O nadador olímpico Pedro Oliveira decidiu colocar um ponto final na carreira de alta competição. O atleta, que representava o Estrelas de São João de Brito, diz que a falta de apoios financeiros foi um dos motivos que o levou a tomar a decisão.
Em declarações à TSF, Pedro Oliveira explicou que ainda poderia vir a participar em alguns jogos olímpicos mas sublinhou que olhando para a situação “onde está e onde poderia estar” a conta bancária, “ir a mais uns jogos olímpicos ou não iria influenciar nada” o seu futuro em termos profissionais.
O nadador queixou-se também da falta de apoios. “Se as empresas apoiassem e investissem mais em campanhas publicitárias com atletas talvez a coisa fosse um bocadinho ao sitio, como se costuma dizer”.
Segundo Pedro Oliveira, “se forem só as federações a acarretar com o salário de todos os atletas, a coisa nunca vai funcionar”.
Pedro Oliveira afirmou ainda que “já não era possível conciliar os treinos de alta competição com um trabalho em part-time” que mantinha nos últimos anos.
O atleta garante que vai continuar a viver nos Estados Unidos, onde há dois anos concluiu a licenciatura em Ciências do Desporto.
Pedro Oliveira teve como melhor resultado olímpico um 20º lugar nos 200 metros costas nos jogos de Londres em 2012.
O nadador de Rio Maior conquistou ainda duas medalhas de prata nos Europeus de juniores em 2005 e 2006 e, em termos absolutos, marcou presença nas meias-finais do Mundial de 2007 e 2009 nas quais foi 14º classificado nos 200 metros costas e 200 metros mariposa.
TSF/8/1/2016