A ação determinante do capitão Frank Fonseca e do bombeiro Carlos Henriques, salvou uma mulher grávida e duas crianças durante um violênto incêndio que teve lugar na cidade de Newark, Condado de Essex.
Este acto de salvamento prestado valeu-lhes a distinção de “Prémio Valor/2016”, atribuído no dia 5 de Maio pelo “200 Club of Essex County”. Uma organização formada por autoridades políticas, empresariais, comunitárias e de segurança, que tem por objectivo fundamental distinguir aqueles que pelos seus actos de enorme coragem, sentido do dever e espírito de sacrifício, arriscam tudo pelo bem comum.
A cerimónia de homenagem teve lugar no restaurante “Nanina’s in the Park”, na cidade de Belleville, New Jersey, e contou com a presença de várias figuras públicas do Condado de Essex, entre elas o xerife Armando Fontoura.
Durante as alocuções, os dois bombeiros luso-americanos (na foto à esquerda o capitão Frank Fonseca e o bombeiro Carlos Henriques), ouviram em sua honra, mensagens de felicitações pelos seus actos heróicos, vindas de, entre outros, Lori Hennon Bell, Presidente do “Clube 200”, de Ira Cohen, Membro do Conselho Executivo, Anthony Ambrose, Director de Segurança Pública da cidade de Newark, Armando Fontoura, xerife do Condado de Essex, e ainda do Chefe do Departamento de Bombeiros da cidade de Newark, John Centanni.
Nesta cerimónia e para além do capitão Frank Fonseca e do bombeiro Carlos Henriques, foram ainda homenageados com o “Prémio Valor” mais três bombeiros norte-americanos, sendo eles, Tony DeFeo, Michael Bellina e Carlo Dello Russo.
Armando Fontoura, xerife do Condado de Essex, também ele um português, elogiou os homenageados com palavras de profundo respeito e gratidão, bem como a todos os bombeiros, polícias e dirigentes das associações humanitárias “que nos ajudam a perspectivar um futuro de mais armonia e tolerância, maior segurança, estabilidade e paz”, concluiu o xerife Armando Fontoura.
Após os recebimentos do “Prémio Valor/2016” (na foto, esq./dir.), Armando Fontoura, Cohen Hennon Bell, Lori Hennon Bell, Tony DeFeo, Michael Bellina, Carlo Dello Russo, Frank Fonseca, Carlos Henriques, e John Centanni), houve a tradicional confraternização. Em relação aos méritos destes homens aqui homenageados, todos foram unânimes em reconhecer como exemplares as suas ações em prol do bem-estar das populações que servem, com dedicação, empenhamento e sacrifício pessoal.
O capitão Frank Fonseca desempenha uma das mais nobres tarefas de serviço público no Condado de Essex, há mais de vinte anos
Filho de pais naturais do concelho de Murtosa, Aveiro, o capitão Frank Fonseca cedo experimentou as dificuldades de sobrevivência das classes populares da costa leste dos Estados Unidos, para onde imigrou, quando tinha apenas 7 anos de idade.
Movido pela força de vontade, dos imigrantes que perseguem um sonho, Frank Fonseca quer continuar a desempenhar a sua nobre missão, com o característico orgulho de quem tem um ideal a cumprir.
Promovido a capitão durante o mandato do mayor de Newark, Cory Booker, actual Senador Federal dos Estados Unidos, e do Chefe do Departamento de Bombeiros desta cidade, Michael Lalor, Frank Fonseca faz questão de referir que os bombeiros são sempre a principal força, mais próxima dos cidadãos.
O capitão Fonseca que já passou de tudo um pouco ao longo dos seus mais de vinte anos de carreira, disse sentir-se honrado por fazer parte dos vencedores do “Prémio Valor” que tem por objectivo louvar e honrar as forças de segurança e os bombeiros e enaltecer o importante contributo que dão para a prossecução de uma das mais nobres tarefas de serviço público, que é a segurança, a protecção e o socorro das pessoas. Para o capitão Fonseca, o “Prémio Valor” significa também homenagear todos os homens e mulheres que quotidianamente são protagonistas, quantas vezes anónimos, de histórias de coragem, abnegação e altruísmo, que culminam, muitas vezes, com o sacrifício da própria vida.
Em nome de toda a equipa do The Portugal Times, parabéns aos homenageados!.
JM//The Portugal Times/ 17 de Maio de 2016