10/02/2015
A embaixada dos Estados Unidos no Iémen encerrou em definitivo e os seus diplomatas estão a ser retirados, disse uma fonte desta delegação na capital Sanaa que pediu o anonimato.
Segundo a mesma fonte, em declarações à agência noticiosa Efe, os funcionários da embaixada de nacionalidade iemenita já foram despedidos, enquanto os Estados Unidos estão a promover contactos com a embaixada de um país árabe, não especificado, para que também assuma a partir de agora a representação norte-americana no Iémen.
O embaixador dos EUA em Sanaa, Matthew Tueller, e um pequeno grupo da representação norte-americana devem abandonar o país nos próximos dias, adiantou o mesmo responsável.
A embaixada dos Estados Unidos suspendeu os seus serviços consulares no Iémen em 26 de janeiro, na sequência da demissão do presidente do país, Abdu Rabu Mansur Hadi, após uma forte pressão do movimento rebelde xiita dos Huthi.
Em janeiro, Washington tinha já anunciado a suspensão de diversas operações antiterroristas no Iémen devido à turbulência interna.
O poderoso movimento xiita dos Huthi, hostil aos Estados Unidos, ocupou nos últimos meses edifícios governamentais e palácios presidenciais em Sanaa e já controla sete províncias iemenitas.
foto Mohamed al-Sayaghi/REUTERS