Évora, que já tinha mínimo para o Europeu de Praga no triplo salto, obteve também marca para participar no salto em comprimento.
Foto: Lusa
Ana Cabecinha melhorou o seu próprio recorde nacional de 3 mil metros de marcha.
Atletismo – 14-02-2015 – Por SAPO Desporto c/ Lusa – Ana Cabecinha melhorou hoje o seu próprio recorde de Portugal de 3.000 metros de marcha e Nelson Évora alcançou os mínimos para o Europeu no salto em comprimento, na primeira jornada dos Nacionais de pista coberta de atletismo.
Em Pombal, Évora, que já tinha mínimo para o Europeu de Praga no triplo salto, obteve também marca para participar no salto em comprimento, embora não pense “bisar” nesse campeonato.
A prova de salto em comprimento foi muito disputada entre os benfiquistas Nelson Évora, vencedor com 7,81 metros, e Marcos Chuva, segundo com 7,79 [o mínimo para o Europeu de Praga está fixado em 7,80].
Évora conseguiu o objetivo mas afirmou no final que apenas participaria no triplo salto, em Praga.
“Estou a sentir-me bem, relaxado, e esta prova foi mais um passo na preparação. Mas a aposta é unicamente no triplo”, afirmou o atleta do Benfica, que vai voltar a competir na jornada de domingo.
Na marcha, Ana Cabecinha, do CO Pechão, que detinha o recorde nacional há dois anos [12.21,56 minutos], melhorou agora para 12.17,93, depois de andar isolada na frente grande parte do percurso.
Previa-se um grande equilíbrio na prova de salto com vara entre Edi Maia e Diogo Ferreira. No entanto, este ficou-se pelos 4,20 metros, enquanto Edi Maia confirmou mais uma vez o mínimo para o Europeu, ao passar 4,50, antes de tentar, sem êxito, os 4,65 que seriam mínimo para o Mundial de Pequim, em agosto.
Quem mais réplica deu ao atleta do Sporting foi o benfiquista Ruben Miranda que, ao passar 4,45, voltou a bater (agora por cinco centímetros) o recorde nacional de sub-23.
Outro recorde nacional de sub-23 foi alcançado pela sportinguista Cátia Azevedo, ao conseguir 53,81 segundos nos 400 metros, melhorando substancialmente o anterior recorde de Vera Barbosa, que estava em 54,43.
Perto dos mínimos para o Europeu, a realizar de 06 a 08 de março, ficaram ainda Yazaldes Nascimento, com 6,73 segundos nos 60 metros [o mínimo é de 6,70], e o surpreendente Paulo Rosário, do Maratona, que derrotou o favorito Emanuel Rolim nos 1.500 metros, com 3.45,38 minutos, a menos de dois segundos do mínimo [3.43,50].
Juntamente com os Campeonatos de Portugal, está a disputar-se o Nacional de sub-23, competição na qual o Benfica, no setor masculino, e o Sporting, no feminino, lideram ao fim da primeira jornada.