A vida na cidade de Nova Iorque começa a voltar ao normal, mas Washington continua paralisada na sequência do pior nevão dos últimos anos, que provocou pelo menos 24 mortos nos Estados Unidos.
A tempestade “Jonas” foi a segunda maior da história em Nova Iorque. A neve atingiu os 68 centímetros de altura no Central Parque, no sábado à noite.
Um total de 13 pessoas morreram em acidentes de viação relacionados com as condições meteorológicas, nos estados do Arkansas, Carolina do Norte, Kentucky, Ohio, Tennessee e Virgínia.
O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, diz que agora é tempo de limpar a cidade e pediu à população que evite sair à rua, para que os funcionários municipais possam retirar a neve das estradas.
A tempestade “Jonas” está agora sobre o Oceano Atlântico. As temperaturas continuam baixas na costa Leste dos Estados Unidos, mas as previsões meteorológicas apontam para alguns períodos de sol.
O governador do estado de New York, Andrew Cuomo, levantou a proibição de viajar nas estradas das zona de Nova Iorque e de Long Island.
O estado de emergência continua em vigor. Os transportes públicos também estão a voltar ao normal. A maioria dos autocarros e das linhas de metropolitano voltou estou a funcionar e os comboios para os subúrbios de Nova Iorque também vão voltar a circular este domingo.
A Bolsa de Nova Iorque espera reabrir a negociação, normalmente, na segunda-feira, segundo uma porta-voz.
Do outro lado do rio, em New Jersey, também foram registadas inundações.
Um nevão que fica para a história
Em Washington, a neve atingiu os 45 centímetros de altura. Foi o quarto maior nevão na história da capital norte-americana.
A presidente da câmara de Washington, Muriel Bowser, convocou quatro mil pessoas para ajudar a limpar a cidade, além dos dois mil voluntários que já se tinham alistado.
O metropolitano continua parado este domingo e as escolas públicas vão estar fechadas amanhã, segunda-feira, em New Jersey, Washington, New York e Baltimore.
Cerca de 3.750 voos foram cancelados este domingo e 700 não se vão realizar na segunda-feira.
No aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, os aviões já podem aterrar e ainda este domingo as partidas foram retomadas.
Também por causa do nevão, cerca de 150 mil famílias ficaram sem electricidade na Carolina do Norte e 90 mil em Nova Jérsia.
CNN/TPT/EPA/24/1/2016