Comemorações do Dia de Portugal New York 2017 encerram festividades no dia 11 de Junho com um desfile etnográfico na cidade de Mineola

A facilidade de comunicação e a rapidez de transferência de conhecimento, que caracteriza a globalização, configura um novo desafio para Portugal, mas simultaneamente uma nova realidade para a nossa diáspora.

 

E neste contexto, têm sido notáveis as iniciativas levadas a cabo pela “New York Portuguese American Leadership Conference” (NYPALC)”, no que diz respeito ao associativismo.

 

Actualmente, a NYPALC é composta por 62 organizações membros, e representa mais de 180.000 portugueses e luso-americanos, além de outras organizações neste país com o desígnio  de representar, promover e defender os interesses e direitos da comunidade portuguesa no estado de Nova York.

 

 

Se no passado muitos partiram sem saber se algum dia teriam a possibilidade de regressar, hoje as distâncias encurtam-se e todos os portugueses podem estar bem mais próximos uns dos outros e do seu País.

 

 

No dia 6 de Maio, cerca de 500 pessoas entre elas vários representantes da comunidade portuguesa em Nova Iorque reuniram-se no Portuguese American Center Of Suffolk, em Farmingville, com o objectivo de iniciarem as Jornadas das Comemorações do Dia de Portugal 2017.

 

 

Neste encontro, e um pouco à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, foram prestadas homenagens a líderes e estudantes das Organizações-Membros, pelo seu papel fundamental no desenvolvimento  da comunidade portuguesa que reside no Estado de Nova York.

 

Entre os homenageados deste ano estavam o ex-Embaixador dos EUA em Portugal, Robert A. Sherman e a Directora Executiva da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, Kim Sawyer, que viram ser reconhecidos os seus papéis como diplomatas exemplares para Portugal e (segundo a organização),  “agradecer-lhes pelo amor que estendem a todos os portugueses”.

 

Robert Sherman, que foi um dos principais oradores na gala do “Dia de Portugal NYPALC 2017”,  deu a entender no seu discurso que estas comemorações reforçam a valorização dos recursos humanos portugueses,  criando ainda as condições fundamentais, para um melhor relacionamento entre os portugueses e a sociedade americana.

 

 

Robert A. Sherman foi embaixador dos EUA em Portugal entre 2014 e 2017. Como embaixador, deu prioridade ao compromisso entre os dois países e à diplomacia económica do século XXI. O embaixador americano viajou por todo o país, falou com empresários, líderes locais e membros do governo para conhecer de perto os desafios e oportunidades.

 

 

Durante o Campeonato Europeu de Futebol de 2016 (Euro 2016), o embaixador norte-americano ganhou notoriedade junto da opinião pública portuguesa, ao ter divulgado vários vídeos de apoio à seleção nacional.

 

 

O ex-embaixador Sherman demostrou a sua paixão pelas pessoas e cultura de Portugal. Recebeu vários elogios pelos seus vídeos que promoveram a seleção de Portugal no Euro 2016. Pelo seu trabalho em Portugal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concedeu-lhe a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique, em março deste ano.

 

Para além de Robert A. Sherman e Kim Sawyer(na foto), foram ainda galardoadas com o Pémio “NYPALC 2017” as seguintes personalidades: Renato Fantasma Tavares, Júlia DaSilva, José Saramago, Sónia Reis, Luís Tinoco, Ashley Pereira, Frank Teixeira, Tony DaSilva, Big Al Munchies, Moses Saraiva, Dennis Walsh, Rosa Leal e António Rodrigues (postumamente).

 

 

Neste evento, que marcou o início oficial das celebrações do “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2017”,  no estado de New York, foi também evocado o génio literário Luis Vaz de Camões e a sua maior obra, “Os Lusíadas”.  Expressão máxima da nossa língua e que, nunca teria sido escrita se também ele, um dia, não tivesse partido à descoberta de “novos mundos”.

 

E nada melhor para comemorar este feito que a entrega de 8 Bolsas de Estudos, no valor de mil dólares cada uma,  que foram atribuídas aos alunos das seguintes escolas: Ana Tavares (Escola Antero de Figueiredo – Farmingville), António Almeida Jorge (Escola Fernando Pessoa – Vale do Hudson), Ariana Chedas (Escola S. Teotonio – Brentwood) Monteiro, João da Silva (Escola João De Deus – Yonkers), Myara Da Cruz Machado, Sara Costa (Escola Júlio Dinis – Mineola) e Vanessa Carvalho Escola Rainha Santa Isabel – Ossining).

 

Os alunos premiados com as Bolsas Académicas NYPALC 2017 foram também convidados especiais das Nações Unidas no dia que se celebrou o “Dia Mundial da Língua e Cultura Portuguesa”.   Esta visita organizada pela New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC) e as Nações Unidas, teve lugar no dia 5 de Maio.

 

 

Além de uma visita especial, os jovens tiveram a oportunidade de visitar a Rádio ONU Português e falar sobre a importância da língua portuguesa no mundo, a carreira dos funcionários das Nacões Unidas que têm o português como língua materna e, sobre o importante papel do “Jornal da ONU” junto de 36 milhões de leitores nos oito países que falam português mais as diásporas de língua portuguesa nas Américas, Europa, África e Ásia.

 

 

A chefe da Rádio ONU em Português, Mónica Villela Grayley, bem como a sua delegação elogiou os jovens vencedores de bolsas por se destacarem na aprendizagem do português e realçou  junto dos jovens lusos a necessidade de se dar continuidade à promoção da língua e cultura portuguesas no mundo.

 

O Programa de Bolsas de Estudo do NYPALC, foi criado para apoiar alunos portugueses e luso americanos com apetência pela aprendizagem da língua e cultura portuguesas no estado de New York. As bolsas de estudo são baseadas no mérito académico e são concedidas a estudantes que demonstraram um desempenho excepcional a nível académico, enquanto alunos das escolas membro.
Segundo alguns membros da comissão do “Dia de Portugal em New York 2017”,  “sabemos que não é de hoje a aventura portuguesa no mundo. Mas, se os portugueses que partiram da sua pátria têm uma história feita de determinação e de engenho, têm também um presente e terão, certamente, um futuro que importa valorizar”.

 

 

De referir que o extenso programa das comemorações do Dia de Portugal no estado de New York,  inclui inúmeras actividades culturais, desportivas e recreativas e termina na tarde do dia 11 de Junho com um espectacular desfile etnográfico na cidade de Mineola.

 

Os distinguidos pela NYPALC nas festividades do Dia de Portugal 2017, no estado de New York, pelo contributo dado para o desenvolvimento da comunidade portuguesa e lusodescendente neste estado, foram os seguintes:

 

 

 

Prémio Homem do Ano – Renato Tavares (Community of Volunteers – Nassau)

 

 

Renato Tavares, nasceu em Mineola, onde continua a viver e atualmente dirige uma organização de voluntariado, intitulada Community of Volunteers – Nassau. De acordo com a NYPALC, trata-se de “um verdadeiro exemplo de generosidade e altruísmo, pelos bondosos atos de solidariedade que pratica desde 2014”.

 

 

Nesse mesmo ano de 2014, quando soube que um vizinho de 18 anos enfrentava um cancro, organizou uma recolha de fundos que rapidamente angariou 22 mil dólares e multiplicou-se em visitas ao hospital para o animar.

 

 

Atualmente, Renato pratica vários atos de solidariedade tanto nos condados de Nassau e Suffolk, como na própria cidade de Nova Iorque: participa na distribuição de comida e roupa pelos sem-abrigo, com os quais passa várias horas a conversar; desloca-se a escolas para incentivar as crianças a serem solidárias e bondosas. Também visita mães solteiras em hospitais para lhes doar roupas e produtos para bebés, apoia assistentes sociais que distribuem material escolar por crianças.

 

 

No ano passado, Renato estabeleceu uma parceria com o Nassau County District Attorney’s (conjunto de advogados locais), que doou mais de 3 000 casacos confiscados à Community of Volunteers. Enquanto diretor desta organização, já recolheu brinquedos e roupas novas para bebés num valor acima dos 25 mil dólares, para distribuir. Desde 2014, já pôde doar bens e dinheiro num valor acima dos 150 mil dólares.

 

 

A Community of Volunteers tem crescido tão rapidamente, que Renato já não pode geri-la a partir de casa. Atualmente está à procura de potenciais patrocinadores e mecenas para abrir um espaço físico e assim poder continuar a ajudar aqueles que mais necessitam.

 

 

 

Prémio Jovem Homem do Ano – Joseph Saramago (Alheirense Cultural Center – Mineola)

 

 

 

Nascido há 29 anos em Plainview, atualmente a residir em Carle Place, Joseph Saramago é lusodescendente de primeira geração. O seu pai, curiosamente chamado José Saramago, é natural de Alheira, uma pequena freguesia no concelho de Barcelos que Joseph visita todos os anos.

 

 

Com formação superior em artes, aprendeu a falar português por si próprio, sendo que na adolescência começou a envolver-se na comunidade portuguesa de Mineola, particularmente em 2007, quando se tornou membro do Rancho Juventude de Portugal.

 

 

Atualmente não só participa nos eventos da comunidade portuguesa, como é também um líder: é o vice-presidente do grupo motard Luso American Riders, do qual é fundador, e recentemente foi eleito presidente do Alheirense Cultural Center.

 

 

Prémio Jovem Promessa do Ano – Luís Tinoco (Mineola Portuguese Soccer Club – Mineola)

 

 

O mais novo de três filhos de um casal que se mudou de Braga para os Estados Unidos em 1987, Luís Tinoco nasceu em Mineola e cresce em Williston Park. Finalista na Mineola High School, é um estudante de quadro de honra e um jogador de destaque na equipa de futebol da instituição de ensino secundário.

 

 

Na escola, não só estuda, como atua como professor nas aulas de Educação Física para caloiros, é um membro ativo em atividades ligadas ao Meio-Ambiente e ao Latim, assim como elemento do Chorpus Christi Church Youth Group.

 

No que toca ao futebol, paixão à qual se dedica desde os quatro anos de idade, já venceu vários prémios na equipa da escola, a qual capitaneou até às meias-finais na competição que coloca à prova as formações do condado de Nassau. No verão passado fundou uma equipa de sub-18 no Mineola Portuguese Soccer Club e voluntariou-se para treinar os mais novos no Carlos Mendes Soccer Camp. No próximo ano letivo vai entrar no ensino superior, sem descuidar o futebol.

 

 

Prémio Mulher do Ano – Julia DaSilva (Portuguese American Community Center – Yonkers)

 

 

Nascida na pequena aldeia de Alcaidaria, no concelho da Batalha, Julia DaSilva mudou-se para os Estados Unidos em 1948, ano desde o qual reside em Yonkers. Nesta localidade no Estado de Nova Iorque, tem sido um rosto importante da Yonkers Portuguese-American Community e um membro de longa data da Portuguese American Community Center (PACC) e da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Yonkers.

 

 

Na década de 70, Julia foi a primeira a acreditar no sonho de construir em Yonkers uma igreja de tributo a Nossa Senhora de Fátima, para a comunidade portuguesa local, sonho que acabaria por se tornar em realidade. Quando a PACC ainda não aceitava o sexo feminino na lista dos seus associados, fez parte de uma equipa de apoio a mulheres.

 

 

Desde o início da década de 80 até à de 90, dirigiu a escola portuguesa mais antiga no Estado de Nova Iorque, a Escola João de Deus – inaugurada em 1934. Enquanto diretora desta instituição, conseguiu que o State of New York Board of Education reconhecesse o estudo da língua portuguesa no plano curricular local, permitindo que algumas escolas concedessem créditos aos estudantes que frequentassem qualquer uma das escolas portuguesas do Estado. Julia colaborou em proximidade com o senado

 

 

do Estado de Nova Iorque para permitir que, durante quase uma década, este contribuísse para o financiamento da Escola João de Deus.

 

 

Julia recentemente reformou-se após uma longa carreira de sucesso no Westchester County Clerk’s Office. Contudo, continua a prestar apoio à comunidade com o seu trabalho voluntário nas escolas públicas de Yonkers e como elemento dos órgãos sociais da PACC Yonkers.

 

 

Prémio Jovem Mulher do Ano – Sónia Reis (Port. Cultural Center of Suffolk – Farmingville)

 

 

Nasceu em Chaves e mudou-se para os Estados Unidos quando tinha apenas seis anos. Actualmente vive em Farmingville e trabalha como assistente médica numa clínica de cuidados pulmonares e problemas do sono, depois de ter formado na Sachem High School East. A jovem flaviense planeia começar a estudar enfermagem no próximo ano lectivo.

 

 

Desde os 13 anos que integra o Rancho Folclórico Aldeias de Portugal, onde é um membro ativo. No ano passado, entrou para o quadro do Portuguese American Center of Suffolk e começou a trabalhar com o grupo Ladies Auxiliary. Segundo a NYPALC, “a Sónia é muito empenhada no trabalho voluntário e procura continuamente motivar mais jovens adultos a envolverem-se em benefício da comunidade”.

 

 

Prémio Jovem Promessa do Ano – Ashley Pereira (Rancho Sonhos & Juventude de PT – Mineola)

 

 

Tal como Joseph Saramago, Ashley Pereira tem raízes na freguesia barcelense de Alheira, da qual é natural o seu pai, Manuel Pereira. Nascida em Mineola, estuda no ensino secundário na Carle Place High School, ao mesmo tempo que enriquece o seu percurso académico com diversas atividades: é delegada de turma, membro do Key Club e cheerleader.

 

 

Ashley tem uma presença muito ativa entre a comunidade portuguesa: dois dias por semana dá aulas de concertina tanto a miúdos como graúdos, instrumento que toca ao serviço de dois ranchos (o do Mineola Portuguese Center e um outro chamado Ronda do Neiva). Também ajuda crianças a aprender matemática e a ler, para além de ensinar educação religiosa e taekwondo, modalidade desportiva da qual é instrutora.

 

 

Prémio Honorário NYPALC – Moisés Saraiva (Port. American Community Center – Yonkers)

 

 

 

Nascido em 1942 no concelho de Celorico da Beira, Moisés Saraiva mudou-se para os Estados Unidos em 1961, onde desde então reside em Yonkers. Nesta cidade, criou a agência de viagens Moses Travel Agency e ajudou milhares de portugueses a adaptarem-se ao novo país. Há 56 anos que é um membro ativo do Portuguese American Community Center. Foi diretor da Escola João de Deus, reestruturou a associação de futebol do PACC Yonkers foi ainda um dos membros iniciais da Igreja Nossa Sra de Fátima, em Yonkers. Foi correspondente do jornal Luso Americano durante varias décadas.

 

 

Prémio Presidente do Ano – Frank Teixeira (Mineola Portuguese Center – Mineola)

 

 

Natural de Estarreja e a viver nos Estados Unidos há quatro décadas, Frank Teixeira sempre foi um membro ativo na comunidade portuguesa, particularmente na gestão do Mineola Portuguese Center, do qual foi presidente nos últimos quatro anos. Durante este período, contribuiu para uma maior ligação com a NYPALC, assegurando a presença do Mineola Portuguese Center em todas as edições do desfile anual do Dia de Portugal. Coordenou ainda, com sucesso, a organização das comemorações do Carnaval.

 

 

Prémio Educador do Ano – Tony DaSilva (Rancho Sonhos & Juventude de PT – Mineola)

 

 

Nascido e criado em Mineola, descendendo de uma família de Estarreja, há 31 anos que Tony DaSilva é um membro ativo dos ranchos Sonhos de Portugal e Juventude de Portugal, ligados ao Mineola Portuguese Center. Há vários anos que treina crianças duas vezes por semana. Segundo o NYPALC, “ele lembra sempre aos mais novos que quando eles dançam, estão a representar a sua terra e cultura de origem”.

 

 

Prémio Parada Dia de Portugal/Grand Marshall – Rosa Leal (Daughters of Portugal – Mineola)

 

 

Nascida no concelho de Chaves, Rosa Leal mudou-se para os Estados Unidos ainda criança, onde vive em Woodbury. É a fundadora e presidente da organização de solidariedade Daughters of Portugal, que durante vários anos angariou fundos para uma entidade que alberga adolescentes grávidas e jovens mães. Também ajudou pessoas com cancro que não podiam suportar as despesas dos tratamentos. No ano passado, mobilizou esforços na recolha de bens para enviar às vítimas dos terramotos no Equador. Atualmente é vice-presidente da NYPALC, ocupando também cargos importantes em organizações como Portuguese Lions Club of Long Island, Corpus Christi Church e Mineola Portuguese Center. Nos últimos quatro anos, organizou o desfile anual do Dia de Portugal em Mineola.

 

 

Prémio Empresa do Ano – Big Al’s Munchies (Yonkers)

 

 

O Prémio Empresa do Ano vai ser atribuído ao restaurante Big Al’s Munchies, detido por José Gil, mais conhecido por Joe. Este estabelecimento abriu há cerca de cinco anos, pela mão do empresário nascido em Mount Vernon, filho de um casal originário de Chaves. O Big Al’s Munchies é muito popular não só por promover a cozinha portuguesa, mas também por prestar serviços de solidariedade junto do Portuguese American Community Center of Yonkers.

 

 

Prémio Amigo da Comunidade – Dennis Walsh (Trustee of the Village of Mineola)

 

 

Polícia reformado e eleito “Trustee” de Mineola por duas vezes (em 2013 e 2015), Dennis Walsh é visto como uma pessoa que apoia a comunidade portuguesa, particularmente no que toca aos desfiles do Dia de Portugal organizados pela NYPALC.

 

 

Este evento conta com o apoio oficial da Cidade de Brookhaven, Vila de Mineola, Cidade de Yonkers, Prefeito Mike Spano, Governo do Condado de Westchester, Assembléia do Estado de Nova York, Senado do Estado de Nova York e Congresso dos EUA, Washington DC.

 

 

Por aquilo que nos foi dado constactar também aqui na América do Norte existe a necessidade das pessoas se juntarem e celebrarem cerca de mil anos de história que perdura e com uma língua que é falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

 

Este aumento da importância global da nossa língua e do interesse na sua aprendizagem não deve servir para nos vangloriarmos, ou acharmos que está tudo feito, ou sequer o mais importante. Pelo contrário: significa que a nossa responsabilidade é grande, como grande é o desafio que temos pela frente.

 

 

E como acontece em outros lugares do mundo, também aqui no estado de  New York, comemorar o Dia de Camões é celebrar a Língua Portuguesa. E, no domínio da valorização da nossa língua e da nossa cultura, o papel fundamental das comunidades portuguesas não pode ser esquecido.

 

 

TPT com: NYPALC// JM//The Portugal Times// 3 de Junho de 2017

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *