François Hollande avisa Trump que compromissos para reduzir aquecimento global são “irreversíveis”

Donald Trump declarou diversas vezes durante a campanha considerar o aquecimento global “um embuste” e prometeu cancelar o acordo climático de Paris, destinado a fixar o aquecimento global em dois graus Celsius acima dos níveis da era pré-industrial.

 

 

Um dia depois de a Cimeira do Clima das Nações Unidas ter terminado, em Marraquexe, Marrocos, Hollande avisou o empresário de que não tem outra escolha a não ser respeitar os compromissos assumidos pelo seu antecessor na presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.

 

 

“Este acordo de Paris é irreversível, ninguém pode abandoná-lo”, afirmou hoje Hollande num discurso no sudoeste de França, citado pela agência France Presse.

 

 

“E mesmo que ele se sinta tentado, haverá forças, entre estas a democracia norte-americana, que irão assegurar que tal é respeitado”, disse.

 

 

O Acordo de Paris, que entrou em vigor a 04 de novembro, pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa responsáveis pelas alterações do clima, que podem provocar fenómenos extremos, como ondas de calor ou picos de chuva.

 

 

Mundo está empenhado em cumprir Acordo de Paris sobre Clima com ou sem EUA

 

 

O enviado norte-americano à cimeira da ONU sobre o clima declarou hoje que a China e outros países continuarão empenhados em cumprir o Acordo de Paris sobre alterações climáticas, independentemente do que o Governo Trump decidir fazer.

 

hollande-avisa-trump-que-compromissos-para-reduzir-aquecimento-global-sao-irreversiveis-2

Jonathan Pershing disse à imprensa, à margem da cimeira, a decorrer na cidade marroquina de Marraquexe, que não sabe qual será “a visão” do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em matéria de política climática, mas que o seu interlocutor chinês na cimeira, Xie Zhenhua, lhe disse que a China “pretende avançar”.

 

 

“Estou a ouvir a mesma coisa dos europeus, dos brasileiros, do México e do Canadá, e de países mais pequenos, como a Costa Rica, e da Colômbia”, frisou Pershing.

 

 

Estados apelam para “compromisso político máximo” contra aquecimento global

 

 

Os Estados participantes na 22.ª conferência internacional da ONU sobre o clima (COP22) aprovaram hoje a “declaração de Marraquexe”, em que apelam para “o compromisso político máximo” contra o aquecimento global.

 

hollande-avisa-trump-que-compromissos-para-reduzir-aquecimento-global-sao-irreversiveis-3

Este apelo da comunidade internacional surge na véspera do encerramento de uma cimeira marcada pela eleição como Presidente dos Estados Unidos, a 8 de novembro, do magnata do imobiliário republicano Donald Trump, que declarou diversas vezes durante a campanha considerar o aquecimento global “um embuste”.

 

 

“Nós, chefes de Estado, de Governo, e delegações reunidos em Marraquexe, em solo africano (…) apelamos para o compromisso político máximo para combater as alterações climáticas, uma prioridade urgente”, lê-se na declaração, considerada uma proclamação pelo clima e pelo desenvolvimento sustentável.

 

 

“Apelamos para aumentarem urgentemente a determinação e para reforçarem a nossa cooperação para colmatar o fosso entre as atuais trajetórias das emissões de gases com efeito de estufa (fontes do aquecimento) e o caminho que é necessário tomar para cumprir os objetivos de temperatura definidos no acordo de Paris”, no final de 2015, acrescenta o texto.

 

 

Os Estados “saúdam o acordo de Paris, a sua rápida entrada em vigor” e “afirmam [a sua] adesão à respetiva aplicação plena e total”, vinca o documento.

 

 

A dinâmica em favor do combate contra o aquecimento global, constatada ao longo deste ano, “é irreversível: ela não é alimentada apenas pelos Governos, mas pela ciência, as empresas e as ações mundiais a todos os níveis”, sublinharam os Estados participantes.

 

 

“O nosso papel agora é beneficiar rapidamente dessa dinâmica”, acrescentaram.

 

 

O texto apela também para maiores financiamentos para apoiar as medidas contra o aquecimento do planeta Terra.

 

 

“Nós, países desenvolvidos, reafirmamos o nosso objetivo de mobilizar 100 mil milhões de dólares” por ano para os países em desenvolvimento até 2020, refere a declaração, retomando uma promessa feita em 2009, na conferência de Copenhaga sobre o clima e reafirmada na Cimeira de Paris.

 

 

 

Grandes empresas pedem a Trump para não desistir do acordo de Paris

 

 

Mais de 360 empresas, maioritariamente norte-americanas, incluindo Gap, Hewlett Packard, Kellog, Hilton ou Nike, escreveram uma carta ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para respeitar o acordo sobre o clima aprovado em 2015.

 

hollande-avisa-trump-que-compromissos-para-reduzir-aquecimento-global-sao-irreversiveis-4

“Nós, membros da comunidade empresarial e investidores nos Estados Unidos, reafirmamos o nosso firme compromisso de responder às alterações climáticas com a aplicação do histórico acordo de Paris”, referem no apelo público divulgado à margem da conferência do clima promovida pela ONU em Marraquexe.

 

 

“Apelamos aos eleitos norte-americanos para apoiarem firmemente a continuação das políticas (de redução de emissões de gases com efeitos de estufa) para permitir aos Estados Unidos cumprirem os seus compromissos” nesta matéria, diz o texto também dirigido aos parlamentares norte-americanos.

 

hollande-avisa-trump-que-compromissos-para-reduzir-aquecimento-global-sao-irreversiveis-5

Os signatários pedem que a economia norte-americana seja eficiente no plano energético e baseada numa energia baixa em carbono e com “soluções inovadoras”.

 

 

“Mantemos o compromisso de fazer a nossa parte para cumprir o objetivo de Paris para uma economia mundial que mantenha o aquecimento global abaixo dos 2°C”, afirmam as empresas signatárias, onde figuram também a General Mills, Levi Strauss, L’Oréal USA, Schneider Electric e Unilever.

 

 

TPT com: Reuters//AFP//The New York Times// Washington Post//Observador// 20 de Novembro de 2016

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *