O jovem “Grupo de Fados de Medicina do Porto” fez serão fadístico no Sport Clube Português de Newark, New Jersey

O Grupo de Fados de Medicina do Porto que dedica uma parte do seu tempo livre à exploração e divulgação do Fado-Canção de Coimbra e ao bom nome da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, encontra-se em digressão pelos Estados Unidos da América e Canadá onde vão realizar uma série de espectáculos , em cidades como Newark, Boston, Nova Iorque, Washington D.C. e Toronto, pretendendo desta forma  difundir o nosso Fado Lusitano.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 2

Na cidade de Newark, o espectáculo decorreu no “Café Concerto”(ou “Porão”) do Sport Clube Português, onde o Grupo foi apresentado por Jack Costa, presidente do clube, e ainda por Glória de Melo, directora da Secção Cultural desta “velha associação” portuguêsa no Estado de New Jersey.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 3

Na senda dos feitos do passado, foi com redobrada alegria que cerca de cem pessoas viram e ouviram os actuais elementos do Grupo de Fados de Medicina do Porto, que mostraram ter o futuro assegurado nos primeiros passos de uma nova geração de estudantes que darão a sua alma em prol da vitalidade e longevidade do Grupo, no seio da Faculdade de Medicina, na Academia do Porto, em Portugal e além fronteiras.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 4

Nem só por Terras Lusas se desenvolve a actividade deste Grupo. Uma parte muito importante da sua realidade artística passa pelas comunidades portuguesas no estrangeiro, onde a Canção de Coimbra é particularmente apreciada.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 5

Foram muitas as viagens do Grupo a vários locais do mundo: Sul de França (2005 e 2006); Estados Unidos da América – Nova Iorque, Paris, Açores, Rússia, Finlândia, Suiça e Itália – 2007; Frankfurt e Luxemburgo (2008); Bélgica, Holanda, Suiça e Marrocos (2009); Paris, Estados Unidos da América – Califórnia e Nevada e Frankfurt e Luxemburgo (2010). Se o Fado e o amor pela Canção de Coimbra assim o permitirem, a estes locais juntar-se-ão muitos outros, tendo sempre o objectivo primário de transmitir o sentimento estudantil português.

 

 

O Grupo de Fados de Medicina do Porto, é um grupo de sete jovens que persegue incansavelmente a sua qualidade na busca da sua própria satisfação, e que transporta consigo o romantismo, a jovialidade e a irreverência do estudante universitário.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 6

Hoje, continuam a sua caminhada, transformando-se reinventando-se a si próprios, tentando que novos valores sejam os portadores do gosto pela música e da sua mensagem.

Nesta noite, no Sport Clube Português, os ruídos eram dedilhados com a mestria possível, abrindo espaço para baladas “à media luz e à média voz”.

Do repertório fizeram parte temas de vários autores e cantores, entre eles Luís Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oli­veira.

 

 

Neste espectáculo, os elementos do Grupo de Fados de Medicina do Porto, constituído por João Ferreira, Simão Carvalho, Guilherme Afonso Rocha e Ricardo Reis, mostraram que para além da tradição que se constrói, é importante continuar a estabelecer o laço fraterno com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

 

Grupo de Fados de Medicina do Porto animou serão fadístico no Sport Clube Português de Newark 7

É verdade que reinou a boa disposição, a simpatia e o espírito académico, valores que o Grupo de Fados de Medicina do Porto procura preservar e transmitir, fazendo, de cada actuação, uma verdadeira festa!.

Porém, este espectáculo podia ter sido realizado com muito mais público e em melhores condições, devido ao conhecimento antecipado que existia no Sport Clube Português de Newark, sobre esta digressão.

No final da actuação os elementos do Grupo que vão continuar em digressão pelos Estados Unidos e Canadá, disseram ao The Portugal Times que “o nosso maior desejo é que os nossos horizontes nunca se apaguem e que o sonho nunca termine”.

 

 

Quem é o Grupo de Fados de Medicina do Porto?

 

 

Fundado no ano de 1992 e permanecendo em actividade ininterrupta até aos dias de hoje, o Grupo de Fados de Medicina do Porto apresenta-se com o intuito primordial de divulgar e engrandecer a Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro academismo estudantil português.

 

 

Fruto do anseio (e, talvez, devaneio) de alguns membros da Tuna de Medicina do Porto de então (1992), nasceu o Grupo de Fados de Medicina do Porto, cumprindo o seu destino no seio Faculdade de Medicina e, de um modo mais lato, na própria Academia do Porto.

 

 

Da Sé do Porto à Casa da Música, das Monumentais Serenatas às Grandes Noites de Fado Académico, o percurso do Grupo de Fados de Medicina do Porto pauta-se por momentos de exaltação incondicional da canção de matriz coimbrã, não só em actuações mas também por registos eternizados em CD. São três os trabalhos discográficos registados até à data pelo Grupo de Fados de Medicina do Porto: “Serenata”, editado em 2004 pela 3ª formação, “Coimbra num Porto de abrigo”, editado em 2007 pela 4ª formação, e o mais recente “Porto d’Honra”, editada pela 5ª e 6ª formação em 2013.

 

 

JM//The Portugal Times//29 de Agosto de 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *