Altice afasta despedimento coletivo na PT Portugal em encontro com ministro da Economia

Grupo que vai comprar a PT disse a Pires de Lima que irá respeitar os trabalhadores da PT Portugal e os sindicatos e adiantou que não pretende avançar com “medidas agressivas” na redução de efetivos.

 

O ministro da Economia reuniu-se hoje com o Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) para dar conhecimento do resultado da reunião em Paris, a 11 de fevereiro, que o ministro da Economia manteve com altos responsáveis da Altice, a empresa francesa que irá comprar a PT Portugal.

 

Embora a Altice não tenha dado garantias ao governo sobre a manutenção do postos de trabalho, salientou que vai respeitar os sindicatos e os trabalhadores e afirmou que não pretende avançar com “medidas agressivas” na redução de trabalhadores, disse Pires de Lima aos respresentantes do STPT. Pires de Lima disse que a Altice “mostra grande entusiasmo” com a compra da PT Portugal”, sublinhando que “é uma das mais importantes empresas para o seu projeto a nível global”.

 

O presidente da direção do STPT, Jorge Félix, disse ao Expresso que o sindicato quer que o acordo que no futuro vier a ser assinado entre os sindicatos e a Altice seja feito na presença de membros do Governo. O objetivo é dar-lhe “dignidade” e “responsabilidade adequada a um projeto tão importante para o país”.

 

Pires de Lima adiantou ainda que os responsáveis da Altice foram convidados a visitar, em março, algumas infraestruturas da PT espalhadas pelo país na presença de membros do executivo. “Fomos informados entretanto que a convite do sr ministro os representantes da Altice virão a Portugal, onde visitarão o Centro de Engenharia e Telecomunicações em Aveiro, o centro de dados da Covilhã e o arranque do Call Center de Vieira do Minho”, lê-se no comunicado do STPT. O centro de atendimento de Vieira do Minho é um projeto da Altice, não da PT Portugal.

 

O STPT, diz o sindicato, aguarda agora por uma reunião já solicitada à Altice para dar continuidade ao diálogo e acerto de princípios que regerão o relacionamento entre as partes.

 
Anabela Campos

23/02/2015
José Caria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *