Banco central quer estimular economia cabo-verdiana

O novo governador do Banco de Cabo Verde, João Serra.

 

 
O Banco Central de Cabo Verde, adopta uma nova política monetária de redução das taxas de juro, para dinamizar a fraca economia cabo-verdiana, atingida por uma forte taxa de desemprego e um fraco crescimento.

 

 

O recém nomeado, Governador do BCV (Banco Central de Cabo Verde), João Serra, que ocupou essas mesmas funções, no passado, acaba de anunciar, uma nova política de redução das taxas de juro, para apoiar a economia cabo-verdiana, atingida por um fraco crescimento e uma alta taxa de desemprego, sobretudo na camada mais jovem.

 

 
Em declarações à imprensa, cabo-verdiana,João Serra, declarou que o “BCV, espera ainda que os seus esforços, sejam acompanhados pela banca, no mesmo sentido, sendo importante, o estímulo ao crédito à economia, como base, para investimentos produtivos, indispensáveis, para o crescimento económico.”

 

 
Sobre esta questão de acompanhamento, o Governador do BCV, recebeu, a semana passada, os principais Presidentes e Directores-Gerais dos Bancos comerciais , que operam em Cabo Verde, com o objectivo de sensibilizados, a cooperar, no relançamento da economia cabo-verdiana, designadamente, no aumento ao crédito, aos principais sectores da economia do país.

 

 

Assim, o Banco Central, começou, por dar o lamiré, baixando as suas principais taxas moderadoras e directoras, algumas das quais, vão passar ,dos 3,75 por cento, para 3,5 por cento, ou ainda a taxa de absorção de liquidez, que passa de 0,5 por cento para 0,25 por cento.

 

 

O governador do BCV, justifica esta nova estratégia, devido à crise económica, em Cabo Verde, que depende fortemente da Europa, que tem estado, com os seus próprios problemas sociais, económicos e financeiros.

 
De notar que, as novas medidas, de estimulação da economia anémica cabo-verdiana, anunciadas, pelo Governador, do Banco Central de Cabo Verde, entraram em vigor, no dia 16 de Fevereiro de 2015.

 

 

Foto: DR

 
16/02/2015

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *