Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram um protocolo de cooperação para a execução de um programa nas áreas do emprego, formação profissional, empreendedorismo jovem e recursos humanos, anunciou hoje em São Tomé fonte oficial cabo-verdiana.
O anúncio foi feito pela ministra do Emprego, Juventude e Desenvolvimento dos Recursos Humanos cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, à chegada a São Tomé para uma visita de quatro dias a São Tomé e Príncipe a convite do seu homólogo, Carlos Gomes, titular da pasta do Emprego e Assuntos Sociais.
“As áreas de requalificação profissional, empregabilidade jovem, emprego, inspeção-geral do trabalho, a questão do regime não contributivo da proteção social”, estão igualmente englobados neste protocolo, disse Janira Almada, que é também presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAICV, no poder).
Segundo a ministra cabo-verdiana, a assinatura do protocolo vai permitir que os dois países possam ter “melhores condições, mediante as relações institucionais incrementadas”, para se apoiarem mutuamente no desenvolvimento e na obtenção de oportunidades “entre as pessoas que deverão ser parte integrante dessa cooperação”.
O documento já havia sido discutido e preparado em Cabo Verde durante a recente visita do ministro são-tomense Carlos Gomes.
O protocolo contempla ainda a troca de alguns documentos que as duas partes consideram “transversais”.
“A juventude é considerada uma questão transversal, ou seja toda e qualquer medida governamental tem que ter em conta o impacto ou efeitos que terá na juventude”, explicou a ministra cabo-verdiana.
Segundo o programa de visita, Janira Almada, além de reuniões de trabalho com Carlos Gomes, tem agendado um encontro com o ministro da Juventude e Desportos, Marcelino Leal Sanches, e será recebida pelo Presidente Manuel Pinto da Costa, pelo presidente da Assembleia nacional, José da Graça Diogo, e pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Afonso da Graça Varela.
Do programa constam visitas a projetos de caráter agrícola e de reinserção de jovens, às comunidades cabo-verdianas radicadas em São Tomé e uma deslocação à região autónoma do Príncipe, onde também reunir-se-á com o presidente do governo regional, José Cassandra.
MYB // EL/13/8/2015