Projeto Cantar Portugal em Paris lança ‘hino’ da comunidade portuguesa

Lançado pela Clave de Soft, uma instituição que tem por objetivo promover o ensino da música em Portugal, o projeto «Cantar Portugal em Paris», acaba de dar origem a uma canção que pretende ser o ‘hino’ da comunidade portuguesa local e que será apresenta a 31 de Maio, na Salle des Fêtes Léo Ferré, em Bagneux, França, no âmbito da festa de apresentação do DVD ‘Cantar Portugal em Paris’.

 

 

 

Gravado em março deste ano, o álbum reúne 20 canções tradicionais orquestradas pela Clave de Soft, além do hino da comunidade participante e ainda temas do repertório dos agrupamentos musicais que participam no DVD. “Celebrar as raízes musicais que unem as comunidades portuguesas e reforçar os seus laços, são os principais objetivos deste projeto”, informa uma nota à imprensa divulgada Clave de Soft, mentora do projeto.

 

 
A ideia da gravação de um ‘hino’ alusivo aos portugueses em Paris teve por fundo enaltecer a relação que a diáspora local, sem esquecer os lusodescendentes, mantém com Portugal.

 

 

 

Reuniu o consenso e o apoio da comunidade portuguesa que integra a iniciativa, entre turmas de língua portuguesa, agrupamentos musicais, associações e paróquias portuguesas, e que conta com a participação da embaixadora do projeto em Paris, Madalena Trabuco.

 

 

 

“Cantar o hino com todos os participantes é uma doce mistura de saudade e de alegria. Um grande momento de emoção”, afirma a cantora lusodescendente Madalena Trabuco que começou a gostar de música, ainda em pequena, inspirada pelos seus pais. Também para os lusodescendentes dos grupos participantes, o hino é descrito como “comovente” por espelhar a relação com uma terra a que se sentem ligados e que sentem também como sua.

 

 

 

“A criação de um hino para a comunidade portuguesa de Paris no âmbito do projeto «Cantar Portugal» é quase um imperativo tendo em conta os objetivos desta iniciativa. De facto, com ela pretendemos fortalecer os laços que unem a comunidade a Portugal, reforçando o sentido de pertença a uma cultura e um sentimento comuns, tão brilhantemente personificados no próprio poema do hino que os emigrantes e lusodescendentes em Paris criaram.

 

 

 
É o grande momento do espetáculo em que a sala inteira abre os corações para partilhar essa energia que nos liga a todos à pátria mãe”, reforça João Mota Oliveira, mentor do projeto «Cantar Portugal» (www.cantarportugal.com) e autor da música do hino.

 

 

 

A canção será interpretada, em conjunto, por todos os presentes, num espetáculo que tem encontro marcado para as 14h30, na Salle des Fêtes Léo Ferré, em Bagneux, e contará com a participação especial de Júlia Ribeiro. Reservas podem ser feitas através do e-mail filipa@clavedesoft.pt .

 

 

 

O «Cantar Portugal em Paris» é desenvolvido pela Clave de Soft-Música, Educação e Cultura em parceria com a CCPF (Coordenação das Coletividades Portuguesas em França) e conta com a chancela da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, o patrocínio da companhia aérea oficial Aigle Azur e do Délices du Pays-Spécialités Portugaises bem como o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Paris, do Camões IP, do INET-MD, da FCSH, da Cap Magellan, da Lusopress e da Associação Amicale Portugaise de Viroflay. O espetáculo é ainda apoiado pela autarquia de Bagneux.

 

 

 

Ana Grácio Pinto

 

 

27/05/2015

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *