Comissão de 6 de janeiro já tem provas suficientes para acusar Donald Trump pela insurreição, garante a vice-presidente do comité

A comissão parlamentar que investiga o ataque ao Capitólio já tem informações suficientes para apresentar acusações contra o antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A garantia foi deixada esta segunda-feira pela representante republicana Liz Cheney, em entrevista à ‘CNN’. “Está absolutamente claro o que o presidente Trump estava a fazer”, acusou, assim como “várias pessoas ao seu redor. Sabiam que era ilegal mas fizeram mesmo assim”, apontou a vice-presidente do comité da Câmara dos Deputados que investiga os acontecimentos de 6 de janeiro de 2021.

 

 

Cheney assegurou que apesar de a comissão ter “um grande número de depoimentos e documentos que demonstram com muita clareza o alcance dos planos, a organização e o objetivo” de interromper a contagem dos votos eleitorais que atestaram a vitória de Joe Biden, ainda não há um acordo unânime sobre a possibilidade de apresentar acusações criminais contra Trump. “Acho que o que vimos foi uma grande tentativa, bem organizada e bem planeada, com múltiplas ferramentas, para tentar anular as eleições”, explicou.

 

 

“O objetivo era tentar parar a contagem dos votos eleitorais, tentar interferir naquele procedimento oficial e é absolutamente claro que eles sabiam que o que estavam a fazer era errado”, insistiu Cheney. No mês passado, durante uma audiência no tribunal sobre o ocorrido, Cheney já havia afirmado que havia “uma base de boa fé para concluir que o presidente e membros de sua campanha participaram numa conspiração criminosa para fraudar os Estados Unidos”.

 

 

Entre os acólitos de Trump citados estão os seus ex-assessores, Peter Navarro e Dan Scavino, propostos pelo comité para serem acusados ​​de desacato ao Congresso depois de se recusarem a testemunhar e apresentar a documentação que lhes foi exigida. Antes deles, foi o seu ex-chefe de gabinete, Mark Meadows, embora por enquanto o Departamento de Justiça não se tenha pronunciado.

 

 

 

TPT com: CNN//MultiNews//Francisco Laranjeira/Sapo24// 11 de Abril de 2022

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *