Segundo o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL (National Examinations in World Languages, na designação em inglês) contribuirá para “valorizar os conhecimentos do idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos”.
Este exame conta com o apoio institucional da embaixada de Portugal em Washington D.C., nos Estados Unidos da América (EUA), e o apoio financeiro do Camões e da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
A edição deste ano será realizada ‘online’, devido aos constrangimentos da pandemia de covid-19, e terá a supervisão de ‘proctors’/vigilantes da AC – American Councils for International Education e com garantia de qualidade por parte do College Board.
Pela primeira vez, a prova terá a participação de quatro estudantes da Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), uma maior participação de estudantes das escolas comunitárias portuguesas e uma grande percentagem de estudantes que aprendem o idioma nas escolas públicas (regime integrado do português) da Califórnia (41 estudantes no total) e de outros estados norte-americanos onde residem fortes comunidades de expressão portuguesa.
A acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL resulta de “mais de uma década de esforços”, especialmente de representantes da embaixada de Portugal em Washington D.C., da rede diplomática e consular nos EUA, em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos (CEPE-EUA), com os serviços competentes do Camões, com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
Os exames NEWL avaliam as competências linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9.º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas, português (desde 2017), árabe, coreano e russo.
O exame de Português NEWL que vai ser realizado nos dias 29 de maio e 01 de junho, via ‘online’, conta com a inscrição de 161 estudantes, incluindo quatro alunos da Escola Internacional das Nações Unidas. Segundo anunciou o instituto Camões, 102 destes estudantes são luso descendentes e beneficiaram do apoio financeiro estipulado no âmbito do recente Memorando de Entendimento tripartido, assinado a 30 de Abril, deste ano, entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a American Councils for International Education (AC), entidade que coordena a realização destes exames a nível nacional nos EUA.
Participaram neste esforço outros países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que mantêm representação diplomática nos EUA.
Um projecto com mais de uma década de esforços
Segundo uma fonte do Instituto Camões, esta edição de 2020, será realizada online (a distância), a partir da casa dos estudantes, e conta com a supervisão de proctors/vigilantes da AC e com a garantia de qualidade por parte do College Board, que conta, pela primeira vez, com a participação de 4 estudantes da Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), uma maior participação de estudantes das escolas comunitárias portuguesas e uma grande percentagem de estudantes que aprendem o nosso idioma nas escolas públicas (regime integrado do português) da Califórnia (41 estudantes no total) e de outros estados nos EUA onde residem fortes comunidades de expressão portuguesa.
A acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL (National Examinations in World Languages) contribuirá para valorizar os conhecimentos do idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.
Este processo foi resultado de mais de uma década de esforços, especialmente de representantes da Embaixada de Portugal em Washington D.C., da rede diplomática e consular nos EUA, em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), com os serviços competentes do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de outros países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que mantêm representação diplomática nos Estados Unidos.
O que são os exames NEWL?
Os exames NEWL avaliam as competências linguísticas (compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral) de alunos a partir do 9.º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas, português (desde 2017), árabe, coreano e russo.
Quanto aos níveis de proficiência, a avaliação segue as orientações do American Council of Teachers of Foreign Languages, situando os examinandos entre os níveis elementar e intermédio (níveis A1 a B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Os NEWL são desenvolvidos pelo American Councils for International Education, cuja missão é a criação e o incentivo de programas, intercâmbios académicos e pesquisas, em parceria com entidades educacionais de ensino secundário e superior nos Estados Unidos, África, América do Sul, Ásia e Europa.
Essa avaliação é reconhecida pelo programa “Advanced Placement” do College Board, organização sem fins lucrativos que auxilia estudantes na preparação para o ingresso em universidades, por meio de cursos oferecidos em diversas áreas (ciências, artes, cultura, história, economia, entre outros) e de orientação durante o processo de transição para o ensino superior. Os cursos e avaliações oferecidos pelo programa Advanced Placement são reconhecidos por muitas universidades americanas, o que pode garantir a obtenção de créditos, tanto no ensino secundário quanto no acesso ao ensino superior, inclusive para o posicionamento do aluno que pretender prosseguir estudos em português.
A possibilidade de obtenção de créditos por meio dos NEWL valoriza o conhecimento da língua portuguesa, bem como tem o potencial de estimular a procura por cursos e programas no idioma. Esse reconhecimento beneficiará as comunidades de expressão portuguesa residentes nos Estados Unidos da América, em particular os estudantes portugueses e luso americanos, bem como todos os estudantes que pretendem candidatar-se a universidades americanas.
Formato da avaliação:
O exame incluirá as diversas variantes do Português global e avaliará as competências dos alunos, nas seguintes componentes:
- Reading Comprehension (30 minutes)
- Integrated Task: Writing (15 minutes)
- Integrated Task: Speaking (15 minutes)
Excecionalmente este ano a prova tem duração total de 1 hora.
Documentos importantes para mais informações acerca dos exames NEWL:
College Board (2006) World Languages Framework. New York, NY: Author.
Retrieved from:
https://www.collegeboard.org/pdf/world-languages-framework-academic-advisory-committee.pdf 2-24-2015
Educational Testing Service (2009) ETS Guidelines for Fairness Review of Assessments. Princeton, NJ: Author. Retrieved from:
https://www.ets.org/Media/About_ETS/pdf/overview.pdf, 2-16-2015
National Standards in Foreign Language Education Project (NSFLEP). (2015)
World-Readiness standards for learning languages (W-RSLL). Alexandria,
VA: Author. Retrieved from:
https://www.actfl.org/publications/all/world-readiness-standards-learning-languages
The Portuguese-specific guidelines:
https://www.actfl.org/publications/guidelines-and-manuals/actfl-proficiency-guidelines-2012/Portuguese
Link para obter as referidas informações sobre os níveis de proficiência dos exames NEWL:
https://www.actfl.org/sites/default/files/reports/Assigning_CEFR_Ratings_To_ACTFL_Assessments.pdf
Link para aceder aos modelos das diversas componentes dos exames NEWL:
https://exams.actesting.org/samples/
Informações mais detalhadas podem ser obtidas através dos seguintes links:
https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese
https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/NEWL/exam-dates-and-fees
Ou através dos seguintes contactos:
Todd Drummond, Director, Assessment and Educational Services
American Councils for International Education
E-mail: tdrummond@americancouncils.org
T: 202-833-7522 F: 202-833-7523
João Caixinha, Coordenador do Ensino de Português da CEPE-EUA
E-mail: joao.caixinha@camoes.mne.pt
T: 617-775-9161 F: 617-536-2503
José Adão, Adjunto da CEPE-EUA em Newark
E-mail: josecarlos.adao@camoes.mne.pt
T: 973-780-0576 F: 973-643-3900
Duarte Pinheiro, Adjunto da CEPE-EUA em São Francisco
E-mail: duarte.pinheiro@camoes.mne.pt
T: 916-335-3902 F: 415-346-1440
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
TPT com: Instituto Camões// SMM // LFS//Lusa// 23 de Maio de 2020