Papa Francisco anuncia tema para as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa

O Papa Francisco anunciou hoje que as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em Lisboa, em 2022, terão como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, segundo a agência Ecclesia.

 

 

“A próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente'”, afirmou Jorge Bergoglio, no Vaticano.

 

 

Segundo a agência Ecclesia, o tema das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) é uma passagem do Evangelho de São Lucas.

 

 

Durante o discurso, o líder da Igreja Católica manifestou a intenção de que este tema promova uma harmonia entre o itinerário para a próxima JMJ e o caminho da Igreja Católica após o sínodo dedicado às novas gerações.

 

 

No final da Jornada Mundial da Juventude 2019, que decorreu entre 22 e 27 de janeiro na Cidade do Panamá, foi anunciado o nome da cidade de Lisboa como a próxima capital da juventude católica de todo o mundo em 2022.

 

 

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica.

 

 

Reagindo ao anúncio do Papa, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse que o tema convoca à ação, mais do que a uma atitude de observação.

 

 

“Muitos somos mais espetadores do que atores e, evangelicamente, não pode ser assim. Por isso a escolha do Papa sobre este tema”, disse o cardeal à Manuel Clemente à agência Ecclesia, sublinhando que os jovens estão disponíveis para “ir ao encontro dos outros e fazerem da sua vida algo muito bonito, não só para si, mas para os outros”.

 

 

Hoje foram também conhecidos os temas das jornadas de 2020 (“Jovem, eu digo-te, levanta-te!”) e 2021 (“‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”).

 

 

 

Lisboa é hoje palco de conferência mundial de jovens e governantes da área da Juventude

 

 

 

Cerca de 100 delegações de responsáveis pela área da juventude de todo o mundo reúnem-se entre hoje e domingo em Lisboa numa conferência que abordará o papel da juventude na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

A Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e o Fórum da Juventude “Lisboa+21″ regressa a Lisboa 21 anos depois de Portugal ter organizado a primeira edição do evento, em 1998.

 

 

Em debate estarão temas emergentes da juventude, entre os quais o desenvolvimento sustentável e a crise climática e Portugal apresentou como condição que todas as comitivas fossem compostas por, pelo menos, um jovem.

 

 

A União Europeia, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o espaço ibero-americano estarão significativamente presentes em Lisboa, à semelhança de vários outros Estados — do Cazaquistão à República Dominicana, dos Estados Unidos ao Sudão do Sul, do Butão a Santa Lúcia.

 

 

Em declarações à agência Lusa o ministro da Educação, responsável pela pasta da juventude e anfitrião da conferência, explicou que o objetivo é construir com os jovens de hoje o futuro de amanhã.

 

 

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

 

 

“É com os jovens que temos de construir o objetivo do desenvolvimento sustentável. São eles que comunicam à geração seguinte as premências do seu tempo”, disse Tiago Brandão Rodrigues em declarações à Lusa a propósito do evento que está a ser organizado também pelo Conselho Nacional da Juventude.

 

 

Em 1998, o Governo Português, em cooperação com os parceiros do Sistema das Nações Unidas, organizou a Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que se tornou um marco no trabalho em torno das políticas de Juventude.

 

 

Na Declaração final, ministros e demais líderes mundiais presentes, comprometeram-se a trabalhar com a Juventude num conjunto de políticas e programas que fossem ao encontro das preocupações dos jovens e melhorassem as suas vidas.

 

 

Estes compromissos cobriam as áreas prioritárias do setor, tal como definido no Programa Mundial de Ação para a Juventude, adotado em 1995 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

 

Agora, os Estados são chamados a intensificar os seus compromissos para integrar a perspetiva da Juventude na implementação da Agenda 2030 e da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude 2019 e do Fórum da Juventude “Lisboa+21″ resultará uma Declaração renovada sobre Políticas e Programas de Juventude (Lisboa+21), no quadro da Agenda 2030.

 

 

O ministro da Educação, anfitrião da Conferência intervêm na sessão deabertura, assim como o fará o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o primeiro-ministro português, António Costa, encerram os trabalhos no domingo, dia em que será apresentada a declaração.

 

 

Marcam ainda presença nesta Conferência Mundial a Presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa Garcés, e a Enviada do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Jayathma Wickramanayake.

 

 

“Lisboa+21″ é organizada pelo Governo Português – através do Ministério da Educação – e pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Cerca de 100 jovens voluntários estarão a apoiar o evento.

 

 

 

TPT com: AFP// TIZIANA FABI//AEP//DN//EXPRESSO//MadreMedia / Lusa// 22 de Junho de 2019

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *