Cônsul Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC

O músico português Júlio Pereira, conhecido por tocar cavaquinho, braguesa, viola e bandolim, apresentou-se no dia 4 de Junho no palco do New Jersey Performing Arts Center (NJPAC), na cidade de Newark, para um concerto integrado nas festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2016, no estado de New Jersey. O músico canadiano James Hill abriu o espectáculo com o instrumento americano “ukulele”. O descendente mais directo do cavaquinho.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 2

Antes do concerto, e numa iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Newark, teve lugar uma recepção no NJPAC, que contou com a presença de mais de uma centena de convidados, entre eles, várias personalidades políticas, empresariais, associativas e culturais, do estado de New Jersey.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 3 - Copy

Nesta recepção, estava também o Dr. Mário Centeno, ministro das Finanças de Portugal (ao centro na foto, com o Dr. Pedro Soares de Oliveira, Cônsul Geral de Portugal em Newark, à esquerda e José Carlos Brito, Presidente do Clube Português de Elizabeth, à direita).

 

 

Antes dos discursos protocolares, o Cônsul Geral de Portugal, agradeceu a presença de todos os convidados que ouviram com o devido respeito os hinos nacionais dos Estados Unidos e de Portugal e cantou-se em unísono “A Portuguesa”.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 4

Após as apresentações da praxe, pelo jornalista Luís Pires, foi a vez do Dr. Pedro Soares de Oliveira dar as boas vindas a todos os convidados e distinguir algumas figuras públicas pelo seu empenhamento junto da comunidade portuguesa de Newark.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 5

Lígia de Freitas, assessora do mayor de Newark, recebeu a distinção em representação do mayor Ras Baraka.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 6

Para além de Lígia Freitas (na foto à direita), representaram também  o mayor de Newark, Glenn Motten, directora de arte e cultura desta cidade (na foto ao centro) e ainda Elizabeth Silva, directora do Departamento Económico do East Ward.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 7

Augusto Amador, vereador da cidade de Newark, foi e é o primeiro luso-americano a ocupar tal cargo nesta cidade.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 8

Margarita Muniz, esposa, e representante no momento, do vereador de Newark, Carlos Gonzalez.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 9

Depois foi a vez do Ministro das Finanças de Portugal Mário Centeno, que se encontrava de passagem por New York, dar as boas-vindas a todos os presentes e  enderessar palavras de elogio e incentivo aos portugueses e luso-americanos, pela sua importância no enriquecimento social, económico e cultural do estado de New Jersey. Palavras de estímulo que receberam calorosos aplausos dos convidados presentes.

 

 

Neste encontro, Mário Centeno falou também sobre portugalidade e empreendimento, desafiando os empresários luso-americanos a investirem em Portugal.

 

 

Centeno que defende que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem de ser colocada ao serviço da economia portuguesa, das pequenas e media empresas, e terá de trabalhar, essencialmente, para a economia doméstica em Portugal, acredita que os números que são conhecidos “permitem-nos confiança nas metas orçamentais a que nos propomos”.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 10

Mário Centeno (na foto com Eliana Pintor, legisladora do estados de New Jersey), é um economista português que se formou entre Lisboa e Harvard. Nasceu em Olhão, em 1966, e foi nomeado Ministro das Finanças de Portugal a 26 de novembro de 2015.

É doutorado em Economia pela Harvard University, EUA, 1995-2000  e Mestre em Economia na Harvard University, E.U.A., em 1998.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 11

Conhecedor da realidade americana, Mário Centeno destacou ainda que a estabilização do sistema financeiro português “é um projeto nacional, não é partidário, não é apenas do Governo” e que só se consegue com “tempo, paciência e ação”. (na foto, estão alguns dos representantes da Heavy and General Construction Labores Union “Local 472”, que estiveram presentes na recepção).

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 12

Entre representantes de muitas outras empresas, estiveram também representadas as instituições bancárias “ConnectOne Bank”,  “Investors Bank”, “BPI”, em Newark, New Jersey, dirigia por Ricardo Brochado,  bem como, alguns membros da administração do “Lusitânia Savings Bank” (na foto), uma instituição bancária portuguesa de grande reputação em New Jersey, e que é dirigida por Jorge Gomes (o 3º na foto, esq/dir.).

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 13

Depois da recepção, onde não faltaram os aperitivos e o bom vinho português, seguiu-se o esperado espectáculo com Júlio Pereira e James Hill, na Sala Victória do NJPAC.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 14

Com uma plateia cheia de espectadores colaborantes James Hill deu início ao espectáculo. Resumindo, as mãos e arte deste músico canadiano no Ukelele , mostraram devolver a este instrumento a sua plena dignidade, sem nunca se tomar demasiado sério.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 15

James Hill, durante o seu concerto, mostrou ser um músico talentoso e carismático, que utiliza a música como uma forma de comunicação e dá o seu melhor para produzir o que as pessoas ouvem ou sentem.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 16

Quando em 1879 o navio Ravesnscrag chegou a Honolulu (Hawai) na tarde do dia 23 de Agosto transportando 419 madeirenses, João Fernandes pediu a um amigo o cavaquinho e saltou para a praia começando a tocar e cantar músicas típicas da sua terra. Este instrumento, que causou alguma admiração entre os nativos, rapidamente se tornou um símbolo da sua identidade em termos internacionais através de uma divulgação que ultrapassou tudo o que se pode imaginar.
Rapidamente o ukelele passou a ser conhecido e associado às ilhas do Pacífico. É, no fim de contas, o símbolo da identidade de um povo que soube preservar e adoptar um instrumento sem, diga-se, nunca renunciar as suas origens: o “Portuguese Ukelele”.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 17

Após o concerto de James Hill, foi a vez do consagrado músico Júlio Pereira entrar no palco do Salão Victória, do NJPAC, acompanhado por Sandra Martins (violoncelo), Miguel Veras (guitarras) e Fernando Barroso (bouzouki).

 

 

Neste concerto, Júlio Pereira apresentou algumas das músicas do seu  disco Cavaquinho.pt, que foi lançado num momento em que o compositor iniciava o desenvolvimento de esforços para que a UNESCO reconheça o cavaquinho como património imaterial da Humanidade.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 18

“Foi um bom espectáculo”, diziam as pessoas que assistiram ao concerto. Na sua actuação, o compositor e multi-instrumentista português revisitou o universo acústico de um instrumento que há já mais de 30 anos provocou o seu reconhecimento nacional e internacional e lhe está colado à pele – o cavaquinho.

 

Consulado Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC 19

Actualmente, o compositor, multi-instrumentista e produtor Júlio Pereira, é um nome fundamental da música portuguesa. Tem 20 discos gravados em nome próprio e participou em cerca de 80 discos de outros artistas. O público conhece-o sobretudo como o mestre do cavaquinho. O disco que lançou em 1981, intitulado “Cavaquinho”, foi um marco na música instrumental portuguesa e na modernização deste precioso cordofone que Portugal espalhou pelo mundo.

 

 

Júlio Pereira, produz, orquestra e participa como Multi-Instrumentista em vários discos de outros autores e colaborou paralelamente com vários nomes da música entre os quais, Kepa Junkera, Pete Seeger, Mestisay e The Chieftains – com os quais grava o CD Santiago que ganha o Grammy Award, 1995.

 

 

Em 2006 colabora no Filme Fados de Carlos Saura com Chico Buarque e Carlos do Carmo produzindo o tema “Fado Tropical”.

 

 

Em 2015 recebeu a medalha de honra da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores e foi condecorado pelo Estado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

 

 

Neste concerto de Júlio Pereira em Newark, soou o virtuosismo do músico que, ao longo de mais de 30 anos de carreira, marcou a música portuguesa e a consideração étnica das suas raízes, cruzando os sons tradicionais com as correntes estéticas que marcam as sucessivas contemporaneidades e que num passado ainda recente, revolucionou o panorama da música instrumental portuguesa, entre outros com “Cavaquinho”, “Braguesa” e “O Meu Bandolim”.

 

 

Este também foi, sem dúvida, um espectáculo especial onde Júlio Pereira percorreu sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos, mas, se houve contextos locais e regionais de referência, neste espectáculo os sons cruzaram-se na universalidade sem lugar, da própria música, honrando desta forma Portugal, Camões e a Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos.

 

 

JM//The Portugal Times// 19 de Junho de 2016

 

 

 

One thought on “Cônsul Geral de Portugal em Newark trouxe Júlio Pereira para um concerto no NJPAC”

  1. Obrigada Joao Machado pelas noticias tao bem redigidas e informativas desta nossa comunidade. Muitos parabens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *