PALCUS abre candidaturas a bolsas e estágios para jovens luso-americanos

17/02/2015

 

A PALCUS (Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos) está a aceitar até 31 de julho, candidaturas para um programa de estágios e outro de bolsas de estudo nos Estados Unidos.

 

Criado em 1994, o programa já colocou mais de 140 jovens universitários luso-americanos, em estágios no Senado, na Câmara dos Representantes e outros departamentos do Governo e agências norte-americanos, em diversos consulados portugueses, em empresas do índice Fortune 500 e ainda na embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, no gabinete da Direção Regional das Comunidades (Governo dos Açores).

 

“Usando as suas ligações com o Estado, a sociedade civil e líderes empresariais, a PALCUS ajuda estes estudantes a encontrar estágios que lhes dão a experiência necessária para ter sucesso”, lê-se no site da organização, onde destaca ainda que “este programa oferece a alunos luso-americanos de licenciatura e pós-licenciatura a oportunidade de obter uma experiência de trabalho de valor incalculável, em entidades do governo, empresas e organizações internacionais”.

 

Para a candidatura ao programa de estágios, os candidatos devem é um estudante de segundo ano de faculdade, júnior, sénior, ou estudante de pós-graduação e ter uma média mínima de 3. Mais informações sobre os requisitos obrigatórios e os documentos necessários à candidatura, estão disponíveis no site da PALCUS (http://www.palcus.org/) e ainda através dos contatos 202-466-4664 (telefone); 202-466-4661 (fax); email palcus@palcus.org

 

 

Bolsas de estudo

 

A organização atribui ainda todos os anos, quatro bolsas de estudo no valor de mil dólares a jovens luso-americanos que frequentem universidades americanas. As bolsas são concedidas a estudantes de ascendência portuguesa ”que tenham demonstrado excelente desempenho em suas carreiras académicas, que se comprometam com a realização de um plano aprovado de estudos, realizem serviço comunitário significativo e atividades extra-curriculares. Devem ainda escrever um ensaio onde abordem o impacto da ascendência portuguesa na sua vida.

 

A organização diz que o programa é uma “iniciativa a nível nacional, baseada no mérito que apoia estudantes excecionais de origem portuguesa a cumprir os seus objetivos educacionais”, e garante aos bolseiros uma verba que cobre as despesas de alimentação e transporte e, em alguns casos, viagens e estadia. As bolsas, entregues durante a Gala Anual de Liderança da PALCUS, são possíveis graças ao apoio do fundo da família Graciette M. Simão Rosa e da empresa Merrill-Lynch.

 

Perguntas sobre os requisitos obrigatórios podem ser feitas a Elisabete Martins através do email palcus@palcus.org ou do telefone número 202-466-4664.

 

Fundada em 1991, a PALCUS intervém junto dos órgãos do poder americano em assuntos de interesse para as comunidades luso-americanas. Desempenhou um papel relevante na adesão de Portugal ao «Visa Waiver», o programa de isenção de vistos para entrada nos Estados Unidos.

 

Mundo Português

 

Ana Grácio Pinto

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *