O que significa ser o ‘segundo filho’ de uma família real?

Hora da visita: William levou o filho George ao Hospital St. Mary para visitar a mãe e conhecer a irmã recém-nascida.

 

 

Desde que nascem estão debaixo do radar dos media e de milhões de pessoas, mas as responsabilidades e até atitudes na vida mudam, do herdeiro ao trono mais velho para o seu irmão mais novo..

 

 

Provavelmente, o pequeno George já deve ter uma ideia de que a família aumentou e que vai ter de partilhar o seu espaço no apartamento A1 do Palácio de Kensington com um bebé mais pequeno. Talvez ainda não saiba que isso significa também partilhar o mimo e atenção dos pais ou o que significa ser ‘o irmão mais velho’, sobretudo numa família real.

 
Mas apesar de ser vivida lado a lado, com as obrigações e deveres próprios de quem nasce em berço real, a vida de príncipes irmãos pode tornar-se muito diferente, no que respeita a responsabilidades, formas de ser e ao que deles se espera, como indica um inquérito feito em janeiro no Reino Unido pela YouGov, um organismo de pesquisas de mercado e opinião pública, citado pelo jornal The Independent.

 

 

 

 

O inquérito apurou que o herdeiro mais velho tem mais probabilidade de vir a tornar-se o mais responsável dos irmãos. Mas os súbditos de Isabel II acreditam ainda que o irmão mais novo é, normalmente, mais divertido e descontraído (46%, em oposição aos 36% que não pensam desta forma).

 

 

As estatísticas mostram ainda que os irmãos mais velhos têm uma probabilidade 34% mais alta de virem a ter mais sucesso na vida do que os mais novos – George, que provavelmente chegará a rei um dia, já parte em vantagem.

 

 

O inquérito mostrou ainda que os irmãos mais novos tendem a sentir-se um pouco mais favorecidos pela atenção dos pais.

 

 
No site YouGov pode ler-se, hoje, que 48% dos britânicos acreditam que o nascimento de um novo herdeiro à Coroa faz bem à moral da Nação, enquanto 40% pensam que isso não tem qualquer efeito. Os números aproximam-se, apesar de tudo, indicando que a maneira como os súbditos de Isabel II vêem a Família Real e a sua importância social e política pode estar a mudar.

 

 

 

A princesa que hoje nasceu será a quarta na linha de sucessão ao trono, depois do avó, Carlos, do pai, William, e do irmão, George.

 

 

 

E segundo uma emenda feita em 2012 à lei de Sucessão à Coroa, não será ultrapassada na sua prioridade por nenhum eventual irmão mais novo, pelo tio ou por qualquer outro membro masculino da família real britânica, como acontecia no passado. Os tempos são outros, até para as princesas.

 
Foto: BEN STANSALL
Activa.pt
02/05/2015

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *