E pronto. Estará decidido. Com vitórias estrondosas na Florida, estado decisivo, Hillary Clinton e Donald Trump só precisarão agora da nomeação de democratas e republicanos para seram oficialmente os candidatos dos dois partidos às eleições de novembro, onde se decide quem ocupará o lugar de Barack Obama na Casa Branca.
No caso de Trump, a vantagem foi tão avassaladora desde as projeções iniciais, que Marco Rubio, a jogar em casa (é o senador republicano da Florida), anunciou de imediato, ainda nem a contagem dos votos ia a meio, que suspendia a campanha e se retirava da corrida à nomeação.
Hillary terá mesmo feito o trio. Nos outros estados onde se votou nesta outra terça-feira decisiva para as primárias americanas, a senadora democrata ganhou igualmente na Carolina do Norte e no Ohio, segundo as projeções da CNN. Este último, um triunfo importante já que o estado era considerado ‘amigo’ de Bernie Sanders. Já nos republicanos, Trump terá ficado à frente na Carolina do Norte, mas não no Ohio, onde a sondagem da CNN dava John Kasich como vencedor.
Sede de campanha de Marco Rubio evacuada devido a um “pó branco”
A sede de campanha do candidato republicano, Marco Rubio, foi esta terça-feira à tarde evacuada por causa de um “pó branco” descoberto dentro de uns envelopes. O caso está a ser investigado pelo FBI e pelos bombeiros.
Os membros da equipa de Rubio foram evacuados para o terraço do edifício, localizado em Washington DC, e ainda não se sabe de que substância se trata. O porta-voz Alex Conant disse à ABC News que a equipa de materiais perigosos encontra-se a revistar o escritório.
Anonymous declaram guerra a Donald Trump
O grupo de “hackers” ativistas Anonymous declarou guerra a Trump e anunciou que está disposto a partilhar informações embaraçosas sobre o candidato republicano.
Donald Trump é o candidato inesperado do Partido Republicano às presidenciais de 2016 que está a chocar o mundo. Quando o empresário apresentou a sua candidatura, ninguém acreditou que pudesse vir a ganhar a relevância que tem agora, mas a verdade é que, neste momento, é apontado como o candidato preferido no campo republicano, mesmo sem contar com o apoio interno do partido.
Se vários são os seus apoiantes, várias são também as vozes que se insurgem contra o controverso candidato. A mais recente é a dos Anonymous, o famoso grupo internacional de hackers ativistas.
Como já é hábito da organização, a “declaração de guerra” veio em forma de vídeo, onde o grupo anuncia que pretende sabotar a campanha de Trump expondo informações embaraçosas. A iniciativa, explicam, deve-se à “campanha inconsistente e cheia de ódio que não só chocou os EUA como também todo o planeta”. O grupo já publicou o número de Segurança Social do candidato para mostrar que é capaz de aceder a informações privadas e que está disposto a partilhá-las.
TPT/CNN/OBS/EPA/AFP/ 16 de Março de 2016