O luso-americano Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas

Emoção e orgulho marcaram a cerimónia de graduação dos 270 alunos, de várias nacionalidades e países, que finalizaram o liceu no “Seton Hall Preparatory School”, em West Orange, no estado de New Jersey.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 2 - Copy

Diante dos familiares, professores e coordenadores, os estudantes celebraram a passagem para uma nova etapa escolar conquistada com dedicação e muito aprendizado.

 

 

Entre eles, estava o jovem luso-americano Bruno Fernandes, que recebeu várias distinções e vai estudar Engenharia Mecânica e Aeronáutica,  na Universidade de Princeton, com bolsa suportável a 100%.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 3 - Copy

A cerimónia de graduação que decorreu no dia 22 de Maio, foi constituída por duas etapas. A primeira decorreu na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Newark(na foto, Bruno Fernandes com o seu colega e amigo Gabriel Ribeiro), e a segunda, no ”Seton Hall Preparatory School”, onde foram recebidos prémios e proferidos discursos.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 4 - Copy

A entrada de Bruno Fernandes no Ensino Superior constitui um passo importante para ele e sua família. Representa o iniciar de um novo projeto, que se faz acompanhar por múltiplos desafios, exigências e experiências de vida.

 Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 5 - Copy

Bruno Fernandes nasceu no Hospital Saint James, em Newark, e é filho de Irene e Gil Fernandes, naturais da freguesia de Cota, Concelho de Viseu.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 6 - Copy

O Gil e a Irene Fernandes emigraram para os Estados Unidos há cerca de 25 anos. O Bruno frequentou a escola da Wilson Avenue, em Newark,  onde foi aluno exemplar. Conquistou ao serviço desta escola alguns importantes troféus, entre eles o “mat olimpics” por duas vezes consecutivas. O  empenho e o sucesso acompanharam-no no “Seton Hall Preparatory School”, onde se tornou um excelente aluno, conquistando os mais importantes prémios da escola.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 7 - Copy

E não foi por acaso que Bruno Fernandes recebeu propostas de várias universidades de renome, entre elas a Universidade da Pennsylvania” (UPenn), em Philadelphia, Universidade de “North Eastern”, em Boston e a Universidade de Rutgers, em New Jersey.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 8 - Copy

Mas, como ser estudante universitário é uma experiência completa e integrada, cuja trajetória dos jovens, representa o culminar do seu percurso escolar, o Bruno escolheu a universidade dos seus sonhos e vai para Princeton, como atrás referi, estudar Engenharia Mecânica e Aeronáutica,  “com bolsa suportável a cem por cento”.

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 9 - Copy

Consciente de que para dar resposta a tamanhos desafios, o estudante necessita desenvolver um conjunto de competências chave, que lhe permitem auxiliá-lo na adaptação bem sucedida à universidade e ainda, na transição para o mercado de trabalho, Bruno Fernandes faz questão de agradecer ao seu conselheiro Mr. Barnit, bem como a todos os professores e funcionários, que com ele lidaram ao longo dos últimos anos, e em especial ao presidente da escola católica “Seton Hall Preparatory School”, Monsenhor Kelly (na foto), que fez questão de elogiar o Bruno “pelos desafios superados”.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 10 - Copy

Mr. Barnit (na foto), conselheiro do Bruno na “Seton Hall Preparatory School”, elogiou a trajectória de trabalho deste aluno luso-americano que após estes anos de estudo e desafios, recebeu o diploma da “Seton Hall Preparatory School”, que é um marco na vida de qualquer pessoa”.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 11

Para Mr. Sears (na foto), que é o director do “Griffin Bridges Programa Scholarship”, o Bruno merece que a Universidade de Princeton seja parte significativa da elaboração do seu projeto de carreira, de preparação para o exercício profissional, mas também de desenvolvimento pessoal e social, de conhecimentos e competências gerais e específicas. Porém, “tudo consiste em dedicação e a recompensa de qualquer aluno, depende do seu esforço”.

 

 

Segundo Gil Fernandes, pai do Bruno, “o desejo dele sempre foi seguir a carreira de engenheiro”. Uma profissão que vem ganhando cada vez mais força nos Estados Unidos e no Mundo. Agora, espero que o Bruno prossiga a sua carreira de engenharia mecânica e aeronáutica, dada a sua importância para o desenvolvimento do país e do mundo, e por ser uma área que também apresenta grandes desafios diários”, destacou.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 12

Dizem os professores que a escolha e a preparação para uma profissão são algo que se dá num tempo reduzido (realização de um curso). A carreira é algo que se concretiza num tempo extenso, dinâmico. É um projeto que tem início antes mesmo da graduação começar e que não acaba com a sua conclusão. “É um caminho a ser percorrido ao longo da vida de quem realiza um trabalho que lhe deverá trazer prazer, realização pessoal e profissional”.

 

 

“O Bruno é um bom aluno e merece continuar a carreira académica”, disse Helena Oliveira, sargento do Xerifado do Condado de Essex, estado de New Jersey (na foto). E por aquilo que dizem colegas e professores, o Bruno Fernandes vai dar continuidade à  carreira académica, dos seus sonhos, para desenvolver soluções inovadoras em prol da sociedade. “É que, para além das suas próprias expectativas, nele estão também investidas as expectativas da sua família, bem como as expectativas da sociedade para que o Bruno seja mais capaz, que se sinta mais realizado e que esteja sempre empenhado na construção de um mundo melhor”, disse a sargento.

 

 

Helena Oliveira, desejou ainda que os jovens continuem a estudar e a aprender cada vez mais, e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo “Seton Hall Preparatory School”, na preparação de alunos para as melhores universidades do mundo.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 13

A “Seton Hall Preparatory School”, geralmente chamado de “Seton Hall Prep” ou “O Prep”, é uma escola católica romana do ensino médio, localizada na comunidade suburbana de West Orange no Condado de Essex, New Jersey, e opera sob a supervisão da Arquidiocese de Newark.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 14

Fundada em 1856, a “Seton Hall Prep” foi originalmente localizado no campus da “Universidade Seton Hall”, onde se tornou conhecida como “Prep”. Uma maneira de se distinguir de “The University.”  Em 1985, o “Prep” mudou-se para a sua actual localização, que era, na época, a “West Orange High School”.

 

 

“Seton Hall Prep” tem uma população estudantil de 951 alunos e é a mais antiga escola preparatória, da faculdade católica em Nova Jersey.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 15

Profundamente entusiasmado com a história e com as relações estabelecidas com o mundo que o rodeia, o Bruno, agora estudante universitário, transporta consigo uma bagagem única, cujo conteúdo não o define, mas o explica.

 

 

Bruno Fernandes, chegou aqui seguindo o seu próprio itinerário, a caminho de um futuro que se desenhava ao longe e agora é já presente. A Universidade de Princeton saúda-o e acolhe-o, oferecendo-se como sua casa, para que o Bruno a ela se possa referir como “a minha universidade”.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 16

Fundada no dia 22 de Outubro de 1746 como “College of New Jersey”, a Universidade Princeton é a quarta mais antiga dos Estados Unidos. Antes de se estabelecer na cidade que lhe deu o nome, em 1756, a instituição passou um ano na cidade de Elizabeth e outros nove na cidade de Newark até se estabelecer no “Nassau Hall”, num terreno doado por Nathaniel Fitz Randolph, membro de uma tradicional família da região.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 17

Em 1896, quando as ofertas do programa aumentaram, a então faculdade ganhou “status” de universidade.

O lema da universidade é “educar para que seus alunos sirvam a nação”. Como resultado, das suas salas de aulas saíram dois presidentes dos EUA, Woodrow Wilson (vencedor do Nobel da Paz de 1919) e James Madison, além de 44 governadores e centenas de legisladores estaduais. A Câmara dos Deputados, por exemplo, passou a receber um aluno de Princeton a cada ano desde 1789.

 

 

Princeton mantém-se entre as dez melhores universidades do mundo. No Academic Ranking of World Universities 2015 ocupa a 6ª posição; já no ranking da publicação britânica Times Higher Education (THE), aparece em 7ª.

 

 

Actualmente a instituição tem uma população estudantil de com mais de 7.500 alunos sendo 12% deles estrangeiros.  A Universidade de Princeton, possui cursos de graduação e pós-graduação, sendo reconhecida como uma das melhores universidades do mundo, principalmente nas áreas ligadas à matemática, física e astronomia, engenharia, economia, sociologia, história e filosofia.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 18

Estudar na Universidade de Princeton, custa cerca de 45 mil dólares por ano, apenas de mensalidade, sem incluir os gastos com moradia e alimentação. A universidade também aplica a política de “need blind” para todos os candidatos. Isto é, os alunos são aceites independentemente se podem ou não pagar as mensalidades. Em geral, àqueles que não têm condições de arcar com os custos, recebem bolsas de estudo. Cerca de 60% dos alunos da graduação recebem bolsas de estudos anuais de, em média, 48 mil dólares.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 19

Célebre pelo corpo de pesquisa, nos anos 1950 Princeton chegou a ter o físico alemão Albert Einstein como professor. Ele lecionava no Instituto de Estudos Avançados, alojado num de seus 180 prédios.

Entre os muitos grandes intelectuais que já passaram por seus corredores estão 38 vencedores do Nobel, incluindo John F. Nash, o matemático que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”; Daniel Kahneman, Paul Krugman, Mario Vargas Llosa e Angus Deaton, vencedor do Nobel de Economia de 2015.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 20

A Universidade de Princeton também está entre as mais ricas, recebendo por ano a quarta maior doação do mundo entre universidades, com mais de 11 bilhões de dólares. Através destes valores a Universidade de Princeton mantém importante museu com acervo permanente com obras raras, como as de Claude Monet e Andy Warhol, entre outros proeminentes artistas.

 

Bruno Fernandes terminou o liceu com distinção e vai estudar na universidade onde Albert Einstein deu aulas 21

Esta instituição de ensino norte-americana é constantemente mencionada na cultura popular, inclusive em filmes e séries como Gossip Girl; A Nova Cinderela; House, M.D.; The Big Bang Theory; Uma Mente Brilhante e The Fresh Prince of Bel-Air.

 

 

Entre outros famosos que estudaram na Universidade de Princeton estão também, Charles Conrad; Astronauta e terceiro homem a andar na Lua; Eric Schmidt, presidente do Google; Jeff Bezos, fundador da Amazon; F. Scott Fitzgerald, autor de “O Grande Gatsby”; e Michelle Obama, primeira-dama americana.

 

 

E é aqui neste espaço de ensino histórico que o jovem universitário Bruno Fernandes vai enfrenta dois grandes desafios: o da emancipação e autonomia, especialmente relativamente à família, e o da integração e pertença ao espaço social e cultural oferecido pela universidade no quadro da multiplicidade de relações com pessoas, ideias e projetos.

 

 

Como referiu Ann Landers: “as oportunidades normalmente apresentam-se disfarçadas de trabalho árduo e é por isso que muitos não as reconhecem”.

A equipa de The Portugal Times deseja ao Bruno Fernandes as maiores felicidades na sua carreira académica.

 

 

JM/The Portugal Times// 25 de Maio de 2016

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *