Ex-pugilista Evander Holyfield vai regressar para realizar uma série de combates de beneficência. Fãs, pedem que primeiro combate seja com Mike Tyson

 

O antigo pugilista Evander Holyfield, cinco vezes campeão mundial de pesos pesados, vai regressar em combates de beneficência, informou o próprio, com o público a pedir que lute com Mike Tyson.

 

 

“O campeão está de volta. Quero anunciar que vou regressar aos ringues. Estou a treinar para promover uma campanha de solidariedade que me é querida. A nossa campanha, Unidos pela nossa luta (Unite4OurFight), pretende preencher o vazio que a pandemia criou no acesso dos jovens a ferramentas de que necessitam para um desenvolvimento emocional e pedagógico”, escreveu o antigo pugilista na rede Instagram.

 

Holyfield, de 57 anos, conta com vários títulos mundiais, mas um dos seus combates mais mediáticos aconteceu na segunda vez em que lutou com Mike Tyson, em 1997, com este a ser desqualificado depois de lhe arrancar com os dentes parte de uma orelha.

 

 

Esse foi o segundo combate entre os dois pugilistas norte-americanos, no qual Tyson tentava desforrar a derrota de 1996, quando Evander Holyfield venceu em Las Vegas o título mundial por KO, no oitavo de 12 ‘rounds’.

 

Tyson, de 54 anos, que chegou a perder, e depois recuperou, a licença de pugilista no Nevada devido ao incidente da orelha, mostrou que continua a treinar e recebeu uma proposta de um milhão de dólares (cerca de 920.000 euros) para um combate de solidariedade na Austrália.

 

 

 

 

 

Holyfield perdoa mordida de Tyson e ri de novo apelido

 

 

 

 

O pugilista norte-americano Evander Holyfield declarou que perdoou o compatriota Mike Tyson por ter-lhe arrancado um pedaço da orelha direita.

 

Em 1997, Tyson foi desclassificado em luta válida pelo título dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe por morder as orelhas do campeão.

 

Durante uma visita a Johannesburgo, na África do Sul, em companhia de sua mulher, Janice, Holyfield disse não estar mais aborrecido e que já há muito “esqueci o incidente”.

 

“É engraçado. Após a mordida, passaram a me chamar de ‘Real Meal’ (refeição verdadeira, um trocadilho com ‘Real Deal’, negócio verdadeiro, seu apelido)”, declarou, bem-humorado.

 

“Já perdoei a Tyson, mas espero que a sua atitude sirva como um exemplo para os mais jovens”, referiu Holyfield.

 

 

Mike Tyson já recebeu propostas para se apresentar fora dos Estados Unidos.

 

 

O adversário seria Michael Moorer, dono do cinturão da Federação Internacional, que já o venceu em abril de 1994.

 

 

 

 

 

Quem é Mike Tyson??…

 

 

 

 

 

Michael Gerard Tyson nasceu em Brownsville, Brooklyn, Nova York, em 30 de junho de 1966.

Ao longo de sua infância, Tyson viveu nos arredores de bairros com alto índice de criminalidade. Abandonando o ensino médio ainda no primeiro ano, em 1989  recebeu um doutorado honorário em Letras Humanas da Central State University.

 

Tyson fez a sua estréia profissional aos 18 anos em 6 de março de 1985, em Albany, Nova York. Ele derrotou Hector Mercedes por nocaute técnico no primeiro round. Ele fez 15 lutas no seu primeiro ano como profissional.

 

Lutando com freqüência, Tyson venceu 26 de suas primeiras 28 lutas por nocaute ou nocaute técnico; 16 deles vieram no primeiro turno. A qualidade de seus oponentes aumentou gradualmente para combatentes de viagem e competidores fronteiriços, como James Tillis, David Jaco, Jesse Ferguson, Mitch Green e Marvis Frazier.

 

A primeira luta nacionalmente televisionada de Tyson ocorreu em 16 de fevereiro de 1986, no Houston Field House em Troy, Nova York contra o viajante Jesse Ferguson(na foto), e foi transmitida pela ABC Sports. Tyson derrubou Ferguson com um uppercut na quinta rodada que quebrou o nariz de Ferguson.

Em 22 de novembro de 1986, Tyson recebeu sua primeira luta pelo título contra Trevor Berbick(na foto), pelo campeonato de pesos pesados ​​do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Tyson ganhou o título por nocaute técnico no segundo round e, aos 20 anos e 4 meses, tornou-se o mais jovem campeão dos pesos pesados ​​da história.

 

O desempenho dominante de Tyson trouxe muitos elogios. Donald Saunders escreveu: “A arte nobre e viril do boxe pode pelo menos deixar de se preocupar com seu futuro imediato, agora que ele tinha descoberto um campeão dos pesos pesados ​​apto a ficar ao lado de Dempsey, Tunney, Louis, Marciano e Ali”.

 

 

 

 

 

 

Quem é Evander Holyfield??…

 

 

 

 

 

 

Evander Holyfield, nasceu em Altmore, Alabama, no dia 19 de outubro de 1962. É um ex-boxeador profissional americano que competiu de 1984 a 2011. Ele reinou como campeão indiscutível no cruiserweight no final dos anos 80 e no heavyweight no início dos anos 90, e continua sendo o único boxeador da história a vencer o campeonato indiscutível em duas classes de peso.

 

Apelidado de “The Real Deal”, Holyfield é o único quatro vezes campeão mundial dos pesos pesados, tendo conquistado os títulos WBA, WBC e IBF unificados de 1990 a 1992, os títulos WBA e IBF novamente de 1993 a 1994, o título da WBA um terceiro período de 1996 a 1999; o título do IBF pela terceira vez de 1997 a 1999 e o título da WBA pela quarta vez de 2000 a 2001.

 

 

Como amador, Holyfield representou os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, conquistando uma medalha de bronze na divisão de meio-pesados. Ele se tornou profissional aos 21 anos, subindo para o cruiserweight em 1985 e vencendo seu primeiro campeonato mundial no ano seguinte, derrotando Dwight Muhammad Qawi pelo título da WBA. Holyfield então derrotou Ricky Parkey e Carlos de León para ganhar os títulos WBC e IBF, tornando-se o campeão indiscutível dos cruiserweight. Ele subiu para o peso pesado em 1988, depois derrotou Buster Douglas em 1990 para reivindicar os títulos unificados WBA, WBC e IBF e o campeonato indiscutível de pesos pesados.

 

Ele defendeu com sucesso seus títulos três vezes, conquistando vitórias sobre os ex-campeões George Foreman(na foto) e Larry Holmes, antes de sofrer sua primeira derrota profissional para Riddick Bowe em 1992. Holyfield recuperou a coroa em uma revanche um ano depois, derrotando Bowe pelos títulos WBA e IBF (Bowe renunciou anteriormente ao título WBC). Holyfield mais tarde perdeu esses títulos em uma virada contra Michael Moorer em 1994.

 

Holyfield foi forçado a se aposentar em 1994, mediante orientação médica, apenas para retornar um ano depois com um atestado de saúde. Em 1996, ele derrotou Mike Tyson e recuperou o título da WBA, no que foi nomeado pela revista The Ring como a Luta do Ano e a Virada do Ano. Isso fez de Holyfield o primeiro pugilista desde Muhammad Ali a conquistar o título mundial de pesos pesados ​​três vezes. Holyfield venceu uma revanche em 1997 contra Tyson, que viu o último desqualificado na terceira rodada por morder parte da orelha de Holyfield. Durante este reinado como campeão, ele também vingou sua perda para Michael Moorer e recuperou o título da IBF.

 

Em 1999, ele enfrentou Lennox Lewis em uma luta de unificação pelos títulos indiscutíveis da WBA, WBC e IBF, que terminaram em um empate controverso. Holyfield foi derrotado em uma revanche oito meses depois. No ano seguinte, ele derrotou John Ruiz pelo título vago da WBA, tornando-se o primeiro pugilista da história a vencer uma versão do título dos pesos pesados ​​por quatro vezes. Holyfield perdeu uma revanche contra Ruiz sete meses depois e enfrentou-o pela terceira vez em um empate.

Holyfield aposentou-se em 2014 e está classificado em 77º lugar na lista dos 100 maiores perfuradores de todos os tempos do The Ring e em 2002 o nomeou o 22º maior lutador dos últimos 80 anos. Actualmente, ele ocupa o nono lugar no ranking da BoxRec da maior libra para boxeadores de todos os tempos. BoxingScene também o classificou como o maior peso cruzador de todos os tempos.

 

 

 

 

            

 

TPT com: AI//AFP//AEP//Reuters//Lusa// 7 de Maio de 2020

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *