Obama reitera que Ocidente não está em guerra com o Islão

19/02/2015

 
O presidente norte-americano, Barack Obama, reiterou, esta quinta-feira, em Washington, o apelo ao mundo para que enfrente o extremismo violento, afirmando que os jiadistas andam a espalhar a “mentira horrível” sobre a existência de um choque de civilizações.

 
Obama diz que Estado Islâmico tem construído a sua ideologia sob uma mentira.

 
“As comunidades muçulmanas, incluindo os intelectuais e os responsáveis religiosos, têm a responsabilidade de lutar não só contra as interpretações erróneas do Islão, mas também contra as mentiras que segundo as quais estaríamos envolvidos num choque de civilizações”, declarou Obama, no último dia de uma cimeira dedicada à luta contra o terrorismo e ao extremismo a decorrer na capital federal norte-americana.

 
“A ideia de que o Ocidente está em guerra com o Islão é uma mentira horrível. Seja qual for a nossa religião, temos a responsabilidade de rejeitar [esta mentira]”, prosseguiu o chefe de Estado norte-americano, diante de uma plateia composta por representantes de cerca de 60 países.

 

 

Obama frisou ainda que esta ideia tem sido a base sobre a qual os terroristas têm construído a sua ideologia e “com a qual tentam justificar a violência”.

 
Recordando o apelo que lançou, em setembro de 2014, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, para a erradicação do extremismo violento, o Presidente norte-americano pediu a todos os países para avançarem com “propostas concretas” na próxima sessão, agendada para o outono.

 
“Os Estados Unidos vão fazer mais para lutar contra as ideologias de ódio. Hoje, convido os vossos países a juntarem-se aos Estados Unidos” nesta luta, acrescentou o governante.

 

 

 

FOTO: JIM LO SCALZO/Reuters

 

JN

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *