Expresso – 19 de Fevereiro de 2015 – Poluição atmosférica aumenta em 25% após lançamento de foguetes do Ano Novo Chinês. / © Kim Kyung Hoon / Reuters
Para dar as boas-vindas ao ano da cabra e despedirem-se do ano do cavalo, centenas de chineses lançaram foguetes e fogos de artifício, cumprindo a tradição que acreditam afastar a má sorte.
Segundo as mensagens do Twitter da Embaixada dos Estados Unidos na China, num período de sete horas, a concentração de partículas PM 2,5 – das mais prejudiciais para a saúde – multiplicou-se em cerca de 25% entre as 18h de Pequim (10h em Portugal) e a 1h da manhã (17h em Portugal).
Estas partículas são consideradas extremamente prejudiciais à saúde, pois ao serem microscópicas (cerca de mil vezes mais pequenas que 2,5 milímetros), têm maior facilidade em entrar diretamente para os pulmões.
Pequim ficou coberto de uma espessa camada de fumo, que acabou por anular a diminuição da poluição coseguida com o encerramento das fábricas e a redução de tráfego nesses dias.
Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Segurança Pública na China, na totalidade, já 138 cidades do país asiático adotaram proibições, e 536 restringiram os fogos de artifício, para tentar desfrutar de um céu mais limpo nestas datas.
As autoridades têm feito vários apelos à população nas últimas semanas para que limitem o lançamento de foguetes para evitar a poluição acrescida.