinco anos o stock de ogivas nucleares possa crescer para 20, 50 ou 100 unidades.
KOREAN CENTRAL NEWS AGENCY/EPA
OBSERVADOR
11/05/2015