O restaurante Hot Spot Diner, localizado na Avenue A, na cidade de Newark, esmerou-se com requinte, para receber mais uma tarde domingueira, recheada de beleza e glamour.
Mais de 400 pessoas marcaram presença no pavilhão desportivo do restaurante Hot Spot Diner para degustar uma lauta refeição e aplaudir os intervenientes em mais um concurso anual de beleza infantil e júnior, realizado entre a comunidade brasileira e luso brasileira que reside nesta cidade, mas aberto a concorrentes de qualquer estado dos Estados dos Estados .
Um dia diferente para jovens e adultos. E não é por acaso que os cientistas destacam o papel fundamental das brincadeiras na vida entre pais e filhos desde a tenra infância. “Brincadeiras agregam criatividade e saúde psicológica aos pequenos”, dizem.
E as crianças e jovens cada vez mais conectadas com o mundo da moda, parecem despertar cedo para o universo fashion, quer seja com o objectivo de experimentar estar por um momento numa passarela, ou almejar o sonho de se tornar top model, ou brincar de “ser um astro por um dia”.
Para o júri, definir um padrão unificado de beleza infanto-juvenil não é tarefa das mais fáceis, já que é indispensável também, que os candidatos tenham postura, personalidade, carisma, conhecimento, disciplina e engajamento social.
Por outro lado, os jovens mostravam-se à altura do objectivo assumido e com criatividade tentavam seduzir o júri e o público, sem demonstrar ter os nervos, à flor da pele.
O desfile decorria e a simpatia das trinta e três candidatos e candidatas, arrancavam fortes aplausos da assistência que tentava influenciar a eleição dos seus concorrentes preferidos.
E enquanto no salão o convívio decorria animado, no camarim improvisado a azáfama era grande.
As(os) candidatas(os) ao título, começaram por abordar a maquilhagem para à semelhança de outros certames de beleza, se tornarem mais bonitas(os) e valorizadas(os).
As profissionais de maquilhagem fiéis à tradição aristocrática, embelezavam ainda mais as concorrentes a Miss cultivando nelas um ideal de beleza e presença.
Esperadas com bastante expectativa, eis, que, descontraídas e elegantes, as jovens candidatas a Miss começam a preparar-se para entrar na passarelle.
Os rapazes, candidatos a Mister Júnior e Tenn Mirim, também se apresentaram para provar que mesmo sem a necessidade de experiência como modelo, poderão mostrar ao público o seu potencial de beleza, brincando e claro, encher a família de orgulho.
E um pouco para além da hora marcada, a passarela improvisada do Hot Spot Diner foi invadida pela alegria dos concorrentes Mirins, Tenn e Júnior, que foram apresentados por Cláudia Cascardo e Tharika Heys organizadoras do certame, receberam fortes aplausos da assistência pelo modo renovado e refrescante, com que apresentaram a sua fórmula mágica de desfilar.
Além de todo o “glamour” e animação que acompanhou o desfile, os intervalos foram preenchidos com a apresentação de quadros alusivos à fauna da Floresta Amazónica, com a organizadora do evento, a apresentar assim mais uma forma de envolver os jovens, na causa do associativismo recreativo e cultural.
Segundo Cláudia Cascardo, o objectivo fundamental desta componente cultural no desfile de beleza foi chamar a atenção para a riqueza da biodiversidade do Brasil e do mundo, “que infelizmente estão ameaçados pela caça, pelas alterações climáticas, bem como pela degradação e devastação das florestas e dos seus vários ecossitemas”.
Interessante o facto das crianças brasileiras-americanas chamarem à atenção, desta forma, para os crimes ambientais que estão a ser cometidos no país dos seus pais e avós.
Esta exibição, onde se nota claramente a participação das mães das jovens concorrentes, foi também um grito de alerta para que se nada for feito as gerações posteriores vão sofrer com as más escolhas de hoje.
Elas sabem que a floresta amazónica está sendo derrubada de forma acelerada apesar de uma parte dos formadores de opinião afirmarem o contrário.
Para a comissão organizadora “é um orgulho estar à frente deste evento sem fins lucrativos, que tem por objectivo, entre outros, ensinar um pouco mais sobre cultura brasileira aos jovens que já nasceram neste país”. Cláudia Cascardo referiu-nos ainda que “todos os anos fazemos uma grande homenagem ao Brasil, na qual escolhemos um tema. Este ano as crianças homenagearam a nossa fauna amazónica. E foi interessante observar o envolvimento dos pais neste assunto já que graças à paixão e ao interesse que o tema desperta, as mães fizeram pesquisas e as crianças aprendem um pouco mais da nossa cultura e do nosso folclore. Enfim, é o nosso Brasil”, disse.
Cláudia Cascardo lembrou ainda que esta iniciativa “é mais uma forma de divulgarmos as potencialidades do nosso país não somente através do samba e do futebol, mas também através da divulgação da nossa cultura e da nossa língua”, referiu.
Entre os convidados estavam também várias figuras ligadas à vida municipal de Newark e ao empresariado, que vieram apoiar e aplaudir a habitual criatividade da juventude brasileira e luso-brasileira de 2ª e 3ª gerações, que residem no estado de New Jersey.
O júri, constituído por pessoas ligadas à música, moda, empresariado e política, estava atento ao desenrolar do concurso e no final do desfile, elogiou o tema cultural escolhido pela organização e tirou as derradeiras anotações, quanto à nota a atribuir a cada concorrente. Uma missão que não se adivinhava nada fácil.
Realizada a eleição, as jovens descontraídas e elegantes, desfilam novamente para se submeterem pela última vez aos aplausos do público.
Após a respectiva deliberação, a maioria do público aceitou a decisão do júri cuja decisão, embora não tivesse sido fácil foi considerada, justa.
Assim, sagraram-se vencedoras os seguintes concorrentes: Júlia Rocha; Miss Pré Mirim: Gabrielle Xavier; Miss Mirim: Isabela laura; Miss Júnior: Júlia Machado; Miss Pré-Teen: Emília Pederson; Miss Teen.
Por sua vez, os vencedores dos títulos de Mister também regressaram ao salão onde foram recebidos, tal como as misses, com os entusiásticos aplausos da assistência. Nesta modalidade sagraram-se vencedores Willeam Wetchak, com o título de “Mister Tenn USA 2015”, e Joeadas Gama, com o título de “Mister Júnior USA 2015”.
Como sublinharam alguns jornalistas no local, os vencedores estão de parabéns porque conseguiram mostrar ao júri que a sua escolha se justificou.
E é claro, que a alegria não estava somente estampada no rosto dos vencedores mas também no rosto dos seus famíliares e amigos que viram um dos seus tornar-se um modelo de cidadania no meio de outros jovens da sua idade e não só.
No final deste certame que já vai na nona edição, Cláudia Cascardo, visivelmente satisfeita, fez também questão de agradecer a todas as mamães “que confiaram no nosso trabalho e se empenharam na construção das fantasias em homenagem ao Brasil. Quero também agradecer aos meus familiares e amigos pelo incentivo que me dão, bem como um agradecimento muito especial para os nossos patrocinadores que nos deram o suporte para fazer este lindo evento de beleza que também falou de convívio e de cultura”, concluiu.
Fizeram parte do júri, Joana Nova York; George Roberto; Ilda Sarabando; Sara Ferreira; Kaira Costa; Regiane Luna; Lígia Freitas; Marisa Abel e Cláudia Garzesi, que com o seu voto premiaram a beleza, mas não só.
Outro ponto de destaque nesta iniciativa foi o desfile de moda da autoria da “Potinho Boutique” com a estilista Ilda Sarabando a surpreender pelo seu gosto e profissionalismo.
O seu estilo contemporâneo, elevou a fasquia a um nível considerável no que diz respeito às expectativas desta colecção.
Segundo Ilda Sarabando, e como a noite mais longa do ano está quase a chegar, “a passagem de ano é uma festa especial que merece uma produção mais ousada, marcada pelo brilho e pela elegância”, disse.
Segundo a estilista, “para qualquer situação festiva deve investir-se numa indumentária que combine com o gosto e a personalidade de cada pessoa e que acima de tudo se sinta confortável. Esta peça é sempre uma boa aposta para noites de festa, pois são uma tendência clássica que nunca passa de moda e que transmite formalidade e elegância”.
Os vestidos longos com rachas, também fizeram parte dos estilos escolhidos para este desfile com as modelos a evidenciar a sua boa forma física.
Mas para além dos interessantes vestidos que as modelos apresentaram no desfile, Ilda Sarabando mostrou também a sua criação exclusiva para mulheres que vão subir ao altar e não pretendem gastar muito com o vestido.
Mas se quiser saber mais pormenores sobre como adequirir o seu vestido ideal para festas ou casamento, faça uma visita à Boutique Potinho localizada no Nº 22 da Wilson Avenue, em Newark, onde encontrará informação e aconselhamento sobre moda, bem como sobre tendências, novidades e dicas para estar sempre bonita e actualizada.
Neste contexto, ao rever os propósitos que motivaram e animaram a organização a realizar este certame, só se pode reafirmar que valeu a pena.
Para o ano há mais!.
J.M./The Portugal Times/15/12/2015