O Observatório Vulcanológico da Universidade de Cabo Verde anunciou ontem ter chegado ao fim a erupção na vulcão do Pico do Fogo no passado dia 8 de Fevereiro.
Após 77 dias, o Observatório Vulcanológico da Universidade de Cabo Verde (OV/Uni-CV) considera que a erupção terminou no dia 8 deste mês de Fevereiro visto que nesse dia se registaram as últimas emissões de gases e lava.
O vulcão, cuja erupção começou no dia 23 de Novembro passado naquela ilha do Sotavento cabo-verdiano, entrou assim numa fase de aparente acalmia.
Porém, nas últimas 24 horas verificou-se que o magma não está completamente parado. Tal facto é-nos mencionado por Bruno Faria, do Instituto de Geofísica de Cabo Verde, segundo o qual as probabilidades de nova erupção são baixas mas não nulas.
De recordar que resta por resolver a situação dos mais de mil deslocados de Chã das Caldeiras que continuam em alojamentos provisórios, uma localidade com alto índice de produtividade agrícola nomeadamente através da actividade vinícola ligada ao famoso vinho do Fogo.
A fase da reconstrução seguir-se-á e para tal a questão dos fundos é central. De referir que uma das actividades de angariação será o jogo particular entre as selecções cabo-verdiana e portuguesa de futebol a realizar no próximo dia 31 de Março em Portugal, no Estoril, e e cujas receitas reverterão a favor dos deslocados.
14/02/2015
rfi.fr