Assim aconteceu à setenta anos, a maior celebração de que há memória na história moderna. A Vitória na Europa aos alemães nazis em oito de Maio, de 1945 foi declarada pelo Presidente Harry Truman.
Capa do Jornal Globo em 08 de Maio de 1945.
O Presidente Harry Truman em comunicado público declarou a vitória com estas palavras:
“Este é um momento solene, porém glorioso. Gostaria muito que [o falecido presidente dos EUA] Franklin D. Roosevelt estivesse vivo para presenciar este dia.
O General Eisenhower informou-me que as forças alemãs nazis renderam-se às Nações Unidas. As bandeiras da liberdade tremulam por toda a Europa. Nossos ataques não cessarão até que as forças militares e navais japonesas deponham suas armas em sinal de rendição incondicional.
Nós só podemos pagar as nossas dívidas de gratidão para com Deus, para com nossos mortos e nossas crianças se nos empenharmos – com devoção persistente ao trabalho e responsabilidades que recaem sobre nós.
Se eu pudesse dizer uma única palavra que representasse um lema para os próximos meses, ela seria “trabalho, trabalho e mais trabalho”.
A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão alemã da Polônia, em setembro de 1939, e terminou com a vitória dos países Aliados na Europa, com a rendição da Alemanha em maio de 1945. O dia 8 de maio foi declarado o dia “VE” (Vitória na Europa). O presidente americano Harry S. Truman declarou vitória na Europa, e prometeu continuar a guerra na região do oceano Pacífico até que o Japão se renda incondicionalmente.
Capa do San Jose Mercury Herald em 08 de Maio de 1945.
Hugo Amaral /Catarina Falcão
Observador
03/05/2015