Ribeira Grande terá em 2016 ‘Praça Saudades da Terra’ em homenagem aos emigrantes

A cidade da Ribeira Grande, nos Açores, vai ter um monumento intitulado “Praça Saudades da Terra” de homenagem aos emigrantes, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Alexandre Gaudêncio (PSD).

 
“Será um projeto intitulado ‘Saudades da Terra’. Terá como principal objetivo homenagear a nossa comunidade emigrante. Será uma praça com quase cinco mil metros quadrados, onde o desenho que inaugurámos em Vancouver (na estátua de Joe Silvey) estará representado na Ribeira Grande”, afirmou o autarca, que visitou Vancouver e Toronto, no Canadá.

 
Alexandre Gaudêncio lembrou que o monumento inaugurado no dia 25 de abril, no Stanley Park, em Vancouver, de homenagem ao baleeiro açoriano Joe Silvey, quem em 1860 chegou à costa oeste do Canadá, casando com duas nativas do povo da Salish daquela região, vai estar ligado ao concelho da ilha de São Miguel.

 
“A pessoa que colocou a pedra (calçada) no monumento de Joe Silvey em Vancouver é da Ribeira Grande. Agora pretendemos elaborar o mesmo desenho na pedra que só existe aqui (na estátua no Stanley Park) num local de privilégio da cidade”, sublinhou.

 

 

O projeto já está numa fase adiantada, estando já efetuado um estudo, e agora o autarca pretende envolver ainda mais a comunidade emigrante.

 
“Agora vamos envolver a nossa comunidade emigrante para também angariarmos apoios para que possamos avançar com o projeto. No próximo ano (2016) vamos iniciar a ‘Praça Saudades da Terra’, e que deve nesse ano estar efetivamente concluída”, salientou.

 
O monumento estará localizado à entrada da cidade da Ribeira Grande, num local com bastantes potencialidades, que “está por explorar”, próximo de um Centro de Arte Contemporânea, e a uma praia que também será reabilitada.

 
“Pretendemos com este projeto dar uma outra vida àquela área da cidade. Queremos dar uma voz à comunidade emigrante, olhar de outra forma para os nossos emigrantes, principalmente do Canadá e dos Estados Unidos, envolvendo-os em torno do projeto, para depois mais tarde visitarem o local, levando a sua família, e dessa forma também promover o turismo, que é sempre importante”, concluiu Alexandre Gaudêncio.

 
A Ribeira Grande está localizada na costa norte da ilha de São Miguel e tem cerca de 13 mil habitantes.

 

 
SEYM // VM

Agência Lusa/TPT

01/05/2015

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *