Jornalistas detidos por investigarem Mundial de Futebol do Qatar

Uma equipa da cadeia de televisão alemã WDR esteve detida no Qatar enquanto documentava a preparação do Mundial de futebol 2022, segundo um comunicado divulgado na segunda-feira. De acordo com a estação, a detenção ocorreu no dia 27 de março, altura em que os jornalistas e repórteres de imagem investigavam as condições de trabalho dos operários no Qatar.

 

 

 

“A equipa da WDR esteve detida enquanto filmava trabalhadores em Doha, capital do Qatar, tendo sido depois interrogada pelos serviços de segurança nacional, levada ao gabinete do procurador estatal e libertada 14 horas depois. A equipa foi impedida de deixar o país durante cinco dias até que o Ministro dos Negócios Estrangeiros permitisse a saída”, revelou a cadeia televisiva.

 

 

 
Segundo o mesmo comunicado, apenas a intervenção do embaixador alemão permitiu que a equipa regressasse à Alemanha, ainda que sem as filmagens obtidas.

 

 

 
“As câmaras, computadores e telemóveis pessoais foram apreendidos e devolvidos quatro semanas depois. Toda a informação foi apagada e parte do equipamento foi danificada”, refere também o comunicado.

 

 

 
O repórter Florian Bauer recorreu ao Twitter para confirmar as detenções: “Agora é público. Fomos detidos no Qatar, interrogados pela polícia e pelos serviços de inteligência. Não nos deixaram sair do país durante vários dias”.

 

 

 
O governo do Qatar, no entanto, salienta que a equipa não foi detida devido ao conteúdo das filmagens, mas sim por falta de autorização para filmagens.

 

 

 
“Qualquer jornalista que tenha visitado o Qatar conhece este tipo de processos e compreende que as fimagens em locais específicos sem permissão pode levar a repercussões legais”, refere um comunicado do Comité Supremo de Entrega e Legado, a entidade responsável pela regulamentação da prova.

 

 

 
O documentário em questão – “A Venda do Futebol- Sepp Blatter e o poder da FIFA” – foi transmitido na segunda-feira pela ARD, cadeia televisiva que colaborou com a WDR na produção.

 

 

 
Foto: KARIM JAAFAR / AFP

 

 
Por SAPO Desporto

 

 

 

16/05/2015

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *