O português Miguel Oliveira (KTM) terminou este domingo em segundo lugar o Grande Prémio de Espanha de Moto3, disputado em Jerez de La Frontera, no qual o italiano Valentino, Rossi conquistou o 200.º pódio da carreira.
Depois de garantir o terceiro lugar na grelha de partida, o português parece ter ultrapassado os problemas na sua KTM, bem como a má sorte que o acompanhou nas duas primeiras provas do campeonato e realizou uma excelente corrida no circuito de Jerez de La Frontera, terminando a prova a escassos 0.097 segundos do vencedor, o britânico Danny Kent (Honda).
Numa corrida bem mexida, o português trocou inúmeras vezes de posição, variando entre a liderança, o segundo e terceiro lugares, numa luta que ficou apenas decidida na travagem para a última curva, na qual foi mais forte Danny Kent, que aí conseguiu ‘roubar’ o primeiro lugar ao português.
Esta foi a quinta vez que Miguel Oliveira subiu ao pódio na carreira, a primeira esta temporada. Em 2012, Miguel Oliveira também tinha sido segundo no Grande Prémio da Austrália, igualando hoje o melhor resultado em Moto3.
Na categoria principal, do Moto GP, vitória tranquila para Jorge Lorenzo (Yamaha), que assim garante a primeira vitória de 2015. O espanhol terminou destacado do compatriota e bicampeão do mundo Marc Marquez (Honda), que dias antes da prova foi sujeito a uma intervenção cirúrgica ao dedo mindinho.
A fechar o pódio ficou o italiano Valentino Rossi (Yamaha), que assim atingiu a marca histórica de 200 pódios no mundial de motociclismo. Com 82 pontos ‘o doutor’, como é conhecido, continua na liderança do campeonato, à frente do compatriota Andrea Dovizioso (Ducati), que tem 67, e Jorge Lorenzo, que soma agora 62.
Na categoria intermédia de Moto2, a vitória acabou por sorrir ao alemão Jonas Folger (Kalex), que depois de sair da terceira posição, acabou por garantir o segundo triunfo do ano, encurtando assim distâncias para o francês Johann Zarco (Kalex), atual líder do campeonato.
Zarco lidera a classificação com 73 pontos, com 16 de vantagem sobre o Folger e mais 16 do que o terceiro, o espanhol Alex Rins (Kalex).
A próxima prova do mundial de motociclismo decorre no dia 17 de maio no circuito francês de Le Mans.
Foto: Roman Rios/EPA
Agência Lusa
03/05/2015