“Não descuidem a prática da língua portuguesa”, apelou Rebelo de Sousa aos portugueses que vivem nos Estados Unidos

No dia 21 de Setembro, perante cerca de mil portugueses e luso-descendentes, que estiveram presentes no New Jersey Performing Arts Center, em Newark, New Jersey, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a “bem sucedida integração” dos portugueses nos Estados Unidos, mas pediu-lhes que não descuidem o ensino e a prática da língua portuguesa, a pensar nos seus filhos e netos.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-2

Marcelo Rebelo de Sousa que chefiou a delegação portuguesa na 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que decorreu de 20 a 26 de Setembro em New York, deslocou-se a Newark para um encontro com a comunidade portuguesa e luso-americana, da Costa Leste, onde presidiu a uma recepção em sua honra.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-3 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-4 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-5

À chegada, o Presidente da República Portuguesa (que se  fazia acompanhar por vários membros do seu gabinete, e não só, entre eles a ex-cônsul de Portugal em Newark, Drª Natércia Teixeira, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Santos Silva), foi recebido sob uma efusiva salva de palmas.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-6

Entre os convidados estavam o mayor de Newark, Ras Baraka, o Cônsul Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Soares de Oliveira, e ainda os luso-americanos Armando Fontoura, xerife do Condado de Essex, Augusto Amador, vereador da cidade de Newark, Eliana Pintor-Marin, legisladora do estado de New Jersey, Dr. Manny Grova Jr., vereador da cidade de Elizabeth, Dr. Alberto Santos, mayor da cidade de Kearny, professor Paulo Pereira, vereador e vice-mayor da cidade de Mineola, na região de Long Island, estado de New York, Sérgio Granados, vice-presidente do Conselho de “Freeholders” (legisladores) do Condado de Union, New Jersey, Dr. José Carlos Adão, Adjunto de Coordenação do Ensino Português, nos Estados Unidos, Daniel da Ponte, senador estadual de Rhode Island, João Camacho, professor da Universidade de Kean, Manuela Bairos, Cônsul de Portugal em New York, Dr. Caesar DePaço, Cônsul Honorário de Portugal, em Palm Coast, Flórida, os conselheiros das comunidades portuguesas Manny Viegas (Flórida), João Pacheco (Massachusett’s), Dr. Gabriel Marques e Bruno Machado (que representam 170 mil portugueses, de Nova Iorque, New Jersey, Pennsylvania, Delaware, Connecticut, Michigan e Caraíbas), Mário Marques, Presidente da Secção do PSD-USA, Maria João Ávila, ex-deputada do PSD pelo Círculo Fora da Europa, Alberto Coutinho, ex-legislador de New Jersey, os padres  António Nunes Gonçalves Rocha e João Carlos de Sousa, das igrejas de Nossa Senhora de Fátima das cidades de Elizabeth, e Harrison, estado de New Jersey, os presidentes dos clubes Sport Clube Português de Newark e PISC, em Elizabeth, Jack Costa e José Carlos Brito, respectivamente, uma representação da Escola Lusitana de Long Branch, New Jersey, os artistas António Rendeiro e Fernando da Silva, Carlo Teixeira, Presidente da Sociedade Fraternal Portuguese Continental Union, da Costa Leste, uma representação de vinhos portugueses (Quinta do Vale), da Região do Dão (importadora AIDIL), os empresários Phil Neto, António Matinho, Deanna Padovani-DePaço, Al M Medina, Manuel Morais, José Mário Gomes, Manuel Carvalho, Ricardo Brochado, Al Silva, Manny Lopes, Adelino Pastilha, e etc., os professores Joe Rendeiro, Manuel Carrêlo, entre muitas outras personalidades políticas, empresariais, associativas e culturais desta região dos Estados Unidos da América.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-7

Os luso-americanos Dr. Alberto Santos, mayor do município de Kearny, New Jersey (na foto à esquerda) e o professor Paul Pereira, vereador e vice-mayor de Mineola, estado de New York, também faziam parte da lista de convidados.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-8

Presentes neste encontro Presidencial, estavam também (na foto esq/dir.) a Cônsul de Portugal em New York, Drª Manuela Bairos, o casal Al Medina, Maria João Ávila, Dr. César DePaço, Cônsul Honorário de Portugal em Palm Coast, Flórida, Drª Deanna Padovani-DePaço e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-9

A legisladora luso americana do Estado de New Jersey, Eliana Pintor-Marin, apresenta cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-10

O xerife luso-americano Armando Fontoura, faz a entrega de um cartão de identidade do xerifado do Condado de Essex, ao Presidente da Répública, nomeando-o xerife adjunto, sob o olhar atento do mayor Ras Baraka e do Cônsul Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Soares de Oliveira.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-11

Um momento de boa disposição, com mais uma oferta de “galhardetes” ao Presidente.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-12

O vereador luso-americano de Newark, Augusto Amador (ao centro na foto),  assistindo e participando no momento do “reencontro”.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-13

Após os cumprimentos iniciais, foi assinado na presença do Presidente da República um protocolo de cooperação entre o Consulado Geral de Portugal em Newark e a Câmara Municipal desta cidade.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-14 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-15 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-16 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-17

A seguir à assinatura do protocolo o professor Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se para a sala de espectáculos do New Jersey Performing Arts Center, onde estavam cerca de mil pessoas para ouvir o Presidente e a fadista lisboeta Raquel Tavares.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-18 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-19 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-21

O Presidente Rebelo de Sousa começou o seu discurso a seguir à entoação dos hinos dos Estados Unidos e Portugal,  e logo após a projeção de um vídeo demonstrativo das capacidades turísticas, gastronómicas e culturais de Portugal.

 

 

Depois de cumprimentar os convidados presentes, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a “bem sucedida integração” dos portugueses nos Estados Unidos e contou que quando esteve na receção do Presidente dos Estados Unidos da América aos chefes de Estado dos países membros das Nações Unidas, na terça-feira, dia 20 de setembro, ouviu de Barack Obama “palavras muito significativas” sobre os luso-americanos.

 

 

“Não apenas sobre aqueles que próximos do Presidente o acompanham e são luso-americanos, mas também um membro do seu executivo, vários assessores, vários colaboradores no gabinete, mas também aqueles que, no Congresso, a nível federal como a nível estadual, como a nível local se dedicam ao serviço público”, disse.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-22

O Presidente da República recordou que “Portugal foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América, apesar de ter a mais antiga aliança da sua história com a Inglaterra, hoje Reino Unido”.

 

 

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a “bem sucedida integração” dos portugueses nos Estados Unidos, mas pediu-lhes que não se esqueçam de ensinar, praticar e divulgar a língua portuguesa, a pensar nos seus filhos e netos. “Há um apelo que eu tenho de fazer, um apelo à importância da língua portuguesa”, pediu.

 

new-picture

O Presidente Marcelo salientou a importância dos recursos e os conhecimentos dos Portugueses no exterior “que podem contribuir para uma maior afirmação de Portugal no plano internacional, apoiando, por exemplo, a entrada de produtos e de empresas nacionais em novos mercados e também no domínio da valorização da nossa língua e da nossa cultura. O papel fundamental das comunidades portuguesas não pode ser esquecido”, disse.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-24

Durante o discurso, o Presidente da República anunciou também que o 10 de junho vai ser comemorado, todos os anos, em Portugal território físico e em Portugal território espiritual, fora do território físico. “A minha ideia como Presidente de Portugal é celebrar o Dia de Portugal alternadamente em Portugal e fora de Portugal. É uma forma de dizer que não vos esquecemos”, afirmou.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-25

Depois do discurso do Presidente da República foi a vez de subir ao palco a fadista Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo. Raquel Tavares apresentou temas do seu novo trabalho “Raquel”, um registo onde a artista mostra todo o seu mundo. A genuinidade  em que está enraizada a identidade de Raquel Tavares, é reconhecida pelo público, que a recebe com um carinho e gratidão únicos.

 

 

Raquel canta pela primeira vez com 5 anos de idade, e aos 12 anos já participa em concursos de fado, conquistando 14 primeiros lugares, entre eles o da mítica Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa em 1997.

 

 

Em 2006 edita o seu disco de estreia “Raquel Tavares”, que lhe vale de imediato os prémios Amália Rodrigues e Casa da Imprensa na categoria revelação.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-26

Desde então Raquel tem desenvolvido um percurso que já a levou a alguns dos palcos mais importantes do mundo, em países como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Argentina, China, Estados Unidos ou Austrália, entre muitos outros.

 

 

Em 2014 o conceituado jornal “A Folha de São Paulo” elege os seus concertos no Festival de Fado do Brasil entre os 5 melhores do ano, juntamente com artistas como Paul McCartney, Caetano Veloso ou Arctic Monkeys.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-27

Sete anos depois do último registo, chega até nós o seu terceiro álbum de originais, produzido por Fred Pinto Ferreira, JP Ruela e Tiago Bettencourt. O album “Raquel” apresenta-se como sendo um reflexo da própria artista, que desta vez nos transporta para a sua essência mais profunda, onde o Fado impera, mas também um conjunto de sonoridades e vivências que fazem de Raquel Tavares uma artista muito especial.

Com a participação de Carlão, Rui Veloso ou António Serrano, “Raquel” foi gravado por um extraordinário grupo de músicos que contribuem para este álbum marcante.

 

 

Raquel Tavares na sua actuação em Newark mostrou que as suas variações de voz, os efeitos de tom baixo e sussurro, foram de grande qualidade vocal. Em palco esteve “solta” como é costume, sem exagerar, mas dando destaque ao que cantava e passando para a assistência a alegria do seu canto.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-28 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-29 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-30

No final do concerto Marcelo Rebelo de Sousa subiu novamente ao palco para cumprimentar a fadista Raquel Tavares que apresentou um trabalho mais maduro, não só do ponto de vista artístico, mas, acima de tudo, pessoal. Características que lhe valeram efusivos aplausos do público.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-31

Depois do concerto teve lugar “um beberete” no hall do New Jersey Performing Arts Center onde o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa  foi rodeado durante mais de uma hora, pelos portugueses e luso-descendentes presentes, respondendo a pedidos de beijos e abraços e aceitando tirar fotografias.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-32 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-33 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-34 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-35 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-36 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-38 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-40 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-41 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-42 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-43 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-44 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-45

E enquanto o Presidente da República atendia a todos os pedidos, os convidados aproveitavam a oportunidade para “colocar a conversa em dia” e  saborear um dos melhores vinhos da região do Dão: “Quinta do Vale”!…

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-46 nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-47

Os vinhos Quinta do Vale, da Região Demarcada do Dão, são vinhos gastronómicos, com acidez excepcional de aromas complexos e delicados. O seu carácter, complexidade, elegância, equilíbrio e maturidade, faz uma combinação perfeita com a gastronomia Atlântica e Mediterrânica.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-48

Os vinhos da “Quinta do Vale” deixaram entender que o mundo do vinho é um mundo de apaixonados e de não-conhecedores, que querem conhecer.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-49

Esta iniciativa foi também um convite para os luso-americanos começarem a olhar mais  para o Dão como uma região vinhateira com potencial para o enoturismo. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, visivelmente satisfeito com esta recepção, apelou ainda aos emigrantes portugueses e empresários luso-americanos nos Estados Unidos, para que invistam em Portugal.

 

 

Conheça do perfil do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

O novo Presidente da República popularizou-se primeiro como ilustre professor de Direito na Universidade de Lisboa e depois como comentador televisivo ao domingo. Pode-se dizer que a televisão fez, ao longo destes anos, a grande campanha a favor do professor, pois foi através dela que Marcelo se tornou uma figura mediática aos olhos do povo português.

 

nao-descuidem-a-pratica-da-lingua-portuguesa-apelou-marcelo-aos-portugueses-nos-estados-unidos-50

Dizem os que com ele convivem de perto que Marcelo tem contacto fácil com a população, distribui mimos junto de jovens e adultos e dispensa os cartazes e as formalidades para passar a sua mensagem.

 

 

Saiba parte do curriculum do novo Presidente da República de Portugal

 

 

Marcelo Rebelo de Sousa é Professor Catedrático no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa onde se doutorou.

 

 

É atualmente o Presidente do Conselho Científico do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) daquela instituição. Também foi Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Professor Catedrático convidado da Faculdade de Direito da mesma Universidade e membro da Comissão Instaladora, do Conselho Científico e Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, de que é doutor honoris causa.

 

 

É um destacado intelectual público e comentador político, tendo exercido vários cargos políticos de relevo, entre as quais as de Presidente do Partido Social Democrata, de Vice-Presidente do Partido Popular Europeu e de Membro do Conselho de Estado. No exterior, foi Negociador do ante-projecto da Faculdade de Direito de Bissau.

 

 

É autor de inúmeras obras científicas e membro de diversas associações jurídicas nacionais e internacionais. Pela sua actividade jurídica e docente foi condecorado com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É sócio honorário da Academia Portuguesa de História e sócio honorário e membro do Conselho Literário do Grémio Literário.

 

 

Em 1972, foi um dos fundadores do semanário “Expresso” e fez parte da comissão que elaborou a primeira Lei de Imprensa em Democracia, tendo sido Deputado à Assembleia Constituinte, integrando a primeira delegação portuguesa ao Conselho da Europa.

 

 

Entre inúmeros títulos académicos e não-académicos, são de destacar os vários tomos de Direito Administrativo Geral  e as Lições de Introdução ao Estudo do Direito de que é co-autor, o precursor Os Partidos Políticos no Direito Constitucional Português, O Valor Jurídico do Acto inconstitucional e Direito Constitucional – I- Teoria da Constituição e a importante revista Legislação. Cadernos de Ciência da Legislação, a cujo Conselho Coordenador pertenceuCoordenou ainda, em conjunto com Jorge Miranda, a obra colectiva sobre os Dez anos da Constituição.

 

 

JM//CMM//VR//The Portugal Times// 23 de Setembro de 2016

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *