Embaixador dos EUA em Portugal deixa Lisboa a 20 de janeiro

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, deixará Lisboa a 20 de janeiro, cumprindo assim uma norma estabelecida sempre que uma nova administração norte-americana é eleita, indicou na sexta-feira à agência Lusa fonte da representação diplomática.

 

 

Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais do passado dia 8 de novembro, será empossado a 20 de janeiro.

 

 

“O embaixador Sherman iria sempre partir depois das eleições, independentemente dos resultados eleitorais”, afirmou a fonte da embaixada norte-americana, precisando que todas as novas administrações pedem aos embaixadores políticos, aqueles que não são diplomatas de carreira, para saírem.

 

 

“Ocasionalmente, uma exceção pode ser feita, mas a norma é que os embaixadores partam, dando espaço para que a nova administração nomeie os seus embaixadores. O embaixador Sherman partirá de Lisboa a 20 de janeiro de 2017”, disse a mesma fonte, acrescentando que o representante diplomático tem várias iniciativas previstas até à data de partida, como uma deslocação ao Porto e a participação num almoço promovido pela Associação de Amizade Portugal – EUA, em conjunto com a Câmara de Comércio Americana em Portugal e o American Club.

 

 

Advogado de formação e de carreira, Robert Sherman foi nomeado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, como embaixador dos Estados Unidos em Lisboa em julho de 2013.

 

 

Um ano depois, e após a sua nomeação ser aprovada pela comissão de Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano (câmara alta do Congresso norte-americano), Robert Sherman apresentou credenciais, em finais de maio de 2014, ao então Presidente Cavaco Silva.

 

 

Tal como os seus antecessores em Lisboa nas últimas duas décadas, Robert A. Sherman é um embaixador político e não um diplomata de carreira.

 

 

Licenciado em Direito pela Universidade de Boston, Sherman foi um dos fundadores do escritório de advogados Greenberg Traurig (em Boston), onde exerceu desde 1999, e foi procurador-geral adjunto do estado do Massachussets entre 1991 e 1993.

 

 

Em janeiro de 2013, o advogado integrou o Conselho do Memorial do Holocausto, organismo que dirige o museu Memorial do Holocausto.

 

 

A sua primeira deslocação em Portugal, após ter apresentado credenciais, foi aos Açores, nomeadamente à base militar das Lajes, na ilha Terceira.

 

 

Em janeiro de 2015, Robert Sherman anunciou em Lisboa a decisão de Washington de reduzir gradualmente os trabalhadores portugueses e os civis e militares norte-americanos da base das Lajes.

 

 

Em novembro passado, o embaixador disse que a base das Lajes “continua estratégica” para os EUA e que aquele país não quer deixar a infraestrutura, mas salientou que as “necessidades militares” vão ser decisivas.

 

Durante o Campeonato Europeu de Futebol de 2016 (Euro 2016), o embaixador norte-americano ganhou notoriedade junto da opinião pública portuguesa, ao ter divulgado vários vídeos de apoio à seleção nacional.

 

 

Dois dias depois da eleição do candidato republicano Donald Trump, o embaixador Robert Sherman afirmou que a relação entre Portugal e os Estados Unidos iria “não só manter-se, mas também fortalecer-se”, defendendo na mesma altura, sobre o Presidente eleito, que era preciso “uma mente aberta”.

 

 

“A relação entre os Estados Unidos e Portugal vai não só manter-se forte, como vai fortalecer-se. Portugal está a aumentar a presença no mundo, no espaço da inovação, e o maior exemplo é a Web Summit, mas também a eleição de Guterres para secretário-geral da ONU, e portanto a relação com os EUA vai ser ainda mais forte “, considerou então Sherman, num encontro com jornalistas em Lisboa.

 

 

Quem é Robert A. Sherman, que agora termina o seu mandato de embaixador dos USA em Portugal?

 

 

 

Robert A. Sherman, natural de Boston, Massachusetts, chegou a Lisboa no dia 5 de Abril de 2014 para desempenhar as funções de Embaixador dos Estados Unidos da América para a República de Portugal. Apresentou as suas credenciais ao Presidente da República de Portugal, Sua Excelência o Prof. Aníbal Cavaco Silva, no dia 30 de Maio de 2014.

 

 

Desde a sua chegada a Portugal que o Embaixador Sherman adoptou a diplomacia económica do século XXI como prioridade. Nas suas viagens pelo país tem-se encontrado com líderes do governo e da comunidade empresarial para saber dos próprios quais os seus desafios e oportunidades. Numa parceria com o governo português, o Embaixador Sherman tem usado uma abordagem de base no contacto com as empresas locais e até andou numa Harley Davidson no Alentejo na primeira de várias viagens que fez pelo país para divulgar os benefícios da Parceria de Comércio e Investimento (TTIP, sigla em inglês).

 

 

Um dos principais objectivos do Embaixador Sherman tem sido a promoção do investimento bilateral. Ele liderou uma delegação de investidores e empresários portugueses à cimeira SelectUSA que teve lugar em Washington, em Março de 2015. Também trouxe muitos investidores a Portugal para que conhecessem a alta qualidade da inovação e empreendedorismo dos portugueses. Em Junho de 2015, por exemplo, a Embaixada organizou a vinda de uma missão comercial sobre Biotécnica e Ciências da Vida encabeçada pelo laureado Nobel Dr. Craig Mello para promover a cooperação e oportunidades de negócio entre instituições de pesquisa, investidores e empresas dos Estados Unidos e de Portugal.

 

 

Noventa dias após a sua chegada a Portugal, o Embaixador Sherman e a mulher, Kim Sawyer, lançaram o Connect to Success, iniciativa de bandeira da Embaixada no campo do empreendedorismo feminino, que compreende um programa de Corporate Mentorship, um programa de MBA/Masters Consulting e workshops práticos gratuitos.

 

 

Num mundo cada vez mais interdependente, cheio de ameaças e desafios complexos, o Embaixador tem seguido a agenda do Presidente Obama de liderança “inteligente”, tentando encontrar mais formas de os Estados Unidos e Portugal, juntamente com outros aliados, poderem usar as suas capacidades em questões de segurança internacional. Em Portugal, o foco tem estado no reforço do compromisso em áreas como segurança marítima na África Ocidental, cibersegurança, narcoterrorismo e NATO.

 

O Embaixador Sherman tem demonstrado a sua paixão por Portugal, o seu povo e a sua cultura e está empenhado em ajudar os americanos a descobrir Portugal, tal como os navegadores portugueses descobriram “o Novo Mundo” há 600 anos.

 

 

Antes de se tornar Embaixador, Robert Sherman foi um dos fundadores dos escritórios de Boston da Greenberg Traurig, uma firma de advogados internacional.

 

 

O Embaixador Robert Sherman tem um B.A. em Ciência Política da University of Rochester e um J.D. da Boston University School of Law. É casado com a empresária e advogada Kim Sawyer e tem dois filhos adultos.

 

 

Antigos embaixadores dos EUA em Portugal

 

 

R. Henry Norweb Junho 1944 – Fevereiro 1945
Herman B. Baruch Abril 1945 – Março 1947
John C. Wiley Junho 1947 – Março 1948
Lincoln MacVeagh Junho 1948 – Fevereiro 1952
Cavendish W. Cannon Agosto 1953 – Setembro 1954
M. Robert Guggenheim Agosto 1953 – Setembro 1954
James C. H. Bonbright Fevereiro 1955 – Novembro 1958
C. Burke Elbrick Janeiro 1959 – Agosto 1963
George W. Anderson, Jr. Outubro 1963 – Junho 1966
W. Tapley Bennett, Jr. Julho 1966 – Julho 1969
Ridgway B. Knight Julho 1969 – Fevereiro 1973
Stuart Nash Scott Janeiro 1974 – Janeiro 1975
Frank C. Carlucci Janeiro 1975 – Fevereiro 1978
Richard J. Bloomfield Março 1978 – Junho 1982
Henry Allen Holmes Outubro 1982 – Junho 1985
Frank Shakespeare Outubro 1985 – Outubro 1986
Edward Morgan Rowell Janeiro 1988 – Março 1990
Everett Ellis Briggs Maio 1990 – Setembro 1993
Elizabeth Frawley Bagley                   Setembro 1994 – Outubro 1997
Gerald S. McGowan Janeiro 1998 – Junho 2001
John N. Palmer Novembro 2001 – Setembro 2004
Alfred Hoffman, Jr. Novembro 2005 – Novembro 2007
Thomas F. Stephenson Dezembro 2007 – Junho 2009
Allan J. Katz Abril 2010 – Julho 2013

 

 

JM//TPT com: AFP//Lusa//Observador//JN// 30 de Dezembro de 2016

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *