Com T-shirts e laços solidários a favor da Luta Contra o Câncer, cerca de 500 pessoas pararam o trânsito em várias ruas do Irounbond, para lembrar a importância da prevenção e do tratamento de todos os géneros de cânceres, com destaque para o câncer da mama que atinge uma mulher a cada 24 segundos no mundo.
A concentração teve lugar no Parque Peter Francisco (o nome de um herói português que combateu na guerra da independência deste país).
E à hora marcada (dez horas da manhã de domingo, 11 de Outubro,) a côr “rosa-choque”, tomava conta do centro do parque, respondendo assim ao apêlo dos mentores desta iniciativa que, pelo 4º ano consecutivo, realizam no Bairro Leste da cidade de Newark, a “Caminhada de Sensibilização” para a necessidade da prevenção, e luta contra o câncer.
Fazem parte desta organização o East Ward Councilman Augusto Amador, e o Angel Lucy Wellness Project, que contam também com o apoio da cidade de Newark, bem como da Horizon Blue Cross Blue Shield de New Jersey; St. Michael’s Medical Center; Consulado Geral do Equador, em New Jersey e Pennsylvania; St. James Health, Ironbound Business Improvement District (IBID); e East Side High School.
A Caminhada foi encabeçada por um veículo da polícia de Newark, com o objectivo de abrir caminho aos participantes que, com o objetivo de angariar fundos para o departamento de oncológia do St. Michael’s Medical Center, percorreram a Ferry Street, Fillmore St., Raymond Blvd., e Van Buren St., até ao East Side High School.
Ao longo do caminho, e falando baixinho, uma senhora aproximou-se de mim e confidenciou-me um dos assuntos que gostava de reivindicar nesta caminhada.
Miquelina (nome fictício), começou por me dizer que esteve em tratamento oncológico durante quatro anos, e que há um facto na vida das mulheres que mais ninguém pode calar.
“É preciso alertar que “muitos maridos se distanciam das mulheres, quando nelas é descoberto um câncer. Isso está errado”, lamentou. “No meu caso foi diferente, os meus familiares ficaram mais próximos de mim e foram quatro anos de muita batalha, muita oração e muito sorriso para esquecer os problemas.
Agora que estou curada e que consegui vencer essa malvada doença, percebo que o principal remédio para um tratamento eficaz, é sem dúvida o afecto” contou Miquelina. E aqui fica o seu “grito de alerta”.
Chegados ao East Side High School, encontrámos vários pontos de informação sobre como adquirir Seguro de Saúde, ou como conseguir ajudas para minimizar as despesas com assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado a outras esferas da atenção oncológica, como a prevenção, o acompanhamento, a reabilitação e os cuidados paliativos.
Sobre os serviços que a Horizon Blue Cross Blue Shield de New Jersey , soubemos que está a oferecer recursos grátis para ajudar as pessoas a compreender as suas melhores opções de seguro e ajudá-los com os próprios passos.
Mas, também é importante saber que, para ver todas as opções de Plano de Saúde qualificados disponíveis, o melhor será visitar o site do Seguro de Saúde de mercado no HealthCare.gov. ou através deste número de telefone, que fomos fomos autorizados a divulgar: 732-216-5895.
Em relação à Angel Lucy Wellness Project trata-se de uma organização que tem por objectivo apoiar os doentes e suas famílias, através da contribuição de dinheiro, para que as pessoas possam pagar despesas médicas, renda da casa, transportes quando se deslocam para fazer os seus tratamentos, e também, promover o progresso do conhecimento científico sobre a natureza, evolução, prevenção, e tratamento destas doenças.
Mário Santos, presidente do Angel Lucy Wellness Project, que também participou na caminhada, disse ao nosso jornal que “em caso que alguém necessite de mais informação e apoio, sobre este assunto, pode entrar em contacto com os seguintes enderessos: – Mário Santos – 188 Jerfferson Street – Suite 210 – Newark, NJ 07105 ou ainda através do correio electrónico de MarioSantos@santronics.net e para outra opção www.SANTRONICS.net
O vereador Augusto Amador que caminhou o trajecto acompanhado pela sua esposa, bem como, pelo Dr. Shavar Jeffries, ex-candidato à presidência da Câmara Municipal de Newark e também pelo vereador geral desta cidade, Carlos M. Gonzalez, disse ao The Portugal Times que “é importante continuar a apoiar um projecto tão motivador como este que visa estabelecer como uma das suas principais prioridades a prevenção e o combate Contra o Câncer.
O reconhecimento de que as doenças oncológicas constituem uma das grandes causas de morte também em Newark, assim como o aumento da incidência e mortalidade por câncer nos Estados Unidos, Augusto Amador deu ainda a entender que , esta organização de que faz parte, tem vindo a desenvolver inúmeras iniciativas destinadas a promover uma imagem realista acerca do câncer, da sua natureza e causas, bem como angariar fundos para ajudar a colocar um sorriso no rosto de muitas mulheres, homens e crianças.
O vereador Augusto Amador, durante a sua alucução no final da caminhada, deu a conhecer toda a história de conquistas e objetivos concretizados nos últimos quatro anos, e para celebrar a data e o sentido dos objectivos da organização, procedeu à plantação de uma árvore no Independence Park, acto este, considerado como o melhor exemplo da personificação da vida, em honra de todos quantos faleceram vítimas desta terrível doença.
Depois do acto da plantação da árvore, decorreu no auditório do East Side High School uma sessão onde foi realizada uma sessão de testemunhos por parte de quem já sofreu de câncer.
No final desta iniciativa foi também elogiada a participação de todos quantos aderiram a esta “Caminhada de Sensibilização”, referindo entre outros, o exemplo de “Os Tugas”, o grupo de bombos do S.C.P. de Newark, cujo exemplo pode ser seguido por outros grupos e organizações .
O grupo de bombos do Sport Club Português de Newark, “Os Tugas”, personificam o que em Portugal se designa por “Zés Pereiras” e desfilam pelas ruas tocando instrumentos de percussão e por vezes, acompanhados de gigantones e cabeçudos.
Outro dos elogios nesta 4ª Caminhada Contra o Câncer, foi para os elementos da polícia de Newark que cordenaram o trânsito para que esta caminhada decorresse sem incidentes, e também para a equipa do “Ironbound Ambulance Squad” que esteve de prevenção para socorrer a quem de auxílio urgente precisasse.
No final de mais esta iniciativa, a Organização da “Caminhada Solidária Contra o Câncer”, no Bairro Leste de Newark, agradeceu a participação de todos, e já pensa na 5ª edição para continuar a expôr a importância das lutas e da consciencialização em relação à doença do Câncer, ajudando desta forma a inundar a cidade de Newark, de mais esperança.
J.M./The Portugal Times/12/10/2015