Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram

A comissão organizadora das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2016, na cidade de Newark, estado de New Jersey, que vão ter lugar nos dias 10, 11 e 12 de Junho nesta cidade, levou a efeito a tradicional imposição das faixas de “Grande Marshall” e “Jovem do Ano”, em cerimónia que decorreu durante o jantar designado como “Noite Portuguesa”, cerimónia esta realizada no dia 6 de Maio no restaurante Mediterranean Manor, em Newark.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 2

Os nomeados para “Grande Marshall” e “Jovem do Ano” das Comemorações do Dia de Portugal em Newark/2016, são o empresário de restauração António Nobre e a jovem promissora aluna do East Side High School, de Newark, Samantha Cabrera, que tem raízes portuguesas.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 3

Estiveram presentes várias personalidades, políticas, culturais e empresariais da cidade, entre elas o Cônsul Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Soares de Oliveira (1º na foto de pé à direita), Helena Oliveira, em representação do Xerifado do Condado de Essex, Augusto Amador, vereador da cidade de Newark,  Joseph Parlavechio, membro directivo do Partido Democrata, de New Jersey ((1º na foto à esquerda, sentado), Carlos M. Gonzalez, vereador da cidade de Newark, e ainda o consultor Pedro Belo, administrador da empresa PJBelo Consulting, LLC.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 4

Participou ainda nesta iniciativa a luso-americana Eliana Pintor Marin, legisladora do estado de New Jersey, aqui ladeada pelos membros da  “Portuguese American Police Association” (José Barros, à esquerda e Billy Correia, à direita), uma organização fundada em 1993 e constituída por elementos policiais luso-americanos que se encontram a prestar serviço em várias esquadras e departamentos policiais dos Estados Unidos da América e que tem como objectivo principal ser um dos elos de ligação entre a comunidade portuguesa e a sociedade americana.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 5

O East Side High School, que é um liceus mais emblemáticos de Newark, com uma população estudantil de mil e quinhentos alunos, esteve representado pelo seu director (“principal”).

Trata-se do Dr. Mário Santos, que também foi nomeado “Grand Marshall” do Dia de Portugal em Newark/2015, e que chegou acompanhado pela sua esposa.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 6

Fernando Grilo, presidente da União de Clubes Luso Americanos de New Jersey(1º na foto à esquerda), aqui acompanhado por Manuel Pereira, director do Rancho Folclórico “Barcuense”, também estiveram presentes na “Noite Portuguesa”.

De referir que Fernando Grilo foi o responsável pela realização do Dia de Portugal em Newark, após a “era Bernardino Coutinho”, o mentor desta iniciativa, e demitiu-se do cargo este ano, devido a divergências com o vereador luso-americano de Newark, Augusto Amador.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 7

O Sport Newark e Benfica, que foi fundado em 1969 e é a filial número 21, do Sport Lisboa e Benfica, também esteve representado por alguns dos seus membros directivos.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 8

Esta colectividade, para além do convívio social e cultural que proporciona aos seus sócios e amigos, é também o centro de uma importante actividade desportiva, voltada sobretudo para as camadas mais jovens e também para os veteranos.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 9

Entre os convidados da “Noite Portuguesa” estava também uma comitiva da região da Serra da Estrela, contituída por empresários e autarcas, entre eles, Carlos Santos, Dr. Albino Leitão, ex-presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Dr. Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Arqº. António Saraiva,  Gabril Rodrigues, Carlos Andrade e Alexandrino Costa, presidente do Centro Cultural “Os Serranos” de Newark. O objectivo principal da sua presença nos Estados Unidos está relacionada com a promoção dos produtos da região da Serra da Estrela nos Estados Unidos. Uma iniciativa “que visa também ajudar Portugal, nestes tempos de crise”, disseram ao The Portugal Times.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 10

E enquanto isto, na entrada do salão efectuava-se a habitual recepção aos convidados. Segundo alguns elementos da organização com quem o The Portugal Times falou, mais de duzentas pessoas estiveram presentes para jantar, aplaudir os artistas e os homenageados da noite.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 11Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 12Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 13Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 14Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 15Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 16Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 17Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 18Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 19Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 20Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 21Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 22

Uma noite de boa disposição onde foi realçado o poderoso e significativo papel desenvolvido pela Comunidade Portuguesa neste país de acolhimento. Uma comunidade que criou positivas referências nos mais variados campos de actividade, que também dignificam e fortalecem Portugal.

 

Um destes exemplos é o Dr. Joaquim Correia, “ex-Grand Marshall do Dia de Portugal/2014”, que foi muito “assediado” pela comunicação social presente.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 23

Joaquim Correia, é natural de Ermesinde, Porto, e imigrou para os Estados Unidos no dia 4 de Setembro de 1973, juntamente com os pais, quando tinha apenas 13 anos de idade.

Mas, nessa altura, estava longe sequer de sonhar que haveria de estudar nas três melhores universidades dos Estados Unidos, e tornar-se um doutor, dos melhores.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 24

Joaquim Correia, que é actualmente um dos médicos Electrofisiologistas mais conceituados dos Estados Unidos, disse ao The Porugal Times que “chegou a hora de sem demagogias, render justiça aos emigrantes portugueses que nos Estados Unidos e no Mundo dignificam o nome de Portugal e com o seu trabalho honesto contribuem para a paz, o progresso e a prosperidade dos países que os acolheram”.

Após a conversa que manteve connosco, o Dr. Joaquim Correia dirigiu-se para a mesa da administração do Hospital Saint Michael’s Medical Center onde o esperavam, para juntos, degustarem o jantar da noite.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 25

Depois do jantar teve início o protocolo que esteve a cargo de Luís Pires, do qual fez  parte também a entoação dos hinos dos Estados Unidos e Portugal, aqui interpretados pela jovem Alexandra Marques.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 26

Após a entoação dos hinos nacionais, houve as habituais apresentações, seguindo-se a cerimónia da imposicão das faixas e os tradicionais discursos “da praxe”.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 27

O Dr. Pedro Soares de Oliveira, Cônsul Geral de Portugal em Newark, New Jersey, Delaware e Pennsylvania, referiu na sua mensagem que “sendo esta uma efeméride de todos, é de inteira justiça destacar o trabalho e a dedicação dos vários colectivos que ao longo dos anos e décadas assumiram a responsabilidade de as realizar e liderar, neste ano, a Comissão do Dia de Portugal. Gostaria ainda de valorizar a tradição enraizada de distinguir e homenagear personalidades que servem a comunidade e são motivo de orgulho para todos nós. Faço votos que as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas sejam neste ano de 2016 partilhadas por ainda mais portugueses e luso-americanos, de todas as idades, para que o testemunho e a responsabilidade dessa herança floresça nas novas gerações e todos continuemos a representar a cultura e a língua portuguesa e a elevar o nome de Portugal”, concluiu o Cônsul Geral.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 28

Augusto Amador, vereador do Bairro Leste da cidade de Newark, também discursou e teceu alguns considerandos sobre a importância destas comemorações. Na sua mensagem, “puxou dos galões da sua veia poética” e dedicou um dos seus poemas a estas comemorações, referindo nele que “há uma terra para além do mar que me engole os olhos e me consome em dias de ausência.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 29

Há um país para cá do paredão que entendo ainda neste tempo de inverno. Na minha carne viva há anjos de fogo a arder. Há um canal de raiva que se prende em beijos ternos sempre que faço uma viagem”, disse Augusto Amador.

Abordado pelo The Portugal Times sobre se tinha mais algumas palavras a acrescentar sobre esta efeméride, o vereador respondeu que não.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 30

E a festa prosseguiu com os discursos de agradecimento de António Nobre, e Samantha Cabrera, respectivamente “Grande Marshall” e “Jovem do Ano”, das Comemorações do Dia de Portugal em Newark/2016.

António Nobre, empresário de restauração, alimentação e bebidas, é proprietário do conhecido restaurante Solmar, na cidade de Newark, e da empresa de importação e distribuição de vinhos portugueses Wine Enterprise, com sede nesta cidade.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 31

O “Grand Marsahall” do Dia de Portugal em Newark/2016, nasceu na Quinta de Riba Fria, freguesia de Lamas, concelho de Cadaval. Casou quando tinha 18 anos de idade e iniciou a sua vida profissional antes de ter ingressado na vida militar, onde prestou serviço durante 48 meses.

Com uma actividade ligada ao sector das carnes, com produção e comercialização em Portugal, António Nobre quando atingiu os 25 anos de idade tinha já sob a sua responsabilidade duzentos e vinte e dois empregados(222). Mas, segundo este, “por razões diversas e políticas”, acabou por fechar toda a sua actividade em Portugal.

Em 1982 tomou a decisão de emigrar para os Estados Unidos onde ingressou na actividade da restauração. O seu primeiro emprego foi no ex-Portuguese Pavillion Restaurante, em Newark, New Jersey.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 32

António Nobre conta ainda que se aventurou pela área da construção civil, mas voltou para a área da restauração comprando um “lunch truk” onde se manteve durante seis anos. Em 1991 comprou o Solmar Restaurante que é considerado actualmente um dos restaurantes mais afamados de Newark, onde confecciona e divulga o melhor da gastronomia portuguesa, factores que lhe têm proporcionado a conquista de vários prémios, fazendo parte da sua enorme lista de clientes, individualidades do “jet set” da política e da cultura portuguesa e americana.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 33

António Nobre, após a imposição da faixa de “Grande Marshall”, valorizou ainda o apoio que sempre recebeu da família e deu a entender aos convidados presentes que  “a sorte vem depois de muito trabalho e que nada cai do céu”.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 34

Samantha Cabrera, tem 17 anos de idade. Nasceu na cidade de Rahway, no estado de New Jersey e tem raízes portuguesas. Não fala português, mas o sentir é igual. Tem orgulho na sua ascendência e para ela há linguagens “especiais” que são iguais em qualquer parte do mundo.

Samantha é uma criança que passou uma infância sofrida. Apresenta-se como uma rapariga humilde e trabalhadora que sonha vencer os desafios impostos pela vida. Dos pais, não guarda boas recordações e faz questão de referir que foi criada e educada pelos avós.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 35

Segundo alguns elementos da Comissão do Dia de Portugal em Newark/2016, “os feitos demonstrados por Samantha A. Cabrera, ao longo dos seus 17 anos de idade, mereceram-lhe a nomeação de “Jovem do Ano”. Samantha Cabrera redescobre força e energia e queremos ajudar a transmitir-lhe ousadia para se colocar no mundo de forma activa e positiva”.

E a marcha para que o seu sonho se torne uma realidade já começou. Samantha vai iniciar a carreira académica na universidade de “Seaton Hall”, no estado de New Jersey.

Em conversa com o The Portugal Times, Samantha agradeceu a todos quantos tornaram possível este sonho e disse que “o processo não é fácil, mas é possível”.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 36

Depois das homenagens e do jantar, segui-se a parte cultural da “Noite Portuguesa”: Eduardo Marques, Anita Guerreiro e o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, fizeram a festa.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 37

Eduardo Marques, que continua a mostrar interdisciplinaridade na sua classe vocal, iniciou a sua actuação recordando Paulo de Carvalho, um nome incontornável na música portuguesa das últimas décadas.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 38

Prosseguindo com o espectáculo, que foi curto, Eduardo Marques mostrou uma pequena parte do talento que o levou a participar como actor e cantor, nos musicais Navio dos rebeldes ( nomeado para os Globos de Ouro), Peter Pan, Fame, High-School Musical, Phantom of the Opera e Les Miserables.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 39

Depois de Eduardo Marques, seguiu-se a ctuação de Anita Guerreiro,  uma das mais carismáticas e populares artistas do fado, do teatro e da televisão portuguesa.  “Anita Guerreiro é Lisboa”, dizem!

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 40

Actualmente mais na televisão, onde participa regularmente em telenovelas e séries de comédia, Anita Guerreiro continua a ser muito estimada pelo público.

Tal como muitos outros, Anita Guerreiro, cujo nome de baptismo é  Bebiana Guerreiro Rocha Cardinalli, começou, com apenas sete anos de idade, por ser uma das fadistas infantis que mais se identificava com o bairro de onde vinha, – sendo por isso conhecida como “a miúda do Intendente”, bairro onde nascera no dia 13 de Novembro de 1936.

A Anita Guerreiro se deve a criação de um fado-canção que ficou na boca do povo e até Amália gravou: Cheira a Lisboa, que criou em 1969 na revista Peço a Palavra.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 41

Ironicamente e pouco depois desse sucesso colossal, que obteve na sua carreira artística, nomeadamente no teatro de revista, Anita Guerreiro teve necessidade de se afastar durante um longo período de tempo. Nesse período de afastamento, Anita Guerreiro manteve-se a cantar Fado, gravando e actuando no estrangeiro, em longas temporadas na Europa, Canadá e nos Estados Unidos da América, locais onde recebeu os aplausos do público, nomeadamente das comunidades de emigrantes. Reflexo desse êxito são os Óscares de Popularidade que Anita recebeu em 1987 e 1988, em Fall River, Estados Unidos, país onde casou.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 42

E porque Anita nos trouxe mais uma vez o fado que foi partilhado por fidalgos, por vadios e marinheiros, e que a aristocracia boémia sentiu pelas ruas e vielas de Lisboa, bem como pelas tabernas e pelas mulheres, Anita Guerreiro recebeu mais uma vez os calorosos aplausos dos portugueses e portuguesas que participaram nesta noite de festa na cidade de Newark, em honra e Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 43

E como festa portuguesa sem folclore não é festa, após a actuação de Anita Guerreiro entrou no salão do Mediterranean Manor o conceituado Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, que tem a sua sede em Newark, New Jersey.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 44Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 45Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 46

Fundado no dia 15 de Janeiro de 2010, o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez-USA tem já muitos adeptos.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 47Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 48

Constituído por mais de meia centena de elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos, o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, nos Estados Unidos, faz questão de mostrar com alegria, que se quer juntar àqueles que divulgam com saber, as danças e os cantares da região do Minho, neste lado do Atlântico.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 49

A recolha e pesquisa da origem dos seus trajes e das suas danças, é fruto de um dedicado trabalho feito pela direcção deste grupo, tendo em conta as tradições do Baixo Minho.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 50

E é precisamente este legado cultural que os responsáveis do Rancho Folclórico da Casa de Arcos de Valdevez pretendem transmitir aos mais novos, que se mostram interessados em ocupar de uma forma diferente os seus tempos livres, depois do horário escolar americano, e muitos deles, também, após as aulas de português.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 51Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 52Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 53

Aqui, pais, filhos e netos, vivem o folclore com alegria, conscientes da importância do seu papel, na aprendizagem, preservação e divulgação, dos usos e costumes da região, dos seus ancestrais.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 54

Para finalizar a sua actuação, os elementos do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez convidaram todos os presentes a “saltar para a roda” para darem uns passos de dança onde entrou também o Cônsul Geral de Portugal em Newark, Dr. Pedro Soares de Oliveira.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 55

E é assim, equipados desta forma, que os elementos do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, com sede em Newark, querem mostrar, na América do Norte, as danças e cantares, que reflectem a vida campesina da região do Minho.

Os aplausos dirigidos a este rancho folclórico são estímulos de coragem para continuar o trabalho iniciado e cujo futuro parece ser prometedor.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 56

Prometedoras são também as iniciativas do Sport Clube Português de Newark, cujos membros continuam a ajudar a manter um indiscutível e profundo significado de afirmação e identidade do nosso povo neste país de acolhimento.

 

 

Nesta “noite portuguesa”  e através do seu presidente Jack Costa, fizeram questão de realçar o simbolismo destas comemorações transportando  o busto de Luís de Camões, deste clube português para o salão onde decorreu o evento, ajudando a dar, desta forma, um ar mais formal e camoniano à sala.

 

 

De referir que Sport Clube Português de Newark foi fundado no dia 17 de Dezembro de 1921 e é um dos clubes portugueses que tem vindo a projectar no mundo luso dos Estados Unidos a obra dos nossos ilustres conterrâneos. São várias as condecorações recebidas e o seu Livro de Honra continua a guardar e a gravar testemunhos da passagem pelos Estados Unidos, de algumas das mais altas individualidades portuguesas, desde a política à literatura, à arte, ao desporto e à música.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 57

As comemorações do Dia de Portugal em Newark/2016  terminam no dia 12 de Junho com a realização de uma “parada cultural” que vai decorrer na Portugal Avenue ou Ferry Street.

 

 

Inserido nas Comemorações do Dia de Portugal em Newark/2016, e numa iniciativa do Cônsul Geral de Portugal, Dr. Pedro Soares de Oliveira, está também o concerto que Júlio Pereira vai apresentar no dia 4 de Junho à noite no New Jersey Performing Arts Center, em Newark.

 

 

Neste espectáculo Júlio Pereira será acompanhado por Sandra Martins (violoncelo), Miguel Veras (guitarras) e Fernando Barroso (bouzouki).

 

Neste contexto, realçamos ainda o facto de um dos descendentes do cavaquinho ser o americano ukulele, que abrirá este concerto pelas mãos e arte de James Hill, músico canadiano que devolve ao ukulele a sua plena dignidade sem nunca se tomar demasiado sério.

 

 

Este concerto, resulta de uma colaboração entre o NJPAC e o Consulado Geral de Portugal em Newark. Um espectáculo a não perder.

 

Celebrações do Dia de Portugal em Newark 2016 já começaram 58

Fazem parte da Comissão do Dia de Portugal em Newark/2016, (em baixo, esq./dir.), Rosemary Ruivo (presidente), Manuela Cardoso, Maria Ribeiro, Paula Cardoso e Glória Tortoriello. Em cima(esq./dir.); Daniel Santos, Augusto Amador, Tiago Gonçalves, António Nobre (Grand Marshall), Ana Grifo, George Marques, Carlos Paredes, e Ulisses Brito.

 

 

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na cidade de Newark, visam ser uma referência da expressão cultural das gentes lusitanas que residem nos Estados Unidos da América.

Viva Portugal!!!…

 

 

 

JM/CM/The Portugal Times, 13 de Maio de 2016

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *