O seleccionador nacional Fernando Santos revelou as suas escolhas para o Euro 2016

A dúvida manteve-se até às 20h30, altura em que Fernando Santos anunciou o nome dos 23 portugueses que vão marcar presença no Euro 2016, e confirmou-se o pior cenário para Bernardo Silva: uma lesão na coxa ditou o afastamento do jogador do Mónaco da competição que será disputada, a partir de 10 de Junho, em França. A indisponibilidade física do monegasco abriu as portas da competição a Renato Sanches. A presença do futuro jogador do Bayern Munique nos eleitos de Fernando Santos reforça a juventude do meio-campo de Portugal, em contraponto com enorme experiência do sector defensivo.

 

 

Sem surpresa, a comitiva portuguesa que a 9 de Junho viajará para Paris será composta por três guarda-redes, oito defesas, sete médios e cinco avançados. A dúvida no grupo dos eleitos por Fernando Santos residia na presença, ou não, de Bernardo Silva, que na passada sexta-feira sofreu uma lesão na coxa direita. O “10” do Mónaco foi observado pelo departamento clinico da Federação Portuguesa de Futebol, e o diagnóstico não foi positivo: paragem de cerca de três semanas. A indisponibilidade física de última hora de Bernardo Silva, que é agora forte candidato a marcar presença nos Jogos Olímpicos, obrigou Fernando Santos a rever os planos e o seleccionador optou por Renato Sanches, deixando de fora, por exemplo, Pizzi ou Tiago.

 

 

Com a ausência de Bernardo Silva e a entrada de Renato Sanches, que será mais uma opção para a zona central do meio campo, o mais provável é que João Mário, à semelhança do que aconteceu durante praticamente toda a época no Sporting, seja utilizado no flanco direito do ataque. O “17” sportinguista, considerado por muitos como o melhor jogador do campeonato nacional, é mesmo forte candidato à titularidade em França.

 

 

A chamada de Renato Sanches, um jogador com características bem diferentes dos restantes médios presentes na convocatória, reforça a juventude do sector intermédio: dos sete médios convocados, apenas Moutinho e Adrien têm mais do que 25 anos. Se no meio-campo há juventude q.b. (média de idades inferior a 24 anos), na defesa reina a experiência, destacando-se a veterania de Ricardo Carvalho, que hoje completa 38 anos. Excluindo dois laterais (Cédric e Raphaël Guerreiro), os restantes seis jogadores que compõe o leque de opções para a defesa de Portugal são “trintões”: a média de idades dos quatro centrais é superior a 34 anos.

 

 

Após anunciar o nome dos 23 eleitos, Fernando Santos começou por dizer que a sua escolha foi feita “após muita ponderação” e que não tem “lista de reserva”. “No dia 30 é que sai a convocatória final, porque estes são os que eu penso que podem ir. Mas ainda faltam jogos e não sei se pode acontecer, espero que não, uma infelicidade”, explicou o seleccionador nacional.

 

 

Confiante numa boa companha portuguesa – “Acredito e nós todos vamos acreditar que podemos chegar à final do Campeonato da Europa e vencer” –, Fernando Santos destacou a presença de “dez jogadores que nunca foram a uma fase final”, considerando que “há uma mistura clara de experiência com a irreverência da juventude”. “Isto prova que Portugal tem futuro”, concluiu o seleccionador português.

 

 

O estágio da selecção nacional começa a 23 de Maio, na Cidade do Futebol. Até à viagem para solo francês, a 9 de Junho, Portugal realiza três particulares, com Noruega (29 de Maio, no Dragão, no Porto), Inglaterra (2 de Junho, em Wembley, Londres) e Estónia (8 de Junho, na Luz, em Lisboa).

 

Na fase final do Euro 2016, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com Islândia, Áustria e Hungria.

 

 

Os 23 convocados

 

 

Guarda-redes
Rui Patrício
Anthony Lopes
Eduardo

 

 

Defesas
Vieirinha
Cédric
Ricardo Carvalho
Bruno Alves
Pepe
José Fonte
Eliseu
Raphaël Guerreiro

 

 

Médios
William Carvalho
Danilo
João Mário
Adrien Silva
André Gomes
João Moutinho
Renato Sanches

 

 

Avançados
Cristiano Ronaldo
Rafa
Quaresma
Éder
Nani

 

 

TPT com: Patrícia de Melo Moreira//AFP//David Andrade// Público// 17 de Maio de 2016 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *